AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382 |
Resumo: | O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula. |
id |
UEPG-31_ec89d8912418a3f9a2251f910e918852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1382 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMavaliaçãoavaliação formativaaprendizagemprofessoralunoO texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382/1027Nadal, Beatriz GomesLeão, Terezinha de Jesus Evangelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:50Zoai:uepg.br:article/1382Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:50Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Nadal, Beatriz Gomes avaliação avaliação formativa aprendizagem professor aluno |
title_short |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_full |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
author |
Nadal, Beatriz Gomes |
author_facet |
Nadal, Beatriz Gomes Leão, Terezinha de Jesus Evangelho |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Terezinha de Jesus Evangelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nadal, Beatriz Gomes Leão, Terezinha de Jesus Evangelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação avaliação formativa aprendizagem professor aluno |
topic |
avaliação avaliação formativa aprendizagem professor aluno |
description |
O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382/1027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494939615232 |