As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation. |
id |
UERJ-10_2c09a3bfdb6817c83a6d87dd652cbce1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12214 |
network_acronym_str |
UERJ-10 |
network_name_str |
Psicologia e Saber Social |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in BrazilRESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1221410.12957/psi.saber.soc.2014.12214Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 160-1662238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214/9515Fernandes, Janaína da Silva GonçalvesMontiel, José Mariada Costa, KarinaAndrade, Márcia Siqueira deBartholomeu, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T16:11:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12214Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2016-08-30T16:11:05Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
title |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
spellingShingle |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves |
title_short |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
title_full |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
title_fullStr |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
title_full_unstemmed |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
title_sort |
As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil |
author |
Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves |
author_facet |
Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves Montiel, José Maria da Costa, Karina Andrade, Márcia Siqueira de Bartholomeu, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Montiel, José Maria da Costa, Karina Andrade, Márcia Siqueira de Bartholomeu, Daniel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves Montiel, José Maria da Costa, Karina Andrade, Márcia Siqueira de Bartholomeu, Daniel |
description |
RESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214 10.12957/psi.saber.soc.2014.12214 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214 |
identifier_str_mv |
10.12957/psi.saber.soc.2014.12214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214/9515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166 Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166 2238-779X reponame:Psicologia e Saber Social instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Psicologia e Saber Social |
collection |
Psicologia e Saber Social |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799318470999932928 |