Narrativas autobiográficas e avenidas identitárias interseccionadas a partir das questões de raça, de gênero, e de classe social, no contexto de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Aline Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4091
Resumo: O termo interseccionalidade vem ganhando um espaço dentro do contexto acadêmico e do ambiente escolar, caracterizando a emergência de aspectos identitários entre (re)descobertas e (re)definições daquilo que nos constituí durante o percurso de nossa constituição através de experiências vivenciadas nessa trajetória. De acordo com Akotirene (2019), a operacionalidade interseccional atua nas mais diversas situações que ecoam em um fluxo contínuo, que se entrelaçam a partir de fatos e acontecimentos adentrados na temática de raça, de gênero e de classe social. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo verificar como as narrativas autobiográficas influem na percepção de estudantes, partindo de reflexões sobre a interseccionalidade, engendradas nas questões de raça, de gênero e de classe social, adentradas nas aulas de língua espanhola, com aplicabilidade em um Colégio Estadual, localizado na periferia do Munícipio de Ponta Grossa, em uma turma de 2°ano de Ensino Médio. A pesquisa visa responder as seguintes perguntas: Como são percebidas as identidades de raça interseccionadas com gênero e classe social encontradas nas narrativas autobiográficas de estudantes no contexto de Língua Espanhola? Qual é a visão da/o professor/a com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Como as reflexões interferem na percepção de estudantes com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Todo esse estudo parte das discussões teóricas sobre interseccionalidade: Akotirene (2019), Collins (2017), Crenshaw (1989), Gonzaléz (2020), Melo (2021) e Kilomba (2020). No que pauta as questões de raça, gênero e classe social utilizarei: Auad (2014), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015), De Lauretis (1994), Moita Lopes (2002), Palma, (2015), Ribeiro (2018), Ribeiro (2019), Scott (1995), Sene (2017), Souta (2017) e referente as narrativas autobiográficas, menciono os estudos de: Bohnen (2011), Block (2015), Collins (2021), Couto (2016), Cruz (2015), Cruz e Ventura (2019), Ferreira (2015), Melo (2015), Moita Lopes (2002), Nelson (2015), Norton e Early (2015), entre outros. Como corpus metodológico da pesquisa, parte-se da pesquisa qualitativa, a fim de coletar os dados através das narrativas autobiográficas, questionários com os alunos e entrevista com a professora. Com isso utiliza-se os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Celani (2005), Couto; da Silva Jovino; Esteche e de Lara (2012), Flick (2008; 2009), Gil (1987), Marconi e Lakatos (2003), Moita Lopes (2002), Norton e Early (2015). Dessa maneira, a pesquisa ampliou a percepção das/os estudantes para a compreensão da interseccionalidade e dos diversos marcadores sociais que convivem diariamente em vários contextos, principalmente no ambiente escolar, em que experienciam fatos recorrentes às questões de raça, de gênero e de classe social.
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Narrativas autobiográficas e avenidas identitárias interseccionadas a partir das questões de raça, de gênero e de classe social no contexto de língua espanhola. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4091O termo interseccionalidade vem ganhando um espaço dentro do contexto acadêmico e do ambiente escolar, caracterizando a emergência de aspectos identitários entre (re)descobertas e (re)definições daquilo que nos constituí durante o percurso de nossa constituição através de experiências vivenciadas nessa trajetória. De acordo com Akotirene (2019), a operacionalidade interseccional atua nas mais diversas situações que ecoam em um fluxo contínuo, que se entrelaçam a partir de fatos e acontecimentos adentrados na temática de raça, de gênero e de classe social. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo verificar como as narrativas autobiográficas influem na percepção de estudantes, partindo de reflexões sobre a interseccionalidade, engendradas nas questões de raça, de gênero e de classe social, adentradas nas aulas de língua espanhola, com aplicabilidade em um Colégio Estadual, localizado na periferia do Munícipio de Ponta Grossa, em uma turma de 2°ano de Ensino Médio. A pesquisa visa responder as seguintes perguntas: Como são percebidas as identidades de raça interseccionadas com gênero e classe social encontradas nas narrativas autobiográficas de estudantes no contexto de Língua Espanhola? Qual é a visão da/o professor/a com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Como as reflexões interferem na percepção de estudantes com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Todo esse estudo parte das discussões teóricas sobre interseccionalidade: Akotirene (2019), Collins (2017), Crenshaw (1989), Gonzaléz (2020), Melo (2021) e Kilomba (2020). No que pauta as questões de raça, gênero e classe social utilizarei: Auad (2014), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015), De Lauretis (1994), Moita Lopes (2002), Palma, (2015), Ribeiro (2018), Ribeiro (2019), Scott (1995), Sene (2017), Souta (2017) e referente as narrativas autobiográficas, menciono os estudos de: Bohnen (2011), Block (2015), Collins (2021), Couto (2016), Cruz (2015), Cruz e Ventura (2019), Ferreira (2015), Melo (2015), Moita Lopes (2002), Nelson (2015), Norton e Early (2015), entre outros. Como corpus metodológico da pesquisa, parte-se da pesquisa qualitativa, a fim de coletar os dados através das narrativas autobiográficas, questionários com os alunos e entrevista com a professora. Com isso utiliza-se os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Celani (2005), Couto; da Silva Jovino; Esteche e de Lara (2012), Flick (2008; 2009), Gil (1987), Marconi e Lakatos (2003), Moita Lopes (2002), Norton e Early (2015). Dessa maneira, a pesquisa ampliou a percepção das/os estudantes para a compreensão da interseccionalidade e dos diversos marcadores sociais que convivem diariamente em vários contextos, principalmente no ambiente escolar, em que experienciam fatos recorrentes às questões de raça, de gênero e de classe social.El término interseccionalidad viene ganando un espacio dentro del contexto académico y del ambiente escolar, caracterizando la emergencia de aspectos identitarios entre (re)descubrimientos y (re)definiciones de aquello que nos constituimos durante el recorrido de nuestra constitución através de experiencias vivenciadas en esa trayectoria. De acuerdo con Akotirene (2019), la operatividad interseccional actúa en las más diversas situaciones que resuenan en un flujo continuo, que se entrelazan a partir de hechos y acontecimientos adentrados en la temática de raza, de género y de clase social. De esta forma, esa investigación tiene como objetivo verificar como las narrativas autobiográficas influyen en la percepción de estudiantes, partiendo de reflexiones sobre la interseccionalidad, engendradas en las cuestiones de raza, de género y de clase social, adentradas en las clases de lengua española, con aplicabilidad en un Colegio del Estado, situado en las afueras de la ciudad de Ponta Grossa, en una clase de 2°año de enseñanza media. La búsqueda tiene como objetivo responder a las siguientes preguntas: ¿Cómo se perciben las identidades de raza interseccionadas con género y clase social encontradas en las narrativas autobiográficas de estudiantes en el contexto de Lengua Española? ¿Cuál es la percepción de la/el profesor/a con relación a las identidades sociales de raza interseccionadas con género y clase social? ¿Cómo las reflexiones interfieren en la percepción de estudiantes con relación a las identidades sociales de raza interseccionadas con género y clase social? Todo este estudio parte de las discusiones teóricas sobre interseccionalidad: Akotirene (2019), Collins (2017), Crenshaw (1989), Gonzaléz (2020), Melo (2021) y Kilomba (2020). En lo que se pauta en las cuestiones de raza, género y clase social utilizaré: Auad (2014), Días y Mastrella-de-Andrade (2015), De Lauretis (1994), Moita Lopes (2002), Palma (2015), Ribeiro (2018), Ribeiro (2019), Scott (1995), Sene (2017), Souta (2017) y referente a las narrativas autobiográficas, menciono los estudios de: Bohnen (2011), Block (2015), Collins (2021), Couto (2016), Cruz (2015), Cruz y Ventura (2019), Ferreira (2015), Melo (2015), Moita Lopes (2002), Nelson (2015), Norton y Early (2015), entre otros. Como corpus metodológico de la investigación, partirá de la investigación cualitativa, a fin de recoger los datos a través de las narrativas autobiográficas, cuestionarios con los alumnos y entrevista con la profesora. Con esto utilizaré los estudios de: Bortoni-Ricardo (2008), Celani (2005), Couto; da Silva Jovino; Esteche y de Lara (2012), Flick (2008; 2009), Gil (1987), Marconi y Lakatos (2003), Moita Lopes (2002), Norton y Early (2015). De esa manera, la investigación amplió la percepción de las/los estudiantes para la comprensión de la interseccionalidad y de los diversos marcadores sociales que conviven diariamente en varios contextos, principalmente en el ambiente escolar, en que experimentan hechos recurrentes las cuestiones de raza, de género y de clase social.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2023-12-06T15:13:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Rodrigues Neves.pdf: 1549228 bytes, checksum: 22f0ac59b03ef050a5f135f412b94da9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-06T15:13:27Z (GMT). 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Interseccionalidade
Identidade
Língua Espanhola
Narrativas autobiográficas
Raça
Gênero
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Interseccionalidad
Identidad
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Raza
Género
Clase Social
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description O termo interseccionalidade vem ganhando um espaço dentro do contexto acadêmico e do ambiente escolar, caracterizando a emergência de aspectos identitários entre (re)descobertas e (re)definições daquilo que nos constituí durante o percurso de nossa constituição através de experiências vivenciadas nessa trajetória. De acordo com Akotirene (2019), a operacionalidade interseccional atua nas mais diversas situações que ecoam em um fluxo contínuo, que se entrelaçam a partir de fatos e acontecimentos adentrados na temática de raça, de gênero e de classe social. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo verificar como as narrativas autobiográficas influem na percepção de estudantes, partindo de reflexões sobre a interseccionalidade, engendradas nas questões de raça, de gênero e de classe social, adentradas nas aulas de língua espanhola, com aplicabilidade em um Colégio Estadual, localizado na periferia do Munícipio de Ponta Grossa, em uma turma de 2°ano de Ensino Médio. A pesquisa visa responder as seguintes perguntas: Como são percebidas as identidades de raça interseccionadas com gênero e classe social encontradas nas narrativas autobiográficas de estudantes no contexto de Língua Espanhola? Qual é a visão da/o professor/a com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Como as reflexões interferem na percepção de estudantes com relação às identidades sociais de raça interseccionadas com gênero e classe social? Todo esse estudo parte das discussões teóricas sobre interseccionalidade: Akotirene (2019), Collins (2017), Crenshaw (1989), Gonzaléz (2020), Melo (2021) e Kilomba (2020). No que pauta as questões de raça, gênero e classe social utilizarei: Auad (2014), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015), De Lauretis (1994), Moita Lopes (2002), Palma, (2015), Ribeiro (2018), Ribeiro (2019), Scott (1995), Sene (2017), Souta (2017) e referente as narrativas autobiográficas, menciono os estudos de: Bohnen (2011), Block (2015), Collins (2021), Couto (2016), Cruz (2015), Cruz e Ventura (2019), Ferreira (2015), Melo (2015), Moita Lopes (2002), Nelson (2015), Norton e Early (2015), entre outros. Como corpus metodológico da pesquisa, parte-se da pesquisa qualitativa, a fim de coletar os dados através das narrativas autobiográficas, questionários com os alunos e entrevista com a professora. Com isso utiliza-se os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Celani (2005), Couto; da Silva Jovino; Esteche e de Lara (2012), Flick (2008; 2009), Gil (1987), Marconi e Lakatos (2003), Moita Lopes (2002), Norton e Early (2015). Dessa maneira, a pesquisa ampliou a percepção das/os estudantes para a compreensão da interseccionalidade e dos diversos marcadores sociais que convivem diariamente em vários contextos, principalmente no ambiente escolar, em que experienciam fatos recorrentes às questões de raça, de gênero e de classe social.
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