Ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professoras e professores em parceria entre UEPG e prefeitura de Ponta Grossa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4089 |
Resumo: | A luta pelo direito ao acesso aos bens culturais e intelectuais das línguas adicionais, do multilinguismo e do interculturalismo deve estar presente nas pautas de reivindicação de todas as pessoas, até que as políticas linguísticas reconheçam, sem hierarquias, a validação das diferentes línguas e o seu espaço no currículo desde os primeiros anos de escolarização. Esta pesquisa utiliza diferentes metodologias para dar respostas aos seus objetivos, perpassando pelas pesquisas bibliográfica, documental, pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, embasando-se em J. J. S. Fonseca (2002), Zeichner (2002) e Richardson (1999). Faz uma leitura dinâmica da dimensão histórica do ensino de Línguas no Brasil desde o Período Colonial até os dias atuais, observando o lugar que ocupa a Língua Espanhola neste processo. Para isso, utiliza como base a legislação vigente em cada período e autores como Guimarães (2011, 2014, 2016, 2021), Menezes (2001), Chagas (1957), E. C. A. Silva (2018), Chaguri (2011), F. M. Fernández (2005), Carbonar (2018) e Couto (2016). Como resultado, identifica elementos nas políticas linguísticas transformadas em leis que privilegiam uma língua adicional em detrimento de outras com o apagamento da diversidade de línguas e ofertas compulsórias nos sistemas de ensino. Os relatos de experiência de movimentos mostram que a militância linguística tem conseguido mobilizar ações políticas que se convertem em conquistas e respaldos legais em resistência ao princípio antidemocrático do monolinguismo, em diferentes esferas. Na contramão da tendência crescente do acesso cada vez mais antecipado ao ensino de LEC nas escolas, as universidades estaduais no Paraná, em sua grande maioria, não ofertam formação que contemple a LEC em suas ementas e currículos, tomando como referência as licenciaturas em Letras Português/Espanhol ou Letras Espanhol e suas Literaturas. Isso sinaliza a necessidade de se pensar os currículos dos referidos cursos dando respostas às demandas da sociedade. A pesquisa documental conta com reflexões sobre o currículo feitas por T. T. Silva (2022), Andrade e Conceição (2017) e Pereira (2010). Como objetivo principal, esta pesquisa surge da proposição de construção de um itinerário formativo para professores de LEC para repertoriá-los com alguns temas de caráter teórico, metodológico, didático e prático para a elaboração de planejamentos, construção de material didático e a combinação de diferentes estratégias de ensino de LEC à luz da concepção discursivo-enunciativo bakhtiniana e da visão vygotskyana de linguagem e aprendizagem. As bases teóricas que sustentam este trabalho são construídas a partir de Bakhtin (1997), Vygotsky (1978, 1987), Zabala (1998), Bissaco (2015), P. G. Freitas (2014), Janowska (2020), T. T. Silva (2022), Pires (2016), Picanço (2003), Kumaravadivelu (2012), Candido (1995), Luckesi (2011), Ghedin (2006) dentre outros teóricos. A formação reflexiva de professores de LE ocorreu a partir do desdobramento da parceria da UEPG com a SME de Ponta Grossa e buscou, ao mesmo tempo que formar professores, viabilizar acesso ao ensino de Língua Espanhola a estudantes de Escola Pública. Com isso, proporcionou o atendimento de mais de 5,5% dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino em 2022. Este trabalho serve como modelo de formação de professores de LEC para outros programas e secretarias de educação. A avaliação deste projeto piloto comprova sua eficiência e indica que há um terreno propício para a sua execução, ainda que falte vontade política dos gestores municipais, ausência de amparo legal e carência da abordagem desta temática na formação dos licenciados na maioria das universidades analisadas. |
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Ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professoras e professores em parceria entre UEPG e prefeitura de Ponta Grossa. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4089A luta pelo direito ao acesso aos bens culturais e intelectuais das línguas adicionais, do multilinguismo e do interculturalismo deve estar presente nas pautas de reivindicação de todas as pessoas, até que as políticas linguísticas reconheçam, sem hierarquias, a validação das diferentes línguas e o seu espaço no currículo desde os primeiros anos de escolarização. Esta pesquisa utiliza diferentes metodologias para dar respostas aos seus objetivos, perpassando pelas pesquisas bibliográfica, documental, pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, embasando-se em J. J. S. Fonseca (2002), Zeichner (2002) e Richardson (1999). Faz uma leitura dinâmica da dimensão histórica do ensino de Línguas no Brasil desde o Período Colonial até os dias atuais, observando o lugar que ocupa a Língua Espanhola neste processo. Para isso, utiliza como base a legislação vigente em cada período e autores como Guimarães (2011, 2014, 2016, 2021), Menezes (2001), Chagas (1957), E. C. A. Silva (2018), Chaguri (2011), F. M. Fernández (2005), Carbonar (2018) e Couto (2016). Como resultado, identifica elementos nas políticas linguísticas transformadas em leis que privilegiam uma língua adicional em detrimento de outras com o apagamento da diversidade de línguas e ofertas compulsórias nos sistemas de ensino. Os relatos de experiência de movimentos mostram que a militância linguística tem conseguido mobilizar ações políticas que se convertem em conquistas e respaldos legais em resistência ao princípio antidemocrático do monolinguismo, em diferentes esferas. Na contramão da tendência crescente do acesso cada vez mais antecipado ao ensino de LEC nas escolas, as universidades estaduais no Paraná, em sua grande maioria, não ofertam formação que contemple a LEC em suas ementas e currículos, tomando como referência as licenciaturas em Letras Português/Espanhol ou Letras Espanhol e suas Literaturas. Isso sinaliza a necessidade de se pensar os currículos dos referidos cursos dando respostas às demandas da sociedade. A pesquisa documental conta com reflexões sobre o currículo feitas por T. T. Silva (2022), Andrade e Conceição (2017) e Pereira (2010). Como objetivo principal, esta pesquisa surge da proposição de construção de um itinerário formativo para professores de LEC para repertoriá-los com alguns temas de caráter teórico, metodológico, didático e prático para a elaboração de planejamentos, construção de material didático e a combinação de diferentes estratégias de ensino de LEC à luz da concepção discursivo-enunciativo bakhtiniana e da visão vygotskyana de linguagem e aprendizagem. As bases teóricas que sustentam este trabalho são construídas a partir de Bakhtin (1997), Vygotsky (1978, 1987), Zabala (1998), Bissaco (2015), P. G. Freitas (2014), Janowska (2020), T. T. Silva (2022), Pires (2016), Picanço (2003), Kumaravadivelu (2012), Candido (1995), Luckesi (2011), Ghedin (2006) dentre outros teóricos. A formação reflexiva de professores de LE ocorreu a partir do desdobramento da parceria da UEPG com a SME de Ponta Grossa e buscou, ao mesmo tempo que formar professores, viabilizar acesso ao ensino de Língua Espanhola a estudantes de Escola Pública. Com isso, proporcionou o atendimento de mais de 5,5% dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino em 2022. Este trabalho serve como modelo de formação de professores de LEC para outros programas e secretarias de educação. A avaliação deste projeto piloto comprova sua eficiência e indica que há um terreno propício para a sua execução, ainda que falte vontade política dos gestores municipais, ausência de amparo legal e carência da abordagem desta temática na formação dos licenciados na maioria das universidades analisadas.La lucha por el derecho de acceso a los bienes culturales e intelectuales de las lenguas adicionales, el plurilingüismo y la interculturalidad debe estar presente en las pautas de reivindicación de todas las comunidades interesadas, hasta que las políticas lingüísticas reconozcan, sin jerarquías, la validación de las distintas lenguas y su espacio en el currículo, a partir de los primeros años de escolaridad. Esta investigación utiliza diferentes metodologías para darles respuestas a sus objetivos, contemplando las investigaciones bibliográfica, documental, investigación-acción y la investigación cualitativa, con base en J. J. S. Fonseca (2002), Zeichner (2002) y Richardson (1999). Ella ofrece un a lectura dinámica de la dimensión histórica de la enseñanza de idiomas en Brasil desde el Período Colonial hasta la actualidad, observando el lugar que ocupa la lengua española en ese proceso. Para eso toma como base la legislación vigente en cada época y autores como Guimarães (2011, 2014, 2016, 2021), Menezes (2001), Chagas (1957), E. C. A. Silva (2018), Chaguri (2011), F. M. Fernández (2005), Carbonar (2018) y Couto (2016). Como resultado, identifica elementos de las políticas lingüísticas transformadas en leyes que favorecen una lengua adicional sobre todas las otras lenguas con el menosprecio en relación a la diversidad lingüística, imponiéndose y restringiendo las ofertas de estas en los sistemas educativos formales. Los relatos de experiencia de los movimientos muestran que la militancia lingüística ha logrado movilizar acciones políticas que se convierten en conquistas y respaldo jurídicos en resistencia al principio antidemocrático del monolingüismo, en distintas esferas. Ignorando la tendencia creciente de acceso cada vez más temprano a la enseñanza de LEN en las escuelas, las universidades estatales de Paraná, en su mayoría, no ofrecen formación que incluya LEN en los programas del curso y planes de estudio, tomando como referencia los profesorados superiores en Lenguas Portuguesa/Española o Lengua Española y Literatura. Esto expone la necesidad de pensar los currículos de los referidos programas para que puedan dar respuestas a las demandas de la sociedad. La investigación documental cuenta con reflexiones acerca del currículo hechas por T. T. Silva (2022), Andrade y Conceição (2017) y Pereira (2010). Como objetivo principal, esta investigación surge de la propuesta de construir un itinerario de formación para los docentes de LEN ofreciéndoles algunos temas de carácter teórico, metodológico, didáctico y práctico para la elaboración de planes de curso y de clase, construcción de material didáctico y la combinación de diferentes estrategias didácticas de LEN a la luz de la concepción discursivo- enunciativa de Bajtín y la visión del lenguaje y el aprendizaje de Vygotsky. Las bases teóricas que sostienen esta investigación se construyen a partir de Bakhtin (1997), Vygotsky (1978, 1987), Zabala (1998), Bissaco (2015), P. G. Freitas (2014), Janowska (2020), T. T. Silva (2022), Pires(2016), Picanço (2003), Kumaravadivelu (2012), Candido (1995), Luckesi (2011), Ghedin (2006) y otros teóricos. La formación reflexiva de los profesores de LE ocurrió a partir del desarrollo del convenio entre la UEPG y la Secretaría Municipal de Educación de Ponta Grossa que buscó la formación de los profesores y al mismo tiempo permitió el acceso a la enseñanza del idioma español para los estudiantes de escuelas públicas. Con eso, fue posible el atendimiento de más de 5,5% de los estudiantes registrados en la red municipal de educación en 2022. Este trabajo sirve como modelo para la formación de profesores de LEN para otros programas y secretarías de educación. La evaluación del proyecto piloto comprueba su eficiencia e indica que hay un terreno favorable para su ejecución, aunque suceda la falta de voluntad política por parte de los gestores municipales, ausencia de respaldo legal y la inexistencia del abordaje de este tema en la formación de los profesorados en la mayoría de las universidades analizadas.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2023-12-04T15:42:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jorge Paulo dos Santos.pdf: 3075572 bytes, checksum: af95825fcadbd1b7a0cdd3d421e6f10d (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-04T15:42:18Z (GMT). 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Ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professoras e professores em parceria entre UEPG e prefeitura de Ponta Grossa Santos, Jorge Paulo dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Espanhola Língua Estrangeira para Crianças Políticas Linguísticas Formação Reflexiva de Professores LEC no Ensino Superior Lengua Española Lengua Extranjera para Niños Políticas Linguísticas Formación Reflexiva de Profesores LEN en la Educación Superior |
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CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua Espanhola Língua Estrangeira para Crianças Políticas Linguísticas Formação Reflexiva de Professores LEC no Ensino Superior Lengua Española Lengua Extranjera para Niños Políticas Linguísticas Formación Reflexiva de Profesores LEN en la Educación Superior |
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Língua Espanhola Língua Estrangeira para Crianças Políticas Linguísticas Formação Reflexiva de Professores LEC no Ensino Superior Lengua Española Lengua Extranjera para Niños Políticas Linguísticas Formación Reflexiva de Profesores LEN en la Educación Superior |
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A luta pelo direito ao acesso aos bens culturais e intelectuais das línguas adicionais, do multilinguismo e do interculturalismo deve estar presente nas pautas de reivindicação de todas as pessoas, até que as políticas linguísticas reconheçam, sem hierarquias, a validação das diferentes línguas e o seu espaço no currículo desde os primeiros anos de escolarização. Esta pesquisa utiliza diferentes metodologias para dar respostas aos seus objetivos, perpassando pelas pesquisas bibliográfica, documental, pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, embasando-se em J. J. S. Fonseca (2002), Zeichner (2002) e Richardson (1999). Faz uma leitura dinâmica da dimensão histórica do ensino de Línguas no Brasil desde o Período Colonial até os dias atuais, observando o lugar que ocupa a Língua Espanhola neste processo. Para isso, utiliza como base a legislação vigente em cada período e autores como Guimarães (2011, 2014, 2016, 2021), Menezes (2001), Chagas (1957), E. C. A. Silva (2018), Chaguri (2011), F. M. Fernández (2005), Carbonar (2018) e Couto (2016). Como resultado, identifica elementos nas políticas linguísticas transformadas em leis que privilegiam uma língua adicional em detrimento de outras com o apagamento da diversidade de línguas e ofertas compulsórias nos sistemas de ensino. Os relatos de experiência de movimentos mostram que a militância linguística tem conseguido mobilizar ações políticas que se convertem em conquistas e respaldos legais em resistência ao princípio antidemocrático do monolinguismo, em diferentes esferas. Na contramão da tendência crescente do acesso cada vez mais antecipado ao ensino de LEC nas escolas, as universidades estaduais no Paraná, em sua grande maioria, não ofertam formação que contemple a LEC em suas ementas e currículos, tomando como referência as licenciaturas em Letras Português/Espanhol ou Letras Espanhol e suas Literaturas. Isso sinaliza a necessidade de se pensar os currículos dos referidos cursos dando respostas às demandas da sociedade. A pesquisa documental conta com reflexões sobre o currículo feitas por T. T. Silva (2022), Andrade e Conceição (2017) e Pereira (2010). Como objetivo principal, esta pesquisa surge da proposição de construção de um itinerário formativo para professores de LEC para repertoriá-los com alguns temas de caráter teórico, metodológico, didático e prático para a elaboração de planejamentos, construção de material didático e a combinação de diferentes estratégias de ensino de LEC à luz da concepção discursivo-enunciativo bakhtiniana e da visão vygotskyana de linguagem e aprendizagem. As bases teóricas que sustentam este trabalho são construídas a partir de Bakhtin (1997), Vygotsky (1978, 1987), Zabala (1998), Bissaco (2015), P. G. Freitas (2014), Janowska (2020), T. T. Silva (2022), Pires (2016), Picanço (2003), Kumaravadivelu (2012), Candido (1995), Luckesi (2011), Ghedin (2006) dentre outros teóricos. A formação reflexiva de professores de LE ocorreu a partir do desdobramento da parceria da UEPG com a SME de Ponta Grossa e buscou, ao mesmo tempo que formar professores, viabilizar acesso ao ensino de Língua Espanhola a estudantes de Escola Pública. Com isso, proporcionou o atendimento de mais de 5,5% dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino em 2022. Este trabalho serve como modelo de formação de professores de LEC para outros programas e secretarias de educação. A avaliação deste projeto piloto comprova sua eficiência e indica que há um terreno propício para a sua execução, ainda que falte vontade política dos gestores municipais, ausência de amparo legal e carência da abordagem desta temática na formação dos licenciados na maioria das universidades analisadas. |
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2023 |
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SANTOS, Jorge Paulo dos. Ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professoras e professores em parceria entre UEPG e prefeitura de Ponta Grossa. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. |
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SANTOS, Jorge Paulo dos. Ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professoras e professores em parceria entre UEPG e prefeitura de Ponta Grossa. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. |
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