Desenvolvimento e afeto na compreensão de professoras de bebês e crianças bem pequenas: uma análise Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ienk, Taline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3895
Resumo: O objeto de estudo da pesquisa é a relação entre afeto e desenvolvimento infantil. Tem como objetivo analisar como as compreensões de professoras da creche sobre o afeto e o desenvolvimento infantil podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas. Como objetivos decorrentes, propõe-se a caracterizar as práticas de professoras da creche; identificar as compreensões das professoras sobre o desenvolvimento e o afeto e como se revelam em suas práticas pedagógicas, assim como, compreender como o entendimento das professoras sobre o afeto e o desenvolvimento podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas no âmbito da creche. Os olhares partem da prática, mais especificamente no enlace entre a Pedagogia e a Psicologia, identificando as lacunas em relação ao entendimento sobre o desenvolvimento infantil e o afeto, bem como os impactos nas práticas pedagógicas. Dessa maneira, o eixo epistemológico que orienta a pesquisa é a Teoria Histórico-Cultural, organizada por Vigotski e seus continuadores, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Abordamos o desenvolvimento do psiquismo e utilizamos os conceitos da periodização do desenvolvimento psíquico discutidos por Vigotski (1996), Elkonin (1987), Lísina (1987), Leontiev (1978), bem como os estudos de Pasqualini (2016), Martins (2020), Mello (2017), Eidt (2016), Cheroglu (2014; 2020) e Magalhães (2011; 2020). Para a geração de dados foram utilizadas as entrevistas narrativas e o grupo focal. Participaram da pesquisa 11 professoras da creche que atuam em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Ponta Grossa, previamente selecionados. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras, em sua maioria, compreendem o afeto enquanto demonstração de carinho, por meio de beijos e abraços. Sobre o desenvolvimento, é compreendido pelo viés biológico, a partir de processos de maturação de estruturas internas. As práticas revelam o predomínio da ação do adulto e as compreensões impactam as práticas no sentido de limitar e reduzir a oferta de situações que favoreçam o desenvolvimento das crianças. Por fim, considerando que os processos educativos nesta etapa se constituem como um importante espaço para apropriação da cultura e das relações humanas, compreendemos a importância e a necessidade de ampliar as compreensões e estudos sobre o afeto e o desenvolvimento no contexto da Educação Infantil. Dessa maneira, a pesquisa contribui com reflexões sobre a formação docente de professoras da creche, bem como para a qualidade da prática pedagógica nesta etapa educativa.
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Desenvolvimento e afeto na compreensão de professoras de bebês e crianças bem pequenas: uma análise Histórico-Cultural. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3895O objeto de estudo da pesquisa é a relação entre afeto e desenvolvimento infantil. Tem como objetivo analisar como as compreensões de professoras da creche sobre o afeto e o desenvolvimento infantil podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas. Como objetivos decorrentes, propõe-se a caracterizar as práticas de professoras da creche; identificar as compreensões das professoras sobre o desenvolvimento e o afeto e como se revelam em suas práticas pedagógicas, assim como, compreender como o entendimento das professoras sobre o afeto e o desenvolvimento podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas no âmbito da creche. Os olhares partem da prática, mais especificamente no enlace entre a Pedagogia e a Psicologia, identificando as lacunas em relação ao entendimento sobre o desenvolvimento infantil e o afeto, bem como os impactos nas práticas pedagógicas. Dessa maneira, o eixo epistemológico que orienta a pesquisa é a Teoria Histórico-Cultural, organizada por Vigotski e seus continuadores, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Abordamos o desenvolvimento do psiquismo e utilizamos os conceitos da periodização do desenvolvimento psíquico discutidos por Vigotski (1996), Elkonin (1987), Lísina (1987), Leontiev (1978), bem como os estudos de Pasqualini (2016), Martins (2020), Mello (2017), Eidt (2016), Cheroglu (2014; 2020) e Magalhães (2011; 2020). Para a geração de dados foram utilizadas as entrevistas narrativas e o grupo focal. Participaram da pesquisa 11 professoras da creche que atuam em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Ponta Grossa, previamente selecionados. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras, em sua maioria, compreendem o afeto enquanto demonstração de carinho, por meio de beijos e abraços. Sobre o desenvolvimento, é compreendido pelo viés biológico, a partir de processos de maturação de estruturas internas. As práticas revelam o predomínio da ação do adulto e as compreensões impactam as práticas no sentido de limitar e reduzir a oferta de situações que favoreçam o desenvolvimento das crianças. Por fim, considerando que os processos educativos nesta etapa se constituem como um importante espaço para apropriação da cultura e das relações humanas, compreendemos a importância e a necessidade de ampliar as compreensões e estudos sobre o afeto e o desenvolvimento no contexto da Educação Infantil. Dessa maneira, a pesquisa contribui com reflexões sobre a formação docente de professoras da creche, bem como para a qualidade da prática pedagógica nesta etapa educativa.The research object of study is the relationship between affection and child development. It aims to analyze how daycare teachers' understanding of affection and child development can impact relationships with babies and very young children. As resulting objectives, it is proposed to characterize the practices of daycare teachers; to identify the teachers' understanding of development and affection and how they are revealed in their pedagogical practices, as well as to understand how the teachers' understanding of affection and development can impact on relationships with babies and very young children within the day care center. The views start from practice, more specifically in the link between Pedagogy and Psychology, identifying gaps in relation to the understanding of child development and affection, as well as the impacts on pedagogical practices. In this way, the epistemological axis that guides the research is the Historical-Cultural theory, organized by Vygotsky and his followers, based on historical-dialectical materialism. We approach the development of the psyche and use the concepts of periodization of psychic development discussed by Vigotski (1996), Elkonin (1987), Lísina (1987), Leontiev (1978), as well as studies by Pasqualini (2016), Martins (2020) , Mello (2017), Eidt (2016), Cheroglu (2014; 2020) and Magalhães (2011; 2020). For data generation, narrative interviews and focus groups were used. Eleven daycare teachers who work in three Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI) in the city of Ponta Grossa, previously selected, participated in the research. The results of the research indicate that the teachers, for the most part, understand affection as a demonstration of affection, through kisses and hugs. Regarding development, it is understood from a biological perspective, based on processes of maturation of internal structures. The practices reveal the predominance of adult action and the understandings impact the practices in the sense of limiting and reducing the offer of situations that favor the development of children. Finally, considering that the educational processes at this stage constitute an important space for the appropriation of culture and human relationships, we understand the importance and the need to expand understandings and studies on affection and development in the context of Early Childhood Education. In this way, the research contributes with reflections on the teacher training of daycare teachers, as well as on the quality of the pedagogical practice in this educational stage.Submitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2023-05-03T22:14:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Taline Ienk.pdf: 4936538 bytes, checksum: 0d9644aa28e2a3d3b46626b219c1b43d (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-03T22:14:54Z (GMT). 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Cartaxo, Simone Regina Manosso
Magalhães, Cassiana
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topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenvolvimento infantil
Afeto
Educação infantil
Teoria Histórico-Cultural
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Child development
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Nursery
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description O objeto de estudo da pesquisa é a relação entre afeto e desenvolvimento infantil. Tem como objetivo analisar como as compreensões de professoras da creche sobre o afeto e o desenvolvimento infantil podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas. Como objetivos decorrentes, propõe-se a caracterizar as práticas de professoras da creche; identificar as compreensões das professoras sobre o desenvolvimento e o afeto e como se revelam em suas práticas pedagógicas, assim como, compreender como o entendimento das professoras sobre o afeto e o desenvolvimento podem impactar nas relações com bebês e crianças bem pequenas no âmbito da creche. Os olhares partem da prática, mais especificamente no enlace entre a Pedagogia e a Psicologia, identificando as lacunas em relação ao entendimento sobre o desenvolvimento infantil e o afeto, bem como os impactos nas práticas pedagógicas. Dessa maneira, o eixo epistemológico que orienta a pesquisa é a Teoria Histórico-Cultural, organizada por Vigotski e seus continuadores, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Abordamos o desenvolvimento do psiquismo e utilizamos os conceitos da periodização do desenvolvimento psíquico discutidos por Vigotski (1996), Elkonin (1987), Lísina (1987), Leontiev (1978), bem como os estudos de Pasqualini (2016), Martins (2020), Mello (2017), Eidt (2016), Cheroglu (2014; 2020) e Magalhães (2011; 2020). Para a geração de dados foram utilizadas as entrevistas narrativas e o grupo focal. Participaram da pesquisa 11 professoras da creche que atuam em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Ponta Grossa, previamente selecionados. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras, em sua maioria, compreendem o afeto enquanto demonstração de carinho, por meio de beijos e abraços. Sobre o desenvolvimento, é compreendido pelo viés biológico, a partir de processos de maturação de estruturas internas. As práticas revelam o predomínio da ação do adulto e as compreensões impactam as práticas no sentido de limitar e reduzir a oferta de situações que favoreçam o desenvolvimento das crianças. Por fim, considerando que os processos educativos nesta etapa se constituem como um importante espaço para apropriação da cultura e das relações humanas, compreendemos a importância e a necessidade de ampliar as compreensões e estudos sobre o afeto e o desenvolvimento no contexto da Educação Infantil. Dessa maneira, a pesquisa contribui com reflexões sobre a formação docente de professoras da creche, bem como para a qualidade da prática pedagógica nesta etapa educativa.
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