A narrativa compartilhada em jogos de rpg e sua influência na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas Silveira, Nelson Lilioso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menti, Magali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3272
Resumo: Resumo O presente artigo é resultante de uma pesquisa documental que apresenta o RPG como ferramenta que desperta o interesse em literatura, especificamente a literatura dos cenários onde o jogo se passa, e cujo objetivo foi investigar a influência desse tipo de narrativa na formação do leitor. Discorre sobre o histórico do RPG e sua ascendência na construção literária de um gênero RPGístico, através de uma análise sobre o jogo de interpretação em sua conceituação, elementos e substratos mecânicos, de forma a compreender a importância do lore dentro dos cenários onde ocorre a narrativa. Verifica as dinâmicas entre os jogadores, narrador e autor através do jogo, considerando o compartilhamento da narrativa. Estabelece diferenciação entre a narrativa compartilhada e a coautoria da narrativa. Investiga o metagame e suas influências dentro da narrativa. Realiza levantamento de informações sobre as Night Witches. Desenvolve estudo de caso para verificar a influência da narrativa compartilhada na formação leitora bem como a capacidade do RPG em colaborar com a formação leitora através desse compartilhamento. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para desenvolver uma análise epistemológica sobre o tema, investigando conceitos em sua aplicação prática. Constatamos o incentivo à formação leitora ao estimular o jogador a ler mais, sobre o jogo, o sistema, o cenário e outras informações. Destarte, ao inserir o leitor como protagonista, viabiliza aplicar o obtido na experimentação performática e lúdica das experiências literárias, o tornar contador da história e personagem daquilo que ele leu e pode estar lendo. Palavras-chave: Ludicidade; metagame; lore; night witches. Abstract This article is the result of a documental research which presents RPG as a tool to create interest in literature, specifically about the setting of the game and addresses the history of RPG and its influence on creating a literary genre, its objective is to seek the influence of these narratives in reader’s development. This research analyses the role-playing game's concepts, and mechanics to understand the importance of the lore for the game. It verifies the dynamics between players, game master, and author, considering the shared narrative and establishing differences between shared narrative and co-authorship. It also investigates the concept of metagame and its influence within the narrative by collecting information about the Night Witches and developing a case study to verify the influence of the shared narrative in the reader’s formation as well as how RPG assists the reader’s formation by sharing narratives. The results of this study show that RPG encourages the reader’s formation and qualifies the reading process while stimulating players to read more about the game, the system, the setting and other information. The study uses a case study and bibliographical research to develop an epistemological analysis, investigating concepts in their practical application. By inserting the reader as the protagonist, it possible to apply what has been obtained in the performative and playful experimentation of literary experiences, making the reader the story teller and character of what they have read and may be reading. Keywords: Playfullness; metagame; lore; night witches. Resumen Este artículo es el resultado de una investigación documental que presenta al RPG como una herramienta que despierta el interés por la literatura, específicamente la literatura sobre los escenarios donde se desarrolla el juego, y cuyo objetivo fue investigar la influencia de este tipo de narrativas en la formación del lector. Se discute la historia del RPG y su ascendencia en la construcción literaria de un género RPG, a través de un análisis del juego de rol en su conceptualización, elementos y sustratos mecánicos, con el fin de comprender la importancia del lore dentro de los escenarios donde se desarrolla la narrativa. . Comprueba la dinámica entre jugadores, narrador y autor a lo largo del juego, considerando el intercambio de la narrativa. Distingue entre narrativa compartida y coautoría narrativa. Investiga el metajuego y sus influencias dentro de la narrativa. Realiza una encuesta de información sobre las Brujas Nocturnas. Desarrolla un estudio de caso para verificar la influencia de la narrativa compartida en la formación del lector, así como la capacidad de los juegos de rol para colaborar con la formación del lector a través de este intercambio. Utilizamos la metodología de la investigación bibliográfica y el estudio de casos para desarrollar un análisis epistemológico sobre el tema, investigando conceptos en su aplicación práctica. Vemos el estímulo de la formación del lector al animar al jugador a leer más sobre el juego, el sistema, el escenario y otra información. Así, al insertar al lector como protagonista, permite aplicar lo obtenido en la experimentación performativa y lúdica de experiencias literarias, convirtiéndose en narrador y personaje de lo que ha leído y puede estar leyendo. Palabras clave: Alegría; metagame; ciencia; brujas de la noche.
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Estabelece diferenciação entre a narrativa compartilhada e a coautoria da narrativa. Investiga o metagame e suas influências dentro da narrativa. Realiza levantamento de informações sobre as Night Witches. Desenvolve estudo de caso para verificar a influência da narrativa compartilhada na formação leitora bem como a capacidade do RPG em colaborar com a formação leitora através desse compartilhamento. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para desenvolver uma análise epistemológica sobre o tema, investigando conceitos em sua aplicação prática. Constatamos o incentivo à formação leitora ao estimular o jogador a ler mais, sobre o jogo, o sistema, o cenário e outras informações. Destarte, ao inserir o leitor como protagonista, viabiliza aplicar o obtido na experimentação performática e lúdica das experiências literárias, o tornar contador da história e personagem daquilo que ele leu e pode estar lendo. Palavras-chave: Ludicidade; metagame; lore; night witches. Abstract This article is the result of a documental research which presents RPG as a tool to create interest in literature, specifically about the setting of the game and addresses the history of RPG and its influence on creating a literary genre, its objective is to seek the influence of these narratives in reader’s development. This research analyses the role-playing game's concepts, and mechanics to understand the importance of the lore for the game. It verifies the dynamics between players, game master, and author, considering the shared narrative and establishing differences between shared narrative and co-authorship. It also investigates the concept of metagame and its influence within the narrative by collecting information about the Night Witches and developing a case study to verify the influence of the shared narrative in the reader’s formation as well as how RPG assists the reader’s formation by sharing narratives. The results of this study show that RPG encourages the reader’s formation and qualifies the reading process while stimulating players to read more about the game, the system, the setting and other information. The study uses a case study and bibliographical research to develop an epistemological analysis, investigating concepts in their practical application. By inserting the reader as the protagonist, it possible to apply what has been obtained in the performative and playful experimentation of literary experiences, making the reader the story teller and character of what they have read and may be reading. Keywords: Playfullness; metagame; lore; night witches. Resumen Este artículo es el resultado de una investigación documental que presenta al RPG como una herramienta que despierta el interés por la literatura, específicamente la literatura sobre los escenarios donde se desarrolla el juego, y cuyo objetivo fue investigar la influencia de este tipo de narrativas en la formación del lector. Se discute la historia del RPG y su ascendencia en la construcción literaria de un género RPG, a través de un análisis del juego de rol en su conceptualización, elementos y sustratos mecánicos, con el fin de comprender la importancia del lore dentro de los escenarios donde se desarrolla la narrativa. . Comprueba la dinámica entre jugadores, narrador y autor a lo largo del juego, considerando el intercambio de la narrativa. Distingue entre narrativa compartida y coautoría narrativa. Investiga el metajuego y sus influencias dentro de la narrativa. Realiza una encuesta de información sobre las Brujas Nocturnas. Desarrolla un estudio de caso para verificar la influencia de la narrativa compartida en la formación del lector, así como la capacidad de los juegos de rol para colaborar con la formación del lector a través de este intercambio. Utilizamos la metodología de la investigación bibliográfica y el estudio de casos para desarrollar un análisis epistemológico sobre el tema, investigando conceptos en su aplicación práctica. Vemos el estímulo de la formación del lector al animar al jugador a leer más sobre el juego, el sistema, el escenario y otra información. Así, al insertar al lector como protagonista, permite aplicar lo obtenido en la experimentación performativa y lúdica de experiencias literarias, convirtiéndose en narrador y personaje de lo que ha leído y puede estar leyendo. 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Desenvolve estudo de caso para verificar a influência da narrativa compartilhada na formação leitora bem como a capacidade do RPG em colaborar com a formação leitora através desse compartilhamento. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para desenvolver uma análise epistemológica sobre o tema, investigando conceitos em sua aplicação prática. Constatamos o incentivo à formação leitora ao estimular o jogador a ler mais, sobre o jogo, o sistema, o cenário e outras informações. Destarte, ao inserir o leitor como protagonista, viabiliza aplicar o obtido na experimentação performática e lúdica das experiências literárias, o tornar contador da história e personagem daquilo que ele leu e pode estar lendo. Palavras-chave: Ludicidade; metagame; lore; night witches. Abstract This article is the result of a documental research which presents RPG as a tool to create interest in literature, specifically about the setting of the game and addresses the history of RPG and its influence on creating a literary genre, its objective is to seek the influence of these narratives in reader’s development. This research analyses the role-playing game's concepts, and mechanics to understand the importance of the lore for the game. It verifies the dynamics between players, game master, and author, considering the shared narrative and establishing differences between shared narrative and co-authorship. It also investigates the concept of metagame and its influence within the narrative by collecting information about the Night Witches and developing a case study to verify the influence of the shared narrative in the reader’s formation as well as how RPG assists the reader’s formation by sharing narratives. The results of this study show that RPG encourages the reader’s formation and qualifies the reading process while stimulating players to read more about the game, the system, the setting and other information. The study uses a case study and bibliographical research to develop an epistemological analysis, investigating concepts in their practical application. By inserting the reader as the protagonist, it possible to apply what has been obtained in the performative and playful experimentation of literary experiences, making the reader the story teller and character of what they have read and may be reading. Keywords: Playfullness; metagame; lore; night witches. Resumen Este artículo es el resultado de una investigación documental que presenta al RPG como una herramienta que despierta el interés por la literatura, específicamente la literatura sobre los escenarios donde se desarrolla el juego, y cuyo objetivo fue investigar la influencia de este tipo de narrativas en la formación del lector. Se discute la historia del RPG y su ascendencia en la construcción literaria de un género RPG, a través de un análisis del juego de rol en su conceptualización, elementos y sustratos mecánicos, con el fin de comprender la importancia del lore dentro de los escenarios donde se desarrolla la narrativa. . Comprueba la dinámica entre jugadores, narrador y autor a lo largo del juego, considerando el intercambio de la narrativa. Distingue entre narrativa compartida y coautoría narrativa. Investiga el metajuego y sus influencias dentro de la narrativa. Realiza una encuesta de información sobre las Brujas Nocturnas. Desarrolla un estudio de caso para verificar la influencia de la narrativa compartida en la formación del lector, así como la capacidad de los juegos de rol para colaborar con la formación del lector a través de este intercambio. Utilizamos la metodología de la investigación bibliográfica y el estudio de casos para desarrollar un análisis epistemológico sobre el tema, investigando conceptos en su aplicación práctica. Vemos el estímulo de la formación del lector al animar al jugador a leer más sobre el juego, el sistema, el escenario y otra información. Así, al insertar al lector como protagonista, permite aplicar lo obtenido en la experimentación performativa y lúdica de experiencias literarias, convirtiéndose en narrador y personaje de lo que ha leído y puede estar leyendo. Palabras clave: Alegría; metagame; ciencia; brujas de la noche.
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