A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostetto, Luciana Esmeralda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526
Resumo: ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the children
id UNICID_4007e33a5f61b991ea789548b6493410
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoriaRegistroDocumentação pedagógicaFormação continuadaEducação infantil.ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the childrenUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52610.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 202 - 2131982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526/498Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana Esmeralda2018-06-27T21:09:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:09:55Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
title A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
spellingShingle A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
Ostetto, Luciana Esmeralda
Registro
Documentação pedagógica
Formação continuada
Educação infantil.
title_short A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
title_full A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
title_fullStr A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
title_full_unstemmed A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
title_sort A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria
author Ostetto, Luciana Esmeralda
author_facet Ostetto, Luciana Esmeralda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
dc.subject.por.fl_str_mv Registro
Documentação pedagógica
Formação continuada
Educação infantil.
topic Registro
Documentação pedagógica
Formação continuada
Educação infantil.
description ResumoO artigo apresenta e analisa a experiência do projeto desenvolvido junto aos educadores de uma unidade municipal de Educação Infantil da rede pública de Niterói-RJ, a qual atende crianças de 2 aos 5 anos de idade. Integrando uma ação de formação continuada e pesquisa, fez-se um convite aos educadores para que se abrissem à aventura pedagógica de apropriação da sua experiência-palavra, apostando na possibilidade formativa da narrativa de histórias sobre os fazeres docentes. Compreende-se que, por meio das variadas formas de registros da experiência pedagógica (anotações, caderno de registro diário, relatórios, fotografias, pequenas filmagens, arquivos de produções das crianças), trava-se o essencial diálogo teoria-prática, eixo fundamental para a qualificação da proposta pedagógica efetivada na Educação Infantil, assim como para a qualificação de seus profissionais. Além de propormos questões conceituais em torno da documentação, analisamos, no presente texto, percursos de aprendizagens e constituição de fazeres-saberes singulares dos educadores participantes do projeto. A investigação-formação reafirma a importância do registro como narração-apropriação- -ampliação dos repertórios vivenciais.Palavras-chave: Registro; Documentação pedagógica; Formação continuada;Educação infantil.THE PRACTICE OF REGISTER IN CHILDHOOD EDUCATION: NARRATIVE, MEMORY, AUTHORSHIP Abstract The article presents and analyzes the experience of the project developed along with educators from the educational public institution from the Niterói-RJ, which provides for children ranging from 2 to 5 years old. Aiming at integrating an action of ongoing education and research, educators were invited to open themselves up to the pedagogical adventure of connecting with their word-experience, betting on the storytelling formative possibility about the teaching practice. It is understood that through the forms of registering vary of pedagogical experience (note-taking, journals, reports, photographs, short footages, and the children
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526
10.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526
identifier_str_mv 10.26843/v8.n2.2015.526.p202 - 213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526/498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostetto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Esmeralda Ostetto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 202 - 213
1982-8632
10.26843/ae.v8.n2.2015
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141870125056