Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIVIAN, Catia Cristine Urnau
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PRECI, Daiane, HERMANNS, Gislaine, WEBER, Fernanda Hart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/973
Resumo: A população está em busca pela melhoria da qualidade de vida, sendo esta realizada através do consumo de novos produtos com características funcionais, que possam ocasionar efeitos benéficos à saúde. Este trabalho teve como objetivo elaborar um gelado comestível adicionado de linhaça e quinoa. Foram desenvolvidas cinco formulações de gelado comestível, sendo uma padrão sem adição de linhaça e quinoa, e nas demais formulações foram utilizadas diferentes concentrações desses ingredientes. A avaliação da aceitabilidade sensorial foi realizada por 100 julgadores não-treinados, estes avaliaram a aceitação global das formulações, utilizando o teste de escala hedônica de nove pontos. A amostra padrão (A) e a amostra B, C e E, tiveram melhor aceitação, diferente da amostra D que diferiu significativamente da amostra A (padrão) nos atributos de sabor, textura, sabor residual e impressão global. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas na amostra A e na amostra E devido a mesma apresentar os dois ingredientes funcionais (linhaça e quinoa) e também devido a mesma não se diferenciar da amostra A, apresentando praticamente o mesmo nível de aceitabilidade pelos provadores. As análises microbiológicas de ambas as amostras estão de acordo com os padrões legais vigentes e as análises físico-químicas apresentaram resultados satisfatórios. O gelado comestível da amostra E apresentou 1,1 g de fibra por 100g de amostra, diferente da amostra A que não apresentou concentração de fibra. Esse resultado permite concluir que a amostra E possui ingredientes funcionais no desenvolvimento de produtos com concentração de fibras, sendo um produto diferenciado na alimentação.
id UERGS-1_04ca8bf5ed82ab641621fbda9bd655fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/973
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)linhaça, quinoa, avaliação sensorial, fibra alimentarA população está em busca pela melhoria da qualidade de vida, sendo esta realizada através do consumo de novos produtos com características funcionais, que possam ocasionar efeitos benéficos à saúde. Este trabalho teve como objetivo elaborar um gelado comestível adicionado de linhaça e quinoa. Foram desenvolvidas cinco formulações de gelado comestível, sendo uma padrão sem adição de linhaça e quinoa, e nas demais formulações foram utilizadas diferentes concentrações desses ingredientes. A avaliação da aceitabilidade sensorial foi realizada por 100 julgadores não-treinados, estes avaliaram a aceitação global das formulações, utilizando o teste de escala hedônica de nove pontos. A amostra padrão (A) e a amostra B, C e E, tiveram melhor aceitação, diferente da amostra D que diferiu significativamente da amostra A (padrão) nos atributos de sabor, textura, sabor residual e impressão global. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas na amostra A e na amostra E devido a mesma apresentar os dois ingredientes funcionais (linhaça e quinoa) e também devido a mesma não se diferenciar da amostra A, apresentando praticamente o mesmo nível de aceitabilidade pelos provadores. As análises microbiológicas de ambas as amostras estão de acordo com os padrões legais vigentes e as análises físico-químicas apresentaram resultados satisfatórios. O gelado comestível da amostra E apresentou 1,1 g de fibra por 100g de amostra, diferente da amostra A que não apresentou concentração de fibra. Esse resultado permite concluir que a amostra E possui ingredientes funcionais no desenvolvimento de produtos com concentração de fibras, sendo um produto diferenciado na alimentação.Uergs2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/97310.21674/2448-0479.33.508-527Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 3 n. 3 (2017): RevUergs; 508-5272448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/973/214Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVIVIAN, Catia Cristine UrnauPRECI, DaianeHERMANNS, GislaineWEBER, Fernanda Hart2020-07-22T13:07:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/973Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-07-22T13:07:27Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
title Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
spellingShingle Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
VIVIAN, Catia Cristine Urnau
linhaça, quinoa, avaliação sensorial, fibra alimentar
title_short Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
title_full Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
title_fullStr Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
title_full_unstemmed Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
title_sort Desenvolvimento de gelado comestível adicionado de linhaça (Linum usitatissimum L.) e quinoa (Chenopodium quinoa Willd)
author VIVIAN, Catia Cristine Urnau
author_facet VIVIAN, Catia Cristine Urnau
PRECI, Daiane
HERMANNS, Gislaine
WEBER, Fernanda Hart
author_role author
author2 PRECI, Daiane
HERMANNS, Gislaine
WEBER, Fernanda Hart
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIVIAN, Catia Cristine Urnau
PRECI, Daiane
HERMANNS, Gislaine
WEBER, Fernanda Hart
dc.subject.por.fl_str_mv linhaça, quinoa, avaliação sensorial, fibra alimentar
topic linhaça, quinoa, avaliação sensorial, fibra alimentar
description A população está em busca pela melhoria da qualidade de vida, sendo esta realizada através do consumo de novos produtos com características funcionais, que possam ocasionar efeitos benéficos à saúde. Este trabalho teve como objetivo elaborar um gelado comestível adicionado de linhaça e quinoa. Foram desenvolvidas cinco formulações de gelado comestível, sendo uma padrão sem adição de linhaça e quinoa, e nas demais formulações foram utilizadas diferentes concentrações desses ingredientes. A avaliação da aceitabilidade sensorial foi realizada por 100 julgadores não-treinados, estes avaliaram a aceitação global das formulações, utilizando o teste de escala hedônica de nove pontos. A amostra padrão (A) e a amostra B, C e E, tiveram melhor aceitação, diferente da amostra D que diferiu significativamente da amostra A (padrão) nos atributos de sabor, textura, sabor residual e impressão global. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas na amostra A e na amostra E devido a mesma apresentar os dois ingredientes funcionais (linhaça e quinoa) e também devido a mesma não se diferenciar da amostra A, apresentando praticamente o mesmo nível de aceitabilidade pelos provadores. As análises microbiológicas de ambas as amostras estão de acordo com os padrões legais vigentes e as análises físico-químicas apresentaram resultados satisfatórios. O gelado comestível da amostra E apresentou 1,1 g de fibra por 100g de amostra, diferente da amostra A que não apresentou concentração de fibra. Esse resultado permite concluir que a amostra E possui ingredientes funcionais no desenvolvimento de produtos com concentração de fibras, sendo um produto diferenciado na alimentação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/973
10.21674/2448-0479.33.508-527
url http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/973
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.33.508-527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/973/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 3 n. 3 (2017): RevUergs; 508-527
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1754569445473255424