AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalli, Suzana Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470
Resumo: Este texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Matinhos (PR) e Pontal do Paraná (PR), envolvendo professores de Língua Portuguesa, Ciências e História das séries finais do Ensino Fundamental. O estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, exercidas por professores dessas disciplinas, sobre suas próprias formações. Trabalhamos com o mundo da leitura, com as experiências profissionais e os saberes dos professores. Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim, assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas para a formação continuada docente. Pelo método da Análise de Conteúdo, encontramos as categorias leitura, aluno, livro didático e tempo, que foram discutidas a fim de responder à questão norteadora da investigação. Constatamos, então, que as práticas pedagógicas de leitura são formativas e que, tanto a leitura, os alunos e os livros didáticos quanto o tempo, promovem a formação continuada dos professores,à medida que contribuem para a (re) construção de seu saber eseu fazer.
id UEPG-31_d400b8ccc8155737d0c0188d36af005d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1470
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSORFormação de professoresLeituraPráticas pedagógicasEste texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Matinhos (PR) e Pontal do Paraná (PR), envolvendo professores de Língua Portuguesa, Ciências e História das séries finais do Ensino Fundamental. O estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, exercidas por professores dessas disciplinas, sobre suas próprias formações. Trabalhamos com o mundo da leitura, com as experiências profissionais e os saberes dos professores. Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim, assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas para a formação continuada docente. Pelo método da Análise de Conteúdo, encontramos as categorias leitura, aluno, livro didático e tempo, que foram discutidas a fim de responder à questão norteadora da investigação. Constatamos, então, que as práticas pedagógicas de leitura são formativas e que, tanto a leitura, os alunos e os livros didáticos quanto o tempo, promovem a formação continuada dos professores,à medida que contribuem para a (re) construção de seu saber eseu fazer.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470/1115Cavalli, Suzana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:40:20Zoai:uepg.br:article/1470Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:40:20Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
spellingShingle AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Cavalli, Suzana Cristina
Formação de professores
Leitura
Práticas pedagógicas
title_short AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_fullStr AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_sort AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
author Cavalli, Suzana Cristina
author_facet Cavalli, Suzana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalli, Suzana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura
Práticas pedagógicas
topic Formação de professores
Leitura
Práticas pedagógicas
description Este texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Matinhos (PR) e Pontal do Paraná (PR), envolvendo professores de Língua Portuguesa, Ciências e História das séries finais do Ensino Fundamental. O estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, exercidas por professores dessas disciplinas, sobre suas próprias formações. Trabalhamos com o mundo da leitura, com as experiências profissionais e os saberes dos professores. Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim, assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas para a formação continuada docente. Pelo método da Análise de Conteúdo, encontramos as categorias leitura, aluno, livro didático e tempo, que foram discutidas a fim de responder à questão norteadora da investigação. Constatamos, então, que as práticas pedagógicas de leitura são formativas e que, tanto a leitura, os alunos e os livros didáticos quanto o tempo, promovem a formação continuada dos professores,à medida que contribuem para a (re) construção de seu saber eseu fazer.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1470/1115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495337025536