AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadal, Beatriz Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Leão, Terezinha de Jesus Evangelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382
Resumo: O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos – a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula.
id UEPG-31_ec89d8912418a3f9a2251f910e918852
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1382
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMavaliaçãoavaliação formativaaprendizagemprofessoralunoO texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos – a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382/1027Nadal, Beatriz GomesLeão, Terezinha de Jesus Evangelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:50Zoai:uepg.br:article/1382Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:50Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
spellingShingle AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Nadal, Beatriz Gomes
avaliação
avaliação formativa
aprendizagem
professor
aluno
title_short AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_full AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_fullStr AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_sort AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
author Nadal, Beatriz Gomes
author_facet Nadal, Beatriz Gomes
Leão, Terezinha de Jesus Evangelho
author_role author
author2 Leão, Terezinha de Jesus Evangelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadal, Beatriz Gomes
Leão, Terezinha de Jesus Evangelho
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
avaliação formativa
aprendizagem
professor
aluno
topic avaliação
avaliação formativa
aprendizagem
professor
aluno
description O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos – a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382/1027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494939615232