A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Paulo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite, Carlinda, Fernandes, Preciosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728
Resumo: Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.
id FCC-2_1cc10a533df1a1b46f1ab0e9cb911f92
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2728
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”Avaliação da AprendizagemAvaliação FormativaSistemas de AvaliaçãoPortugalEstudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272810.18222/eae245520132728Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 304-3341984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728/2681Marinho, PauloLeite, CarlindaFernandes, Preciosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2728Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
title A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
spellingShingle A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
Marinho, Paulo
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Formativa
Sistemas de Avaliação
Portugal
title_short A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
title_full A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
title_fullStr A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
title_sort A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
author Marinho, Paulo
author_facet Marinho, Paulo
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author_role author
author2 Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Paulo
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Formativa
Sistemas de Avaliação
Portugal
topic Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Formativa
Sistemas de Avaliação
Portugal
description Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728
10.18222/eae245520132728
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728
identifier_str_mv 10.18222/eae245520132728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728/2681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 304-334
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 304-334
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 304-334
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421876449280