Educação em Geociências nos museus paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Camila Priotto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3889
Resumo: A proposta deste trabalho é identificar os museus que contêm acervos com temas correlatos às geociências (geologia, meteorítica, mineralogia, paleontologia, pedologia) no estado do Paraná, e destes, analisar suas funções administrativas, condições estruturais do acervo e atividades educativas. Dos 328 museus e espaços museais localizados no Paraná,conforme os dados do IBRAM e da COSEM,14 deles possuem acervos com conteúdos correspondentes ao recorte temático desta pesquisa. Questionários aplicados aos diretores destas instituições forneceram os dados para esta análise. Os resultados apontaram que os museus universitários compõem o maior número do recorte (46% dos museus são universitários, 20% são municipais e 13% são estaduais) e também são os que recebem a maior diversificação de fontes e recursos financeiros. No que se refere ao conteúdo ligado às geociências, a paleontologia e a mineralogia são os temas mais presentes nos museus, isso ocorre possivelmente porque as pesquisas científicas sobre estes temas no Paraná remontam ao século XIX. Os dados também demonstraram que há uma diversidade nas ações educativas e que todos os museus oferecem mais de uma atividade durante as visitas, sendo a visita-guiada complementada por outras ações educativas, como: oficinas e manuseio de réplicas e de kits de objetos, acesso a livros, folders e panfletos, dentre outras atividades lúdicas, que promovem o aprendizado, envolvendo diferentes estímulos sensoriais. Para essas atividades, a função dos monitores é indispensável, pois além de guiar as visitas, eles são os principais responsáveis pela avaliação da experiência dos visitantes. Além disso, as redes sociais desempenham um papel fundamental em71% dos museus que utilizam essas plataformas para a divulgação das suas ações educativas. Quanto ao Plano Museológico, o documento que define as estratégias e a ação dos museus na comunidade (previsto no Estatuto dos Museus, Lei no11904/09), somente um museu possui o Plano Museológico em conformidade com o IBRAM e os demais que ainda não o possuem, indicaram que a falta de profissionais museólogos interfere diretamente na elaboração do mesmo. Por fim, conclui-se que os museus paranaenses ligados às geociências promovem a educação museal de acordo com a Política Nacional de Educação Museal, por conta do contato com o objeto musealizado, dos recursos tecnológicos e materiais que estimulam a aprendizagem através dos sentidos, da interação com o conteúdo e da integração com os agentes do processo, bem como a forma como essas experiências são avaliadas.
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Educação em Geociências nos museus paranaenses. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3889A proposta deste trabalho é identificar os museus que contêm acervos com temas correlatos às geociências (geologia, meteorítica, mineralogia, paleontologia, pedologia) no estado do Paraná, e destes, analisar suas funções administrativas, condições estruturais do acervo e atividades educativas. Dos 328 museus e espaços museais localizados no Paraná,conforme os dados do IBRAM e da COSEM,14 deles possuem acervos com conteúdos correspondentes ao recorte temático desta pesquisa. Questionários aplicados aos diretores destas instituições forneceram os dados para esta análise. Os resultados apontaram que os museus universitários compõem o maior número do recorte (46% dos museus são universitários, 20% são municipais e 13% são estaduais) e também são os que recebem a maior diversificação de fontes e recursos financeiros. No que se refere ao conteúdo ligado às geociências, a paleontologia e a mineralogia são os temas mais presentes nos museus, isso ocorre possivelmente porque as pesquisas científicas sobre estes temas no Paraná remontam ao século XIX. Os dados também demonstraram que há uma diversidade nas ações educativas e que todos os museus oferecem mais de uma atividade durante as visitas, sendo a visita-guiada complementada por outras ações educativas, como: oficinas e manuseio de réplicas e de kits de objetos, acesso a livros, folders e panfletos, dentre outras atividades lúdicas, que promovem o aprendizado, envolvendo diferentes estímulos sensoriais. Para essas atividades, a função dos monitores é indispensável, pois além de guiar as visitas, eles são os principais responsáveis pela avaliação da experiência dos visitantes. Além disso, as redes sociais desempenham um papel fundamental em71% dos museus que utilizam essas plataformas para a divulgação das suas ações educativas. Quanto ao Plano Museológico, o documento que define as estratégias e a ação dos museus na comunidade (previsto no Estatuto dos Museus, Lei no11904/09), somente um museu possui o Plano Museológico em conformidade com o IBRAM e os demais que ainda não o possuem, indicaram que a falta de profissionais museólogos interfere diretamente na elaboração do mesmo. Por fim, conclui-se que os museus paranaenses ligados às geociências promovem a educação museal de acordo com a Política Nacional de Educação Museal, por conta do contato com o objeto musealizado, dos recursos tecnológicos e materiais que estimulam a aprendizagem através dos sentidos, da interação com o conteúdo e da integração com os agentes do processo, bem como a forma como essas experiências são avaliadas.The purpose of this work is to identify the museums that have collections with themes related to geosciences (geology, meteorite, mineralogy, paleontology, pedology) in the state of Paraná, and from these, to analyze their administrative functions, structural conditions of the collection and educational activities. Of the 328 museums and museum spaces located in Paraná, according to IBRAM and COSEM data, 14 of them have collections with contents corresponding to the thematic scope of this research. Questionnaires applied to the directors of these institutions provided the data for this analysis. The results showed that university museums make up the largest number of museums (46% of the museums are university, 20% are municipal and 13% are state museums) and are also the ones that receive the most diversification of sources and financial resources. In relation to the content related to geosciences, paleontology and mineralogy are the most present themes in the museums, because the scientific research on the theme in Paraná dates back to the XIX century. The data also showed that there is a diversity in educational activities and that all museums offer more than one activity during the visits, the guided tour being complemented by other educational activities such as: workshops, handling of replicas and object kits, access to books, folders and pamphlets, among other fun activities, which promote learning involving different sensory stimulation. For these activities, the function of the monitors is indispensable, because besides guiding the visits, they are the main responsible for evaluating the visitors' experience. Furthermore, social networks play a key role in 71% of the museums that use these platforms to publicize their educational activities. As for the Museological Plan, the document that defines the strategies and the action of museums in the community (provided in the Statute of Museums, Law No. 11904/09), only one museum has the Museological Plan in accordance with IBRAM. The other museums, that still do not have it, indicated that the lack of professional museologists interferes directly in its preparation. Finally, it is concluded that museums in Paraná related to geosciences promote museum education according to the National Policy of Museum Education, because of the contact with the musealized object, technological and material resources that stimulate learning through the senses, interaction with the content and integration with the agents of the process, as well as how these experiences are evaluated.Submitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2023-04-26T18:08:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Camila Priotto Mendes.pdf: 1358007 bytes, checksum: e04d6dd9af75a9f397b5fd39c92e91c3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T18:08:13Z (GMT). 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Hornes, Karin Linete
Bastos, Rodrigo Oliveira
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topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Educação não formal
Geociências
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Geosciences
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description A proposta deste trabalho é identificar os museus que contêm acervos com temas correlatos às geociências (geologia, meteorítica, mineralogia, paleontologia, pedologia) no estado do Paraná, e destes, analisar suas funções administrativas, condições estruturais do acervo e atividades educativas. Dos 328 museus e espaços museais localizados no Paraná,conforme os dados do IBRAM e da COSEM,14 deles possuem acervos com conteúdos correspondentes ao recorte temático desta pesquisa. Questionários aplicados aos diretores destas instituições forneceram os dados para esta análise. Os resultados apontaram que os museus universitários compõem o maior número do recorte (46% dos museus são universitários, 20% são municipais e 13% são estaduais) e também são os que recebem a maior diversificação de fontes e recursos financeiros. No que se refere ao conteúdo ligado às geociências, a paleontologia e a mineralogia são os temas mais presentes nos museus, isso ocorre possivelmente porque as pesquisas científicas sobre estes temas no Paraná remontam ao século XIX. Os dados também demonstraram que há uma diversidade nas ações educativas e que todos os museus oferecem mais de uma atividade durante as visitas, sendo a visita-guiada complementada por outras ações educativas, como: oficinas e manuseio de réplicas e de kits de objetos, acesso a livros, folders e panfletos, dentre outras atividades lúdicas, que promovem o aprendizado, envolvendo diferentes estímulos sensoriais. Para essas atividades, a função dos monitores é indispensável, pois além de guiar as visitas, eles são os principais responsáveis pela avaliação da experiência dos visitantes. Além disso, as redes sociais desempenham um papel fundamental em71% dos museus que utilizam essas plataformas para a divulgação das suas ações educativas. Quanto ao Plano Museológico, o documento que define as estratégias e a ação dos museus na comunidade (previsto no Estatuto dos Museus, Lei no11904/09), somente um museu possui o Plano Museológico em conformidade com o IBRAM e os demais que ainda não o possuem, indicaram que a falta de profissionais museólogos interfere diretamente na elaboração do mesmo. Por fim, conclui-se que os museus paranaenses ligados às geociências promovem a educação museal de acordo com a Política Nacional de Educação Museal, por conta do contato com o objeto musealizado, dos recursos tecnológicos e materiais que estimulam a aprendizagem através dos sentidos, da interação com o conteúdo e da integração com os agentes do processo, bem como a forma como essas experiências são avaliadas.
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