Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menti, Magali de Morais
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Dayse Cristina Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19
Resumo: O presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta.
id UERGS-1_c4215774dfb83eb42e292e5e5009a1c1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leituraEstratégia de leituraLeituraLeitorGêneros textuaisO presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta.Uergs2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1910.21674/2448-0479.11.8-18Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 8-182448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19/28Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenti, Magali de MoraisSilva, Dayse Cristina Ferreira da2020-10-27T21:44:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:44:28Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
title Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
spellingShingle Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
Menti, Magali de Morais
Estratégia de leitura
Leitura
Leitor
Gêneros textuais
title_short Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
title_full Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
title_fullStr Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
title_full_unstemmed Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
title_sort Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
author Menti, Magali de Morais
author_facet Menti, Magali de Morais
Silva, Dayse Cristina Ferreira da
author_role author
author2 Silva, Dayse Cristina Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menti, Magali de Morais
Silva, Dayse Cristina Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de leitura
Leitura
Leitor
Gêneros textuais
topic Estratégia de leitura
Leitura
Leitor
Gêneros textuais
description O presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19
10.21674/2448-0479.11.8-18
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.11.8-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/19/28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 8-18
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092321902329856