Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300 |
Resumo: | É fundamental que professores criem ambientes favoráveis à prática da argumentação em sala de aula, uma vez que esta colabora na aquisição da linguagem científica e possibilita desenvolver nos estudantes a capacidade de raciocinar e discutir problemas científicos. Nesta pesquisa analisamos as estratégias utilizadas por uma professora de Física do primeiro ano do Ensino Médio buscando identificar como as interações ocorridas em aula podem favorecer ou não a argumentação. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo em uma escola pública do Estado de São Paulo e analisada usando o modelo de Toulmin (2006) (identificação de elementos presentes nos argumentos); o padrão de Erduran et al. (2004) (identificação da complexidade dos argumentos produzidos) e o modelo de Sá (2010) (identificação das interações ocorridas em aula). Também realizamos uma entrevista com a docente com o intuito de complementar os dados para a compreensão do problema investigado e propiciar um feedback para a mesma. Obtivemos que os argumentos produzidos em aula em sua maioria eram formados apenas de Dados e Conclusão e que, a postura da professora influenciou significativamente a maneira como esta ocorreu. Encontramos ainda que a professora interpreta o fato dos argumentos serem constituídos apenas por dois elementos do modelo de Toulmin como consequência da pouca habilidade e vontade dos alunos em se exporem, e não como sendo o resultado de diferentes fatores que envolvem o tipo de abordagem de ensino realizada, os fatores intrínsecos aos sujeitos envolvidos e a postura da mesma como promotora da argumentação em aula. |
id |
UEPG-31_b2370221cfbc2856c32e88ada4ca6df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6300 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativaArgumentaçãoEnsino de FísicaEnsino MédioSecondary EducationÉ fundamental que professores criem ambientes favoráveis à prática da argumentação em sala de aula, uma vez que esta colabora na aquisição da linguagem científica e possibilita desenvolver nos estudantes a capacidade de raciocinar e discutir problemas científicos. Nesta pesquisa analisamos as estratégias utilizadas por uma professora de Física do primeiro ano do Ensino Médio buscando identificar como as interações ocorridas em aula podem favorecer ou não a argumentação. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo em uma escola pública do Estado de São Paulo e analisada usando o modelo de Toulmin (2006) (identificação de elementos presentes nos argumentos); o padrão de Erduran et al. (2004) (identificação da complexidade dos argumentos produzidos) e o modelo de Sá (2010) (identificação das interações ocorridas em aula). Também realizamos uma entrevista com a docente com o intuito de complementar os dados para a compreensão do problema investigado e propiciar um feedback para a mesma. Obtivemos que os argumentos produzidos em aula em sua maioria eram formados apenas de Dados e Conclusão e que, a postura da professora influenciou significativamente a maneira como esta ocorreu. Encontramos ainda que a professora interpreta o fato dos argumentos serem constituídos apenas por dois elementos do modelo de Toulmin como consequência da pouca habilidade e vontade dos alunos em se exporem, e não como sendo o resultado de diferentes fatores que envolvem o tipo de abordagem de ensino realizada, os fatores intrínsecos aos sujeitos envolvidos e a postura da mesma como promotora da argumentação em aula.Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/630010.5212/OlharProfr.v.16i2.0009Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 397-414Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 397-414Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 397-414Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 397-414Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 397-4141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300/4424Lourenço, Ariane BaffaColombo Júnior, Pedro DonizeteGomes Costa, Gláucia Grüningerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/6300Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
title |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
spellingShingle |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa Lourenço, Ariane Baffa Argumentação Ensino de Física Ensino Médio Secondary Education |
title_short |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
title_full |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
title_fullStr |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
title_full_unstemmed |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
title_sort |
Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa |
author |
Lourenço, Ariane Baffa |
author_facet |
Lourenço, Ariane Baffa Colombo Júnior, Pedro Donizete Gomes Costa, Gláucia Grüninger |
author_role |
author |
author2 |
Colombo Júnior, Pedro Donizete Gomes Costa, Gláucia Grüninger |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Ariane Baffa Colombo Júnior, Pedro Donizete Gomes Costa, Gláucia Grüninger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Ensino de Física Ensino Médio Secondary Education |
topic |
Argumentação Ensino de Física Ensino Médio Secondary Education |
description |
É fundamental que professores criem ambientes favoráveis à prática da argumentação em sala de aula, uma vez que esta colabora na aquisição da linguagem científica e possibilita desenvolver nos estudantes a capacidade de raciocinar e discutir problemas científicos. Nesta pesquisa analisamos as estratégias utilizadas por uma professora de Física do primeiro ano do Ensino Médio buscando identificar como as interações ocorridas em aula podem favorecer ou não a argumentação. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo em uma escola pública do Estado de São Paulo e analisada usando o modelo de Toulmin (2006) (identificação de elementos presentes nos argumentos); o padrão de Erduran et al. (2004) (identificação da complexidade dos argumentos produzidos) e o modelo de Sá (2010) (identificação das interações ocorridas em aula). Também realizamos uma entrevista com a docente com o intuito de complementar os dados para a compreensão do problema investigado e propiciar um feedback para a mesma. Obtivemos que os argumentos produzidos em aula em sua maioria eram formados apenas de Dados e Conclusão e que, a postura da professora influenciou significativamente a maneira como esta ocorreu. Encontramos ainda que a professora interpreta o fato dos argumentos serem constituídos apenas por dois elementos do modelo de Toulmin como consequência da pouca habilidade e vontade dos alunos em se exporem, e não como sendo o resultado de diferentes fatores que envolvem o tipo de abordagem de ensino realizada, os fatores intrínsecos aos sujeitos envolvidos e a postura da mesma como promotora da argumentação em aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0009 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300/4424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 397-414 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 397-414 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 397-414 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 397-414 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 397-414 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496265015296 |