Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356 |
Resumo: | Objetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos. |
id |
UEPG-31_97ab557a9f213ff0db879930650ec7ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1356 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educadorObjetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356/1000Mion, Rejane Aurorade Bastos, Fábio da PurificaçãoAngotti, Jose Andre Peresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:46:12Zoai:uepg.br:article/1356Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:46:12Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
title |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
spellingShingle |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador Mion, Rejane Aurora |
title_short |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
title_full |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
title_fullStr |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
title_full_unstemmed |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
title_sort |
Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador |
author |
Mion, Rejane Aurora |
author_facet |
Mion, Rejane Aurora de Bastos, Fábio da Purificação Angotti, Jose Andre Peres |
author_role |
author |
author2 |
de Bastos, Fábio da Purificação Angotti, Jose Andre Peres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mion, Rejane Aurora de Bastos, Fábio da Purificação Angotti, Jose Andre Peres |
description |
Objetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356/1000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494906060800 |