Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Pereira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627
Resumo: Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência. 
id UEPG-31_cb5714c0f23ff5735ac8782411da8adf
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/3627
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008formação de professoreseducação do campoaprendizagem da docênciaProfissionais da Educação Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência. Editora UEPG2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa, entrevista, narrativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/362710.5212/OlharProfr.v.15i1.0008Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 115-129Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 115-129Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 115-129Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 115-129Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 115-1291984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627/3004Araújo, Juliana Pereira deOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T01:42:26Zoai:uepg.br:article/3627Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-01T01:42:26Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
title Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
spellingShingle Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
Araújo, Juliana Pereira de
formação de professores
educação do campo
aprendizagem da docência
Profissionais da Educação
title_short Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
title_full Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
title_fullStr Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
title_sort Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
author Araújo, Juliana Pereira de
author_facet Araújo, Juliana Pereira de
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author_role author
author2 Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Pereira de
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação do campo
aprendizagem da docência
Profissionais da Educação
topic formação de professores
educação do campo
aprendizagem da docência
Profissionais da Educação
description Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa, entrevista, narrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627
10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627/3004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 115-129
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 115-129
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 115-129
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 115-129
Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 115-129
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495875993600