A prática pedagógica como fonte de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Leide Mara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribas, Mariná Holzmann, Carvalho, Marlene Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332
Resumo: O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.
id UEPG-31_e4cfc6f12d27acdc87aff108f01d0717
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1332
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica como fonte de conhecimentoPráticapráxisprática pedagógicaprática reflexivaformação de professoresformação contínuaprofessor reflexivo O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332/976Schmidt, Leide MaraRibas, Mariná HolzmannCarvalho, Marlene Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:49:53Zoai:uepg.br:article/1332Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:49:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica como fonte de conhecimento
title A prática pedagógica como fonte de conhecimento
spellingShingle A prática pedagógica como fonte de conhecimento
Schmidt, Leide Mara
Prática
práxis
prática pedagógica
prática reflexiva
formação de professores
formação contínua
professor reflexivo
title_short A prática pedagógica como fonte de conhecimento
title_full A prática pedagógica como fonte de conhecimento
title_fullStr A prática pedagógica como fonte de conhecimento
title_full_unstemmed A prática pedagógica como fonte de conhecimento
title_sort A prática pedagógica como fonte de conhecimento
author Schmidt, Leide Mara
author_facet Schmidt, Leide Mara
Ribas, Mariná Holzmann
Carvalho, Marlene Araújo de
author_role author
author2 Ribas, Mariná Holzmann
Carvalho, Marlene Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Leide Mara
Ribas, Mariná Holzmann
Carvalho, Marlene Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática
práxis
prática pedagógica
prática reflexiva
formação de professores
formação contínua
professor reflexivo
topic Prática
práxis
prática pedagógica
prática reflexiva
formação de professores
formação contínua
professor reflexivo
description O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332/976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)
Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494596730880