Evasão no curso normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Iolanda Regina Dias
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000db8j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/575
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005
id UFSM_913224fcab29e425d828ff26c747aa78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/575
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Evasão no curso normalEscape in the normal courseEvasãoEnsino e aprendizagemCurso normalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005The students' escape, vivenciada in the Normal Course of Medium Level, in the last times, motivated to present he/she researches. The Brazilian educational context has been demonstrating, according to the statistics, a fall in the school educational quality, through the high indexes of the student's reproof, that it comes competing to elevate the number of the escape. This phenomenon involves the pedagogic quality, from the school administration going by the adaptation curricular that guide the educational action, to the evaluation of the teacher's acting and of the student in the process teaching-learning. The escape was investigated in the Normal Course in the State Institute of Education Dinarte Ribeiro, field of this research, through questionnaires answered by the several segments of that institution and of the collection of data in the existent registrations. This investigation found theoretical support in the several contemporary educators' thought, among which stand out Libâneo (1994 and 1997), Demo (1993 and 1996), Melchior (1998), Hoffmann (1991) and Vasconcelos (2001). it is about the reality in that the school is inserted and of its social function, in a context, legally, democratic, leaning on in Art. 206 of the Federal Constitution (1988), in for LDB/96, as well as, in the Democratic Administration, with base in the Law 10.576/95-RS. the pretense is not had of presenting definitive solutions for the problem of the school escape, it is believed that many studies will happen him. Even so, the present study demonstrated that the causes of the insucesso in the student's learning in the Normal Course are of political-pedagogic, partner-cultural and economic order. Many of them flee to the control of the School, competing for the student's escape. It fits, even so, to the responsible persons for the educational process to insist in the search of solution alternatives, if not to eliminate definitively, at least, to minimize the school escape.A evasão dos alunos, vivenciada no Curso Normal de Nível Médio, no período de 1999 a 2004, motivou a presente pesquisa. O contexto educacional brasileiro tem demonstrado, segundo as estatísticas, uma queda na qualidade educativa escolar, através dos altos índices de reprovação do aluno, que vem concorrendo para elevar o número da evasão. Este fenômeno envolve a qualidade pedagógica, desde a gestão escolar passando pela adequação curricular que orientam a ação educativa, até a avaliação do desempenho do professor e do aluno no processo ensinoaprendizagem. Investigou-se a evasão no Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul - RS, campo desta pesquisa, através de questionários respondido pelos diversos segmentos dessa instituição e da coleta de dados nos registros existentes. Esta investigação encontrou suporte teórico no pensamento de diversos educadores contemporâneos, entre os quais destacam-se Libâneo (1994 e 1997), Demo (1993 e 1996), Melchior (1998), Hoffmann (1991) e Vasconcelos (2001). Trata da realidade em que está inserida a escola e de sua função social, num contexto, legalmente, democrático, apoiando-se no Art. 206 da Constituição Federal (1988), na LDB/96, bem como, na Gestão Democrática, com base na Lei 10.576/95-RS. Não se tem a pretensão de apresentar soluções definitivas para o problema da evasão escolar , acredita-se que muitos estudos se sucederão. Porém, o presente estudo demonstrou que as causas do insucesso na aprendizagem do aluno no Curso Normal são de ordem políticopedagógicas, sócio-culturais e econômicas. Muitas delas fogem ao controle da Escola, concorrendo para a evasão do aluno. Cabe, porém, aos responsáveis pelo processo educativo empenhar-se na busca de alternativas de solução, se não para eliminar definitivamente, pelo menos, minimizar a evasão escolar.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaPereira, Iolanda Regina Dias2014-10-20T12:26:55Z2014-10-20T12:26:55Z2005-08-162005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/575ark:/26339/001300000db8jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão no curso normal
Escape in the normal course
title Evasão no curso normal
spellingShingle Evasão no curso normal
Pereira, Iolanda Regina Dias
Evasão
Ensino e aprendizagem
Curso normal
title_short Evasão no curso normal
title_full Evasão no curso normal
title_fullStr Evasão no curso normal
title_full_unstemmed Evasão no curso normal
title_sort Evasão no curso normal
author Pereira, Iolanda Regina Dias
author_facet Pereira, Iolanda Regina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Iolanda Regina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Ensino e aprendizagem
Curso normal
topic Evasão
Ensino e aprendizagem
Curso normal
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-16
2005
2014-10-20T12:26:55Z
2014-10-20T12:26:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/575
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000db8j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/575
identifier_str_mv ark:/26339/001300000db8j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821325894115917824