A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47340 |
Resumo: | Este artigo é derivado de uma pesquisa, realizada durante o mestrado acadêmico em educação na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em 2021. Busca apresentar as principais características da Geografia enquanto ciência e embasar a defesa da sua especificidade, para na sua dimensão escolar, poder atender de forma plena em sua potência, socializando os saberes elaborados deste ramo do conhecimento, indispensáveis para a apreensão do movimento da realidade. É embasado em pesquisa bibliográfica e documental, na esteira do Materialismo Histórico-Dialético como método, este trabalho recorre a autores como Milton Santos (2006, 2012, 2020), Luis Carlos Freitas (2018), Julia Malanchen (2014), Dermeval Saviani (2013, 2018, 2019), Gaudêncio Frigotto (2008), Massimo Quaini (2002), Lana Cavalcanti (2012), Karl Marx (2008, 2013), Karel Kosik (2002), Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira (2009), entre outros. A discussão demonstrou que a fragmentação do conhecimento não se resolve no plano gnosiológico, pois ela deriva da própria divisão social do trabalho, que no capitalismo, se constitui como instrumento de alienação. Evidencia-se também que as disciplinas escolares, incluindo a Geografia, correspondem ao momento analítico do processo de conhecimento. E que esta ciência é fundamental para a compreensão da realidade e indispensável em um ensino que busque o pensamento reflexivo, crítico e a emancipação de sujeitos. |
id |
UFBA-10_9115a09b725603fbf9af065a4d1f4302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/47340 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridadeBNCCGeografiaPedagogia Histórico-Crítica.DisciplinaridadeInterdisciplinaridadeEste artigo é derivado de uma pesquisa, realizada durante o mestrado acadêmico em educação na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em 2021. Busca apresentar as principais características da Geografia enquanto ciência e embasar a defesa da sua especificidade, para na sua dimensão escolar, poder atender de forma plena em sua potência, socializando os saberes elaborados deste ramo do conhecimento, indispensáveis para a apreensão do movimento da realidade. É embasado em pesquisa bibliográfica e documental, na esteira do Materialismo Histórico-Dialético como método, este trabalho recorre a autores como Milton Santos (2006, 2012, 2020), Luis Carlos Freitas (2018), Julia Malanchen (2014), Dermeval Saviani (2013, 2018, 2019), Gaudêncio Frigotto (2008), Massimo Quaini (2002), Lana Cavalcanti (2012), Karl Marx (2008, 2013), Karel Kosik (2002), Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira (2009), entre outros. A discussão demonstrou que a fragmentação do conhecimento não se resolve no plano gnosiológico, pois ela deriva da própria divisão social do trabalho, que no capitalismo, se constitui como instrumento de alienação. Evidencia-se também que as disciplinas escolares, incluindo a Geografia, correspondem ao momento analítico do processo de conhecimento. E que esta ciência é fundamental para a compreensão da realidade e indispensável em um ensino que busque o pensamento reflexivo, crítico e a emancipação de sujeitos.Universidade Federal da Bahia2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4734010.9771/gmed.v14i2.47340Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 2 (2022): Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais; 651-6662175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47340/27471Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, José AntonioLocks, Geraldo Augusto2022-10-07T12:14:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/47340Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-10-07T12:14:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
title |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
spellingShingle |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade Dias, José Antonio BNCC Geografia Pedagogia Histórico-Crítica. Disciplinaridade Interdisciplinaridade |
title_short |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
title_full |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
title_fullStr |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
title_sort |
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade |
author |
Dias, José Antonio |
author_facet |
Dias, José Antonio Locks, Geraldo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Locks, Geraldo Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, José Antonio Locks, Geraldo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Geografia Pedagogia Histórico-Crítica. Disciplinaridade Interdisciplinaridade |
topic |
BNCC Geografia Pedagogia Histórico-Crítica. Disciplinaridade Interdisciplinaridade |
description |
Este artigo é derivado de uma pesquisa, realizada durante o mestrado acadêmico em educação na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em 2021. Busca apresentar as principais características da Geografia enquanto ciência e embasar a defesa da sua especificidade, para na sua dimensão escolar, poder atender de forma plena em sua potência, socializando os saberes elaborados deste ramo do conhecimento, indispensáveis para a apreensão do movimento da realidade. É embasado em pesquisa bibliográfica e documental, na esteira do Materialismo Histórico-Dialético como método, este trabalho recorre a autores como Milton Santos (2006, 2012, 2020), Luis Carlos Freitas (2018), Julia Malanchen (2014), Dermeval Saviani (2013, 2018, 2019), Gaudêncio Frigotto (2008), Massimo Quaini (2002), Lana Cavalcanti (2012), Karl Marx (2008, 2013), Karel Kosik (2002), Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira (2009), entre outros. A discussão demonstrou que a fragmentação do conhecimento não se resolve no plano gnosiológico, pois ela deriva da própria divisão social do trabalho, que no capitalismo, se constitui como instrumento de alienação. Evidencia-se também que as disciplinas escolares, incluindo a Geografia, correspondem ao momento analítico do processo de conhecimento. E que esta ciência é fundamental para a compreensão da realidade e indispensável em um ensino que busque o pensamento reflexivo, crítico e a emancipação de sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47340 10.9771/gmed.v14i2.47340 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47340 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i2.47340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47340/27471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 2 (2022): Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais; 651-666 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519202959360 |