O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carlos Ian Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Silvina Pimentel, Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036
Resumo: Pesquisas recentes no campo da educação têm se voltado à esfera subjetiva da formação de professores, que compreende, dentre outras coisas, a identidade profissional docente (IPD). Identidade essa que, constantemente feita e refeita, norteia sua prática e trajetória profissional, permeando as vivências e dando o tom das experiências, dotando de sentidos e significados a ação docente, consubstanciando e materializando a compreensão do profissional acerca de sua individualidade, de seu pertencimento à categoria profissional, de seu entendimento e comprometimento para com a educação e seus fins. Diante disso e da especificidade dos cursos de formação inicial de professores de matemática, cumpre questionarmos como as licenciaturas nessa área do conhecimento têm implicado nos processos identitários desses profissionais. Este escrito tem por objetivo discutir o papel da formação inicial na (re)constituição identitária do professor de matemática. Para tanto, apresentamos um ensaio teórico que percorre discussões acerca das licenciaturas em matemática e aborda os elementos identitários que nelas se manifestam, discutindo sua relação com a identidade profissional do professor. Concluímos ser necessário ampliar a concepção de formação docente para o ensino de matemática, visto que a ação profissional na docência diz respeito não apenas ao que se sabe, mas a como se articula tais saberes, o que remete a quem somos enquanto professores, isto é, à nossa IPD.
id UFJF-6_c845cb183b1b712b4f77b11489217ff0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/39036
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemáticaIdentidade profissional docenteFormação de professoresLicenciatura em matemáticaProfessor de matemáticaPesquisas recentes no campo da educação têm se voltado à esfera subjetiva da formação de professores, que compreende, dentre outras coisas, a identidade profissional docente (IPD). Identidade essa que, constantemente feita e refeita, norteia sua prática e trajetória profissional, permeando as vivências e dando o tom das experiências, dotando de sentidos e significados a ação docente, consubstanciando e materializando a compreensão do profissional acerca de sua individualidade, de seu pertencimento à categoria profissional, de seu entendimento e comprometimento para com a educação e seus fins. Diante disso e da especificidade dos cursos de formação inicial de professores de matemática, cumpre questionarmos como as licenciaturas nessa área do conhecimento têm implicado nos processos identitários desses profissionais. Este escrito tem por objetivo discutir o papel da formação inicial na (re)constituição identitária do professor de matemática. Para tanto, apresentamos um ensaio teórico que percorre discussões acerca das licenciaturas em matemática e aborda os elementos identitários que nelas se manifestam, discutindo sua relação com a identidade profissional do professor. Concluímos ser necessário ampliar a concepção de formação docente para o ensino de matemática, visto que a ação profissional na docência diz respeito não apenas ao que se sabe, mas a como se articula tais saberes, o que remete a quem somos enquanto professores, isto é, à nossa IPD.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3903610.34019/2594-4673.2023.v7.39036Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036/25830Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Carlos Ian Bezerra deSilva, Silvina Pimentel Sousa, Ana Cláudia Gouveia de 2023-04-03T12:40:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/39036Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2023-04-03T12:40:59Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
title O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
spellingShingle O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
Melo, Carlos Ian Bezerra de
Identidade profissional docente
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Professor de matemática
title_short O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
title_full O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
title_fullStr O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
title_full_unstemmed O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
title_sort O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
author Melo, Carlos Ian Bezerra de
author_facet Melo, Carlos Ian Bezerra de
Silva, Silvina Pimentel
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
author_role author
author2 Silva, Silvina Pimentel
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Carlos Ian Bezerra de
Silva, Silvina Pimentel
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional docente
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Professor de matemática
topic Identidade profissional docente
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Professor de matemática
description Pesquisas recentes no campo da educação têm se voltado à esfera subjetiva da formação de professores, que compreende, dentre outras coisas, a identidade profissional docente (IPD). Identidade essa que, constantemente feita e refeita, norteia sua prática e trajetória profissional, permeando as vivências e dando o tom das experiências, dotando de sentidos e significados a ação docente, consubstanciando e materializando a compreensão do profissional acerca de sua individualidade, de seu pertencimento à categoria profissional, de seu entendimento e comprometimento para com a educação e seus fins. Diante disso e da especificidade dos cursos de formação inicial de professores de matemática, cumpre questionarmos como as licenciaturas nessa área do conhecimento têm implicado nos processos identitários desses profissionais. Este escrito tem por objetivo discutir o papel da formação inicial na (re)constituição identitária do professor de matemática. Para tanto, apresentamos um ensaio teórico que percorre discussões acerca das licenciaturas em matemática e aborda os elementos identitários que nelas se manifestam, discutindo sua relação com a identidade profissional do professor. Concluímos ser necessário ampliar a concepção de formação docente para o ensino de matemática, visto que a ação profissional na docência diz respeito não apenas ao que se sabe, mas a como se articula tais saberes, o que remete a quem somos enquanto professores, isto é, à nossa IPD.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036
10.34019/2594-4673.2023.v7.39036
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2023.v7.39036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036/25830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117504618496