Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Machado da Silva, Rosmary
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Parode, Valquiria Pezzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3278
Resumo: Resumo O referido artigo tem como tema a Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) enquanto processo Transdisciplinar na Educação. A pesquisa qualitativa se constitui no campo das teorias do conhecimento da Educação, da Terapia familiar na Escola (GROISMAN, 2015), da Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) e da Leitura Compartilhada (LOIS, 2010) enquanto formação de leitores, pelo princípio da Inter e transdisciplinaridade (SANTOMÉ,1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). O objetivo da pesquisa é ressaltar a importância da Biblioterapia enquanto processo transdisciplinar na educação, da Terapia de Familia e da Leitura compartilhada, para compreender como transita a indisciplina e o não letramento em espaços escolares, e como esses podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e comportamental de uma criança, de um adolescente, que faz parte também, de um complexo Sistema Familiar (MINUCHIN, 2009). A pesquisa se desenvolveu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Porto Alegre, sendo que, foi realizado estudo de caso com duas famílias, com três pessoas de cada família (aluno, pai e mãe). A pesquisa utilizou-se dos registros escritos, com entrevistas e genetogramas (BOWEN, 1994). Para análise dos dados e a preservação da identidade dos participantes da pesquisa, os dois casos foram identificados como F1 e F2. A metodologia empregada ressalta a importância do método descritivo na construção de uma Educação Inter e Transdisciplinar, da formação a partir das diversas formas de conhecimento, como a Biblioterapia, a Leitura Compartilhada, sendo que a Terapia de Família nos levou a encontrar, também, nas relações afetivas, respostas para as indagações sobre como reverter à indisciplina e o não letramento. Palavras-chave: Biblioterapia; terapia familiar na escola; educação inter transdisciplinar; leitura compartilhada; formação do leitor. Abstract This article has its theme Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) as a Transdisciplinary process in Education. Qualitative research constitutes the field of knowledge theories of Education, Family Therapy at School (GROISMAN, 2015), Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) and Shared Reading (LOIS, 2010) as reader training, by inter and transdisciplinary perspectives (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). The objective of the research is to emphasize the importance of Bibliotherapy as a transdisciplinary process in education, Family Therapy and Shared Reading, in order to understand how indiscipline and non-literacy transits in school spaces, and how these can influence cognitive and behavioral development of a child, a young adolescent who is also part of a complex Family System (MINUCHIN, 2009). In this context, the research was developed in a State Elementary and High School, in the city of Porto Alegre, by a qualitative approach, as a case study with two families. The subjects directly involved in the research are in the number of three people (student, father and mother) by family. The research was also based on written records, with declarations, interviews and genetograms (BOWEN, 1994). For data analysis and preservation of the research participants´ identity, the two cases were identified as F1 and F2. The methodology used emphasizes the importance of the method described in the construction of an Inter and Transdisciplinary Education, of training from different forms of knowledge, such as Bibliotherapy, Shared Reading, and Family Therapy. The training from different forms of knowledge led us to find, also, in the affective relationships, answers to questions about how to revert to indiscipline and non-literacy. Keywords: Bibliotherapy; family therapy at school; inter-transdisciplinary education; shared reading; reader training.                                                                                  Resumen Este artículo tiene como tema la Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) como un proceso transdisciplinario en educación. La investigación cualitativa se constituye en el campo de las teorías del conocimiento en Educación, Terapia Familiar en la Escuela (GROISMAN, 2015), Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) y Lectura Compartida (LOIS, 2010) mientras se forma a los lectores, basados ​​en el principio de inter y transdisciplinariedad (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). El objetivo de la investigación es enfatizar la importancia de la Biblioterapia como un proceso transdisciplinario en la educación, Terapia Familiar y Lectura Compartida, para comprender cómo transitan la indisciplina y la no alfabetización en los espacios escolares, y cómo estos pueden influir en la cognición y el comportamiento de un niño o de un adolescente, que también forma parte de un Sistema Familiar complejo (MINUCHIN, 2009). La investigación se desarrolló en una escuela estatal de enseñanza primaria y secundaria, en la ciudad de Porto Alegre, y se realizó un estudio de caso con dos familias, con tres personas de cada familia (alumno, padre y madre). La investigación utilizó registros escritos, entrevistas y genetogramas (BOWEN, 1994). Para el análisis de datos y la preservación de la identidad de los participantes, los dos casos se identificaron como F1 y F2. La metodología utilizada enfatiza la importancia del método descriptivo en la construcción de una educación inter y transdisciplinar, de formación desde diferentes formas de conocimiento, como la Biblioterapia y la Lectura Compartida. Además, la Terapia Familiar nos llevó a encontrar, en las relaciones afectivas, respuestas a preguntas sobre cómo combatir la indisciplina y el analfabetismo. Palabras clave: Biblioterapia; terapia familiar en la escuela; educación intertransdisciplinaria; lectura compartida; formación de lectores.
id UERGS-1_c17c9afe8a286fd686dcc89e6bf8c1b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3278
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educaçãoBiblioterapia;terapia familiar na escola;educação inter transdisciplinar;leitura compartilhada;formação do leitor.Biblioterapia;terapia familiar en la escuela;educación intertransdisciplinaria;lectura compartida;formación de lectores.Bibliotherapy;family therapy at school;inter-transdisciplinary education;shared reading;reader training.Resumo O referido artigo tem como tema a Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) enquanto processo Transdisciplinar na Educação. A pesquisa qualitativa se constitui no campo das teorias do conhecimento da Educação, da Terapia familiar na Escola (GROISMAN, 2015), da Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) e da Leitura Compartilhada (LOIS, 2010) enquanto formação de leitores, pelo princípio da Inter e transdisciplinaridade (SANTOMÉ,1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). O objetivo da pesquisa é ressaltar a importância da Biblioterapia enquanto processo transdisciplinar na educação, da Terapia de Familia e da Leitura compartilhada, para compreender como transita a indisciplina e o não letramento em espaços escolares, e como esses podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e comportamental de uma criança, de um adolescente, que faz parte também, de um complexo Sistema Familiar (MINUCHIN, 2009). A pesquisa se desenvolveu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Porto Alegre, sendo que, foi realizado estudo de caso com duas famílias, com três pessoas de cada família (aluno, pai e mãe). A pesquisa utilizou-se dos registros escritos, com entrevistas e genetogramas (BOWEN, 1994). Para análise dos dados e a preservação da identidade dos participantes da pesquisa, os dois casos foram identificados como F1 e F2. A metodologia empregada ressalta a importância do método descritivo na construção de uma Educação Inter e Transdisciplinar, da formação a partir das diversas formas de conhecimento, como a Biblioterapia, a Leitura Compartilhada, sendo que a Terapia de Família nos levou a encontrar, também, nas relações afetivas, respostas para as indagações sobre como reverter à indisciplina e o não letramento. Palavras-chave: Biblioterapia; terapia familiar na escola; educação inter transdisciplinar; leitura compartilhada; formação do leitor. Abstract This article has its theme Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) as a Transdisciplinary process in Education. Qualitative research constitutes the field of knowledge theories of Education, Family Therapy at School (GROISMAN, 2015), Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) and Shared Reading (LOIS, 2010) as reader training, by inter and transdisciplinary perspectives (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). The objective of the research is to emphasize the importance of Bibliotherapy as a transdisciplinary process in education, Family Therapy and Shared Reading, in order to understand how indiscipline and non-literacy transits in school spaces, and how these can influence cognitive and behavioral development of a child, a young adolescent who is also part of a complex Family System (MINUCHIN, 2009). In this context, the research was developed in a State Elementary and High School, in the city of Porto Alegre, by a qualitative approach, as a case study with two families. The subjects directly involved in the research are in the number of three people (student, father and mother) by family. The research was also based on written records, with declarations, interviews and genetograms (BOWEN, 1994). For data analysis and preservation of the research participants´ identity, the two cases were identified as F1 and F2. The methodology used emphasizes the importance of the method described in the construction of an Inter and Transdisciplinary Education, of training from different forms of knowledge, such as Bibliotherapy, Shared Reading, and Family Therapy. The training from different forms of knowledge led us to find, also, in the affective relationships, answers to questions about how to revert to indiscipline and non-literacy. Keywords: Bibliotherapy; family therapy at school; inter-transdisciplinary education; shared reading; reader training.                                                                                  Resumen Este artículo tiene como tema la Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) como un proceso transdisciplinario en educación. La investigación cualitativa se constituye en el campo de las teorías del conocimiento en Educación, Terapia Familiar en la Escuela (GROISMAN, 2015), Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) y Lectura Compartida (LOIS, 2010) mientras se forma a los lectores, basados ​​en el principio de inter y transdisciplinariedad (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). El objetivo de la investigación es enfatizar la importancia de la Biblioterapia como un proceso transdisciplinario en la educación, Terapia Familiar y Lectura Compartida, para comprender cómo transitan la indisciplina y la no alfabetización en los espacios escolares, y cómo estos pueden influir en la cognición y el comportamiento de un niño o de un adolescente, que también forma parte de un Sistema Familiar complejo (MINUCHIN, 2009). La investigación se desarrolló en una escuela estatal de enseñanza primaria y secundaria, en la ciudad de Porto Alegre, y se realizó un estudio de caso con dos familias, con tres personas de cada familia (alumno, padre y madre). La investigación utilizó registros escritos, entrevistas y genetogramas (BOWEN, 1994). Para el análisis de datos y la preservación de la identidad de los participantes, los dos casos se identificaron como F1 y F2. La metodología utilizada enfatiza la importancia del método descriptivo en la construcción de una educación inter y transdisciplinar, de formación desde diferentes formas de conocimiento, como la Biblioterapia y la Lectura Compartida. Además, la Terapia Familiar nos llevó a encontrar, en las relaciones afectivas, respuestas a preguntas sobre cómo combatir la indisciplina y el analfabetismo. Palabras clave: Biblioterapia; terapia familiar en la escuela; educación intertransdisciplinaria; lectura compartida; formación de lectores.Uergs2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/327810.21674/2448-0479.73.267-274Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 7 n. 3 (2021): Letras na Uergs: letramentos, leituras e formação de leitores; 267-2742448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3278/533Copyright (c) 2021 Rosmary Maria Machado da Silva, Valquiria Pezzi Parodeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria Machado da Silva, RosmaryParode, Valquiria Pezzi2021-12-29T18:58:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3278Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2021-12-29T18:58:13Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
title Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
spellingShingle Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
Maria Machado da Silva, Rosmary
Biblioterapia;
terapia familiar na escola;
educação inter transdisciplinar;
leitura compartilhada;
formação do leitor.
Biblioterapia;
terapia familiar en la escuela;
educación intertransdisciplinaria;
lectura compartida;
formación de lectores.
Bibliotherapy;
family therapy at school;
inter-transdisciplinary education;
shared reading;
reader training.
title_short Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
title_full Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
title_fullStr Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
title_full_unstemmed Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
title_sort Biblioterapia: um processo transdisciplinar na educação
author Maria Machado da Silva, Rosmary
author_facet Maria Machado da Silva, Rosmary
Parode, Valquiria Pezzi
author_role author
author2 Parode, Valquiria Pezzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Machado da Silva, Rosmary
Parode, Valquiria Pezzi
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia;
terapia familiar na escola;
educação inter transdisciplinar;
leitura compartilhada;
formação do leitor.
Biblioterapia;
terapia familiar en la escuela;
educación intertransdisciplinaria;
lectura compartida;
formación de lectores.
Bibliotherapy;
family therapy at school;
inter-transdisciplinary education;
shared reading;
reader training.
topic Biblioterapia;
terapia familiar na escola;
educação inter transdisciplinar;
leitura compartilhada;
formação do leitor.
Biblioterapia;
terapia familiar en la escuela;
educación intertransdisciplinaria;
lectura compartida;
formación de lectores.
Bibliotherapy;
family therapy at school;
inter-transdisciplinary education;
shared reading;
reader training.
description Resumo O referido artigo tem como tema a Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) enquanto processo Transdisciplinar na Educação. A pesquisa qualitativa se constitui no campo das teorias do conhecimento da Educação, da Terapia familiar na Escola (GROISMAN, 2015), da Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) e da Leitura Compartilhada (LOIS, 2010) enquanto formação de leitores, pelo princípio da Inter e transdisciplinaridade (SANTOMÉ,1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). O objetivo da pesquisa é ressaltar a importância da Biblioterapia enquanto processo transdisciplinar na educação, da Terapia de Familia e da Leitura compartilhada, para compreender como transita a indisciplina e o não letramento em espaços escolares, e como esses podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e comportamental de uma criança, de um adolescente, que faz parte também, de um complexo Sistema Familiar (MINUCHIN, 2009). A pesquisa se desenvolveu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Porto Alegre, sendo que, foi realizado estudo de caso com duas famílias, com três pessoas de cada família (aluno, pai e mãe). A pesquisa utilizou-se dos registros escritos, com entrevistas e genetogramas (BOWEN, 1994). Para análise dos dados e a preservação da identidade dos participantes da pesquisa, os dois casos foram identificados como F1 e F2. A metodologia empregada ressalta a importância do método descritivo na construção de uma Educação Inter e Transdisciplinar, da formação a partir das diversas formas de conhecimento, como a Biblioterapia, a Leitura Compartilhada, sendo que a Terapia de Família nos levou a encontrar, também, nas relações afetivas, respostas para as indagações sobre como reverter à indisciplina e o não letramento. Palavras-chave: Biblioterapia; terapia familiar na escola; educação inter transdisciplinar; leitura compartilhada; formação do leitor. Abstract This article has its theme Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) as a Transdisciplinary process in Education. Qualitative research constitutes the field of knowledge theories of Education, Family Therapy at School (GROISMAN, 2015), Bibliotherapy (OUAKNIN, 1996) and Shared Reading (LOIS, 2010) as reader training, by inter and transdisciplinary perspectives (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). The objective of the research is to emphasize the importance of Bibliotherapy as a transdisciplinary process in education, Family Therapy and Shared Reading, in order to understand how indiscipline and non-literacy transits in school spaces, and how these can influence cognitive and behavioral development of a child, a young adolescent who is also part of a complex Family System (MINUCHIN, 2009). In this context, the research was developed in a State Elementary and High School, in the city of Porto Alegre, by a qualitative approach, as a case study with two families. The subjects directly involved in the research are in the number of three people (student, father and mother) by family. The research was also based on written records, with declarations, interviews and genetograms (BOWEN, 1994). For data analysis and preservation of the research participants´ identity, the two cases were identified as F1 and F2. The methodology used emphasizes the importance of the method described in the construction of an Inter and Transdisciplinary Education, of training from different forms of knowledge, such as Bibliotherapy, Shared Reading, and Family Therapy. The training from different forms of knowledge led us to find, also, in the affective relationships, answers to questions about how to revert to indiscipline and non-literacy. Keywords: Bibliotherapy; family therapy at school; inter-transdisciplinary education; shared reading; reader training.                                                                                  Resumen Este artículo tiene como tema la Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) como un proceso transdisciplinario en educación. La investigación cualitativa se constituye en el campo de las teorías del conocimiento en Educación, Terapia Familiar en la Escuela (GROISMAN, 2015), Biblioterapia (OUAKNIN, 1996) y Lectura Compartida (LOIS, 2010) mientras se forma a los lectores, basados ​​en el principio de inter y transdisciplinariedad (SANTOMÉ, 1998, NICOLESCU, 2001, PARODE, 2010). El objetivo de la investigación es enfatizar la importancia de la Biblioterapia como un proceso transdisciplinario en la educación, Terapia Familiar y Lectura Compartida, para comprender cómo transitan la indisciplina y la no alfabetización en los espacios escolares, y cómo estos pueden influir en la cognición y el comportamiento de un niño o de un adolescente, que también forma parte de un Sistema Familiar complejo (MINUCHIN, 2009). La investigación se desarrolló en una escuela estatal de enseñanza primaria y secundaria, en la ciudad de Porto Alegre, y se realizó un estudio de caso con dos familias, con tres personas de cada familia (alumno, padre y madre). La investigación utilizó registros escritos, entrevistas y genetogramas (BOWEN, 1994). Para el análisis de datos y la preservación de la identidad de los participantes, los dos casos se identificaron como F1 y F2. La metodología utilizada enfatiza la importancia del método descriptivo en la construcción de una educación inter y transdisciplinar, de formación desde diferentes formas de conocimiento, como la Biblioterapia y la Lectura Compartida. Además, la Terapia Familiar nos llevó a encontrar, en las relaciones afectivas, respuestas a preguntas sobre cómo combatir la indisciplina y el analfabetismo. Palabras clave: Biblioterapia; terapia familiar en la escuela; educación intertransdisciplinaria; lectura compartida; formación de lectores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3278
10.21674/2448-0479.73.267-274
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3278
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.73.267-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3278/533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosmary Maria Machado da Silva, Valquiria Pezzi Parode
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosmary Maria Machado da Silva, Valquiria Pezzi Parode
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 7 n. 3 (2021): Letras na Uergs: letramentos, leituras e formação de leitores; 267-274
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092323070443520