A prática pedagógica como fonte de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332 |
Resumo: | O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente. |
id |
UEPG-31_e4cfc6f12d27acdc87aff108f01d0717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1332 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica como fonte de conhecimentoPráticapráxisprática pedagógicaprática reflexivaformação de professoresformação contínuaprofessor reflexivo O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332/976Schmidt, Leide MaraRibas, Mariná HolzmannCarvalho, Marlene Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:49:53Zoai:uepg.br:article/1332Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:49:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
title |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
spellingShingle |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento Schmidt, Leide Mara Prática práxis prática pedagógica prática reflexiva formação de professores formação contínua professor reflexivo |
title_short |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
title_full |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
title_fullStr |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
title_sort |
A prática pedagógica como fonte de conhecimento |
author |
Schmidt, Leide Mara |
author_facet |
Schmidt, Leide Mara Ribas, Mariná Holzmann Carvalho, Marlene Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Ribas, Mariná Holzmann Carvalho, Marlene Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Leide Mara Ribas, Mariná Holzmann Carvalho, Marlene Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática práxis prática pedagógica prática reflexiva formação de professores formação contínua professor reflexivo |
topic |
Prática práxis prática pedagógica prática reflexiva formação de professores formação contínua professor reflexivo |
description |
O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494596730880 |