Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadal, Beatriz Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade pública sobre o perfil dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática. A tematização do perfil dos professorandos em formação desencadeou uma discussão sobre a profissão docente junto a professores e alunos do Curso, contribuindo para sua reformulação e para a constituição da identidade profissional, ao mesmo tempo em que possibilitou a vivência de práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem aos alunos das disciplinas de Estatística e Didática. A coleta de dados inicial, feita através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 241 alunos, revelou o perfil sócio-econômico educacional e cultural dos acadêmicos, bem como suas expectativas em relação ao Curso, trazendo significativas contribuições. A vivência com os alunos de princípios apregoados foi fundamental para sua aprendizagem e constituição de uma nova identidade e cultura profissional.
id UEPG-31_96e8a0bf6df1107ab1129e44cdac05f5
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1440
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?identidade profissionalformação de professoreslicenciatura em matemáticaEste artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade pública sobre o perfil dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática. A tematização do perfil dos professorandos em formação desencadeou uma discussão sobre a profissão docente junto a professores e alunos do Curso, contribuindo para sua reformulação e para a constituição da identidade profissional, ao mesmo tempo em que possibilitou a vivência de práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem aos alunos das disciplinas de Estatística e Didática. A coleta de dados inicial, feita através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 241 alunos, revelou o perfil sócio-econômico educacional e cultural dos acadêmicos, bem como suas expectativas em relação ao Curso, trazendo significativas contribuições. A vivência com os alunos de princípios apregoados foi fundamental para sua aprendizagem e constituição de uma nova identidade e cultura profissional.Editora UEPG2009-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440/1085Nadal, Beatriz GomesBrandalise, Mary Ângela Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:56:40Zoai:uepg.br:article/1440Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:56:40Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
title Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
spellingShingle Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
Nadal, Beatriz Gomes
identidade profissional
formação de professores
licenciatura em matemática
title_short Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
title_full Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
title_fullStr Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
title_full_unstemmed Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
title_sort Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática?
author Nadal, Beatriz Gomes
author_facet Nadal, Beatriz Gomes
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_role author
author2 Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadal, Beatriz Gomes
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv identidade profissional
formação de professores
licenciatura em matemática
topic identidade profissional
formação de professores
licenciatura em matemática
description Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade pública sobre o perfil dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática. A tematização do perfil dos professorandos em formação desencadeou uma discussão sobre a profissão docente junto a professores e alunos do Curso, contribuindo para sua reformulação e para a constituição da identidade profissional, ao mesmo tempo em que possibilitou a vivência de práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem aos alunos das disciplinas de Estatística e Didática. A coleta de dados inicial, feita através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 241 alunos, revelou o perfil sócio-econômico educacional e cultural dos acadêmicos, bem como suas expectativas em relação ao Curso, trazendo significativas contribuições. A vivência com os alunos de princípios apregoados foi fundamental para sua aprendizagem e constituição de uma nova identidade e cultura profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1440/1085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495022452736