Emergência de episódios argumentativos em sala de aula e suas relações com as interações discursivas e ações pró-argumentativas docentes no ensino de genética.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giulianne Nayara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25644
Resumo: Reconhecendo a importância que o desenvolvimento das habilidades argumentativas confere à aprendizagem e diante dos problemas relatados na literatura acerca das dificuldades de docentes em administrar situações argumentativas e dialógicas em sala de aula, a presente pesquisa se empenhou na investigação do papel de discentes e de uma professora para a emergência e o gerenciamento de episódios argumentativos. Esse trabalho foi desenvolvido no contexto da disciplina de Genética Básica, em uma turma de licenciatura de uma universidade estadual. Norteado pela pergunta de pesquisa “Quais as características das interações discursivas e ações pró-argumentativas da docente que marcam a emergência e o desenvolvimento dos episódios argumentativos?”, este trabalho estabeleceu como objetivo geral avaliar a relação entre a emergência dos episódios argumentativos com as interações discursivas e ações pró-argumentativas da docente. Para o alcance desse objetivo, foi preciso a) identificar os episódios argumentativos que ocorreram durante a aplicação da sequência didática; b) classificar a complexidade do argumento observado em cada episódio argumentativo; c) identificar as ações pró-argumentativas da docente que fomentaram o episódio argumentativo e por fim d) analisar, no contexto dos episódios argumentativos, as interações discursivas. Os resultados apontam que a abordagem comunicativa predominante nas aulas foi interativa de autoridade com significativa ocorrência de ações de feedbacks e prosseguimento, mas também foram observadas as tríades do padrão de interação I-R-A. Foram identificados 10 episódios argumentativos com a produção de 11 argumentos, pois, em um dos episódios argumentativos ocorreu a contraposição de dois argumentos. Do total dos argumentos identificados, nove pertenceram ao primeiro nível de complexidade e dois ao segundo nível. Das 23 possibilidades de códigos argumentativos que desempenham a função de ações pró-argumentativas, a docente utilizou 10, sendo que a mais sofisticada foi a ação de avaliar argumentos. Das ações identificadas, as mais recorrentes foram encorajar a discussão e encorajar ideias, aparecendo, respectivamente 7 e 8 vezes. Observou-se que as ações menos mobilizadas foram as consideradas mais sofisticadas para a promoção de argumentos mais complexos. De modo geral, os resultados dessa pesquisa apontam para o potencial que a argumentação apresenta para viabilizar aulas mais interativas e dialógicas, no entanto, a falta de conhecimento da teoria argumentativa aponta para a necessidade de que professores dominem seus pressupostos, demonstrando a necessidade de que novos trabalhos sejam desenvolvidos com relação ao desenvolvimento de habilidades argumentativas em docentes e discentes. Diante disso, deixamos a sugestão que as instituições estejam atentas às questões relacionadas ao processo de formação inicial de professores, cujas dificuldades na arena profissional podem ser atribuídas a um processo de formação tradicional e transmissivo, que não dá conta das demandas sociais e educacionais que objetivam o letramento científico.
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Norteado pela pergunta de pesquisa “Quais as características das interações discursivas e ações pró-argumentativas da docente que marcam a emergência e o desenvolvimento dos episódios argumentativos?”, este trabalho estabeleceu como objetivo geral avaliar a relação entre a emergência dos episódios argumentativos com as interações discursivas e ações pró-argumentativas da docente. Para o alcance desse objetivo, foi preciso a) identificar os episódios argumentativos que ocorreram durante a aplicação da sequência didática; b) classificar a complexidade do argumento observado em cada episódio argumentativo; c) identificar as ações pró-argumentativas da docente que fomentaram o episódio argumentativo e por fim d) analisar, no contexto dos episódios argumentativos, as interações discursivas. 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