A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728 |
Resumo: | Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos. |
id |
FCC-2_1cc10a533df1a1b46f1ab0e9cb911f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2728 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”Avaliação da AprendizagemAvaliação FormativaSistemas de AvaliaçãoPortugalEstudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272810.18222/eae245520132728Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 304-334Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 304-3341984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728/2681Marinho, PauloLeite, CarlindaFernandes, Preciosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2728Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
title |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” Marinho, Paulo Avaliação da Aprendizagem Avaliação Formativa Sistemas de Avaliação Portugal |
title_short |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
title_full |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” |
author |
Marinho, Paulo |
author_facet |
Marinho, Paulo Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Paulo Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação Formativa Sistemas de Avaliação Portugal |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação Formativa Sistemas de Avaliação Portugal |
description |
Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728 10.18222/eae245520132728 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2728/2681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 304-334 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 304-334 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 304-334 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 304-334 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421876449280 |