Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19 |
Resumo: | O presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta. |
id |
UERGS-1_c4215774dfb83eb42e292e5e5009a1c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19 |
network_acronym_str |
UERGS-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leituraEstratégia de leituraLeituraLeitorGêneros textuaisO presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta.Uergs2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1910.21674/2448-0479.11.8-18Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 8-182448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19/28Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenti, Magali de MoraisSilva, Dayse Cristina Ferreira da2020-10-27T21:44:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:44:28Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
title |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
spellingShingle |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura Menti, Magali de Morais Estratégia de leitura Leitura Leitor Gêneros textuais |
title_short |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
title_full |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
title_fullStr |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
title_full_unstemmed |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
title_sort |
Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura |
author |
Menti, Magali de Morais |
author_facet |
Menti, Magali de Morais Silva, Dayse Cristina Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dayse Cristina Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menti, Magali de Morais Silva, Dayse Cristina Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de leitura Leitura Leitor Gêneros textuais |
topic |
Estratégia de leitura Leitura Leitor Gêneros textuais |
description |
O presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19 10.21674/2448-0479.11.8-18 |
url |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19 |
identifier_str_mv |
10.21674/2448-0479.11.8-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 8-18 2448-0479 reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) instacron:UERGS |
instname_str |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
instacron_str |
UERGS |
institution |
UERGS |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
collection |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@uergs.edu.br |
_version_ |
1809092321902329856 |