Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drumond, Viviane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856
Resumo: As reflexões apresentadas neste texto foram construídas a partir das experiências com o estágio de Educação Infantil no curso de Pedagogia, o que possibilitou fazer inferências teóricas e metodológicas sobre o estágio e a formação de docentes. O estágio é compreendido como um contexto formador dialético entre teoria e prática e torna-se condição para promover conhecimentos sobre a docência em creches e pré-escolas. O estágio por um período de tempo contínuo e prolongado, que permite a imersão e reflexão sobre a prática, se torna imprescindível na formação inicial de professores(as). A observação e a documentação do cotidiano das instituições de Educação Infantil são processos indispensáveis na formação de professores(as), pois favorece a pesquisa, a reflexão e a inovação pedagógica.
id UEPG-31_a2d9f44faa7b11f7a65b20f44a98de47
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13856
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticasEstágioPedagogia da Educação InfantilDocumentaçãoAs reflexões apresentadas neste texto foram construídas a partir das experiências com o estágio de Educação Infantil no curso de Pedagogia, o que possibilitou fazer inferências teóricas e metodológicas sobre o estágio e a formação de docentes. O estágio é compreendido como um contexto formador dialético entre teoria e prática e torna-se condição para promover conhecimentos sobre a docência em creches e pré-escolas. O estágio por um período de tempo contínuo e prolongado, que permite a imersão e reflexão sobre a prática, se torna imprescindível na formação inicial de professores(as). A observação e a documentação do cotidiano das instituições de Educação Infantil são processos indispensáveis na formação de professores(as), pois favorece a pesquisa, a reflexão e a inovação pedagógica.Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campoapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385610.5212/OlharProfr.v.22.0003Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-13Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-131984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209212717https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209215944https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209215945https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209216120Copyright (c) 2019 Viviane Drumondinfo:eu-repo/semantics/openAccessDrumond, Viviane2022-05-17T17:16:07Zoai:uepg.br:article/13856Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:16:07Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
title Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
spellingShingle Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
Drumond, Viviane
Estágio
Pedagogia da Educação Infantil
Documentação
title_short Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
title_full Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
title_fullStr Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
title_full_unstemmed Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
title_sort Estágio e docência na Educação Infantil: questões teóricas e práticas
author Drumond, Viviane
author_facet Drumond, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drumond, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Pedagogia da Educação Infantil
Documentação
topic Estágio
Pedagogia da Educação Infantil
Documentação
description As reflexões apresentadas neste texto foram construídas a partir das experiências com o estágio de Educação Infantil no curso de Pedagogia, o que possibilitou fazer inferências teóricas e metodológicas sobre o estágio e a formação de docentes. O estágio é compreendido como um contexto formador dialético entre teoria e prática e torna-se condição para promover conhecimentos sobre a docência em creches e pré-escolas. O estágio por um período de tempo contínuo e prolongado, que permite a imersão e reflexão sobre a prática, se torna imprescindível na formação inicial de professores(as). A observação e a documentação do cotidiano das instituições de Educação Infantil são processos indispensáveis na formação de professores(as), pois favorece a pesquisa, a reflexão e a inovação pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856
10.5212/OlharProfr.v.22.0003
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.22.0003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209212717
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209215944
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209215945
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13856/209209216120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Drumond
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Drumond
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13
Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-13
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496775671808