Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo. |
id |
UEPG-31_9631dd5aecb2c024efd22fbac37b6d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3986 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação InfantilEducação InfantilinteraçõesbrincadeirasFormação de Professores de Educação InfantilNeste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.Editora UEPG2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/398610.5212/OlharProfr.v.16i2.0011Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 431-4461984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4427https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4636Duarte, Camila TanureNono, Maévi Anabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T22:38:52Zoai:uepg.br:article/3986Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T22:38:52Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
title |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
spellingShingle |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil Duarte, Camila Tanure Educação Infantil interações brincadeiras Formação de Professores de Educação Infantil |
title_short |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
title_full |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
title_fullStr |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
title_sort |
Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil |
author |
Duarte, Camila Tanure |
author_facet |
Duarte, Camila Tanure Nono, Maévi Anabel |
author_role |
author |
author2 |
Nono, Maévi Anabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Camila Tanure Nono, Maévi Anabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil interações brincadeiras Formação de Professores de Educação Infantil |
topic |
Educação Infantil interações brincadeiras Formação de Professores de Educação Infantil |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4427 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 431-446 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 431-446 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 431-446 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495895916544 |