Pós-Graduação, formação profissional e postergação da constituição de família própria: um estudo com estudantes de mestrado e doutorado / Graduate studies, professional training and postponement of family formation
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4908 |
Resumo: | RESUMO: Transformações sociais têm possibilitado às mulheres a busca por maior escolarização, resultante de um desejo de construção e solidificação de carreira profissional bem sucedida, bem como aproximação afetiva e em termos de responsabilidades de homens em relação a filhos, especialmente quando a referência é a jovens pertencentes à classe média. Considerando a carreira acadêmica como uma das que exige a formação mais prolongada, buscou-se identificar as representações sociais de maternidade, paternidade, família e projeto profissional para os estudantes de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Participaram do estudo 74 mulheres e 46 homens, totalizando 120 alunos matriculados em Programas de Pós-graduação stricto sensu da referida Universidade. O instrumento utilizado foi composto por um questionário para obtenção dos dados sócio-demográficos dos estudantes, termos indutores objetivando a evocação de até cinco termos relacionados a elas, e questões complementares às evocações. As evocações foram analisadas com a utilização do software EVOC. Foi possível observar que as representações sociais de maternidade e paternidade contém elementos que correspondem a papéis tradicionais de pai e mãe, como a responsabilização por maior parte das tarefas domésticas para a mãe e o provimento financeiro para o pai, mas também contém elementos que expressam as transformações sociais nos relacionamentos e expectativas em relação a cada um, como a busca, pela mulher, de uma carreira que resulte em provimento financeiro e realização pessoal, e pelo homem de um exercício de paternidade menos autoritário e mais afetivo. ABSTRACT: Social transformations have enabled women to search for higher education, search that happens from a desire to build and solidify a successful professional career, as well as an approximation in terms of affection and responsibilities of men related to children, especially when the references are middle class youngsters. Considering the academic career as one that requires longer training, we sought to identify the social representations of motherhood, fatherhood, family and professional career for Graduate students at Federal University of Espirito Santo. The study included 120 students, 74 women and 46 men, enrolled in Post-graduate studies at this University. The instrument used was consisted of a questionnaire to obtain socio-demographic data from students, inductor terms aiming at the evocation of up to five related terms, and additional questions to the evocations. The recollections were analyzed using the EVOC software. It was observed that the social representations of maternity and paternity contains elements that match the traditional roles of father and mother, as accountability for most household chores points to the mother and for financial provision to the father, but also contains elements that express the transformations of social relationships and expectations of each gender, as the search, by the woman, of a career that results in financial security and personal fulfillment, and by the man of a less authoritative and more affective fatherhood. |
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