A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526 |
Resumo: | ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the children |
id |
UNICID_4007e33a5f61b991ea789548b6493410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoriaRegistroDocumentação pedagógicaFormação continuadaEducação infantil.ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the childrenUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52610.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 202 - 2131982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526/498Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana Esmeralda2018-06-27T21:09:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:09:55Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
title |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
spellingShingle |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria Ostetto, Luciana Esmeralda Registro Documentação pedagógica Formação continuada Educação infantil. |
title_short |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
title_full |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
title_fullStr |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
title_full_unstemmed |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
title_sort |
A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria |
author |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
author_facet |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registro Documentação pedagógica Formação continuada Educação infantil. |
topic |
Registro Documentação pedagógica Formação continuada Educação infantil. |
description |
ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the children |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526 10.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526 |
identifier_str_mv |
10.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526/498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostetto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostetto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 202 - 213 1982-8632 10.26843/ae.v8.n2.2015 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141870125056 |