Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mion, Rejane Aurora
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Bastos, Fábio da Purificação, Angotti, Jose Andre Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356
Resumo: Objetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos.
id UEPG-31_97ab557a9f213ff0db879930650ec7ee
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1356
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Construindo a formação problematizadora e dialógica do educadorObjetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356/1000Mion, Rejane Aurorade Bastos, Fábio da PurificaçãoAngotti, Jose Andre Peresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:46:12Zoai:uepg.br:article/1356Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:46:12Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
title Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
spellingShingle Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
Mion, Rejane Aurora
title_short Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
title_full Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
title_fullStr Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
title_full_unstemmed Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
title_sort Construindo a formação problematizadora e dialógica do educador
author Mion, Rejane Aurora
author_facet Mion, Rejane Aurora
de Bastos, Fábio da Purificação
Angotti, Jose Andre Peres
author_role author
author2 de Bastos, Fábio da Purificação
Angotti, Jose Andre Peres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mion, Rejane Aurora
de Bastos, Fábio da Purificação
Angotti, Jose Andre Peres
description Objetivamos relatar e analisar como estamos construindo, na prática, uma formação do educador problematizador e dialógico em Física na perspectiva de instrumentalizá-lo a pensar a própria prática e torná-lo um investigador ativo. Objetivamos, assinalar, ainda, nossa interpretação da obra de Freire, tomando como referência básica suas contribuições em favor de uma teoria do conhecimento educacional, ou teoria da ação dialógica. A dinâmica desse processo assenta-se na dialogicidade, na intencionalidade e na racionalidade comunicativa. A perspectiva da investigação-ação educacional, enquanto norteadora de nossa proposta de mudança, é o caminho através do qual compreendemos ser possível contribuir para a formação de um educador dialógico, capaz contribuir para a construção de comunidades críticas de investigadores ativos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1356/1000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494906060800