O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar e trazer para o debate aspectos relativos ao processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos iniciais. Este processo tem sido direcionado por uma portaria elaborada anualmente por meio de discussões entre governo e sindicato de professores. Entendemos que este instrumento norteador, adquire um caráter de direcionamento formativo e até mesmo uma alternativa de minimizar as precárias condições de trabalho por parte de professoras e professores. Identificamos que a portaria por meio de seus critérios de pontuação aponta caminhos para um aligeiramento da formação continuada, uma vez que em sua composição pontua melhor os professores que apresentam cursos apostilados, com elevado número de horas, desvalorizando os cursos presenciais principalmente os de maior carga horária, que demandam maior esforço e sólida formação teórico/prática. Tais questões acabam por proporcionar competição entre os pares e, categorias que operam dialeticamente como a valorização e desvalorização, o prazer e o sofrimento, o individualismo e a coletividade. |
id |
UEPG-31_e6c0821164f06f1fc2e428ad6c5b5912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12813 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO?Trabalho docenteFormação continuada. Portaria de distribuição de turma e carga horária.Este trabalho tem por objetivo analisar e trazer para o debate aspectos relativos ao processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos iniciais. Este processo tem sido direcionado por uma portaria elaborada anualmente por meio de discussões entre governo e sindicato de professores. Entendemos que este instrumento norteador, adquire um caráter de direcionamento formativo e até mesmo uma alternativa de minimizar as precárias condições de trabalho por parte de professoras e professores. Identificamos que a portaria por meio de seus critérios de pontuação aponta caminhos para um aligeiramento da formação continuada, uma vez que em sua composição pontua melhor os professores que apresentam cursos apostilados, com elevado número de horas, desvalorizando os cursos presenciais principalmente os de maior carga horária, que demandam maior esforço e sólida formação teórico/prática. Tais questões acabam por proporcionar competição entre os pares e, categorias que operam dialeticamente como a valorização e desvalorização, o prazer e o sofrimento, o individualismo e a coletividade.Editora UEPG2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1281310.5212/OlharProfr.v.20i1.0012Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-1581984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209210696https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216217https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216218https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216219Copyright (c) 2019 Maira Vieira Amorim Franco, Fernando Santos Sousa, Danyela Martins Medeiros, Jennifer de Carvalho Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maira Vieira AmorimSousa, Fernando SantosMedeiros, Danyela MartinsMedeiros, Jennifer de Carvalho2022-01-25T22:32:16Zoai:uepg.br:article/12813Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-25T22:32:16Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
title |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? Franco, Maira Vieira Amorim Trabalho docente Formação continuada . Portaria de distribuição de turma e carga horária. |
title_short |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
title_full |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
title_sort |
O PROCESSO DE ESCOLHA DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA NO DISTRITO FEDERAL: FUGA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO? |
author |
Franco, Maira Vieira Amorim |
author_facet |
Franco, Maira Vieira Amorim Sousa, Fernando Santos Medeiros, Danyela Martins Medeiros, Jennifer de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Fernando Santos Medeiros, Danyela Martins Medeiros, Jennifer de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maira Vieira Amorim Sousa, Fernando Santos Medeiros, Danyela Martins Medeiros, Jennifer de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Formação continuada . Portaria de distribuição de turma e carga horária. |
topic |
Trabalho docente Formação continuada . Portaria de distribuição de turma e carga horária. |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar e trazer para o debate aspectos relativos ao processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos iniciais. Este processo tem sido direcionado por uma portaria elaborada anualmente por meio de discussões entre governo e sindicato de professores. Entendemos que este instrumento norteador, adquire um caráter de direcionamento formativo e até mesmo uma alternativa de minimizar as precárias condições de trabalho por parte de professoras e professores. Identificamos que a portaria por meio de seus critérios de pontuação aponta caminhos para um aligeiramento da formação continuada, uma vez que em sua composição pontua melhor os professores que apresentam cursos apostilados, com elevado número de horas, desvalorizando os cursos presenciais principalmente os de maior carga horária, que demandam maior esforço e sólida formação teórico/prática. Tais questões acabam por proporcionar competição entre os pares e, categorias que operam dialeticamente como a valorização e desvalorização, o prazer e o sofrimento, o individualismo e a coletividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813 10.5212/OlharProfr.v.20i1.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.20i1.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209210696 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216217 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216218 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12813/209209216219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158 Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158 Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 148-158 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496733728768 |