CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Lucas Bueno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Milaré, Tathiane, Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13699
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar o sistema de atribuição de aulas da Secretaria Estadoual da Educação de São Paulo e sua interface com a as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de 2015. A abordagem metodológica foi fundamentada no materialismo histórico dialético, partindo da análise documental, tendo como base teórica os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Dentre os resultados obtidos estão a contradição entre aquilo que é ideal no sistema educacional, pautado nos instrumentos legislativos e nas discussões atuais em educação, a precarização das condições de trabalho dos professores atuantes na rede pública e a ínfima exigência na formação daqueles que atuam no ensino público paulista.
id UEPG-31_a50966da7fedd32f96dc864fc2403c6f
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13699
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULOAtribuição de aulasDiretrizes Curriculares Nacionais para Formação de ProfessoresEducação básica paulistaEducaçãoEsta pesquisa teve por objetivo analisar o sistema de atribuição de aulas da Secretaria Estadoual da Educação de São Paulo e sua interface com a as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de 2015. A abordagem metodológica foi fundamentada no materialismo histórico dialético, partindo da análise documental, tendo como base teórica os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Dentre os resultados obtidos estão a contradição entre aquilo que é ideal no sistema educacional, pautado nos instrumentos legislativos e nas discussões atuais em educação, a precarização das condições de trabalho dos professores atuantes na rede pública e a ínfima exigência na formação daqueles que atuam no ensino público paulista. Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1369910.5212/OlharProfr.v.21i2.0010Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 311 - 325Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 311 - 325Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 311 - 325Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 311 - 325Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 311 - 3251984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13699/209209211300Siqueira, Lucas BuenoMilaré, TathianeBazon, Fernanda Vilhena Mafrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-29T17:21:20Zoai:uepg.br:article/13699Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-29T17:21:20Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
title CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
spellingShingle CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Siqueira, Lucas Bueno
Atribuição de aulas
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores
Educação básica paulista
Educação
title_short CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_fullStr CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_sort CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
author Siqueira, Lucas Bueno
author_facet Siqueira, Lucas Bueno
Milaré, Tathiane
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
author_role author
author2 Milaré, Tathiane
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Lucas Bueno
Milaré, Tathiane
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
dc.subject.por.fl_str_mv Atribuição de aulas
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores
Educação básica paulista
Educação
topic Atribuição de aulas
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores
Educação básica paulista
Educação
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar o sistema de atribuição de aulas da Secretaria Estadoual da Educação de São Paulo e sua interface com a as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de 2015. A abordagem metodológica foi fundamentada no materialismo histórico dialético, partindo da análise documental, tendo como base teórica os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Dentre os resultados obtidos estão a contradição entre aquilo que é ideal no sistema educacional, pautado nos instrumentos legislativos e nas discussões atuais em educação, a precarização das condições de trabalho dos professores atuantes na rede pública e a ínfima exigência na formação daqueles que atuam no ensino público paulista.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13699
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0010
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13699
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13699/209209211300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 311 - 325
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 311 - 325
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 311 - 325
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 311 - 325
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 311 - 325
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496760991744