EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530 |
Resumo: | Neste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores - pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física. |
id |
UFPI-5_d2082f0fb92a0054d502bdeadd4bdeac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2530 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEAFisicaTecnologiaSociedadeProfessores PesquisadoresEducação DialógicaNeste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores - pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530/2294Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte José, Wagner Bispo dos Santos, Franklin Purificação de Bastos , Fabio da 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2530Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
title |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
spellingShingle |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA Duarte José, Wagner Fisica Tecnologia Sociedade Professores Pesquisadores Educação Dialógica |
title_short |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
title_full |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
title_fullStr |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
title_full_unstemmed |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
title_sort |
EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA |
author |
Duarte José, Wagner |
author_facet |
Duarte José, Wagner Bispo dos Santos, Franklin Purificação de Bastos , Fabio da |
author_role |
author |
author2 |
Bispo dos Santos, Franklin Purificação de Bastos , Fabio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte José, Wagner Bispo dos Santos, Franklin Purificação de Bastos , Fabio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisica Tecnologia Sociedade Professores Pesquisadores Educação Dialógica |
topic |
Fisica Tecnologia Sociedade Professores Pesquisadores Educação Dialógica |
description |
Neste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores - pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530/2294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 8 (2002) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444316463104 |