As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Montiel, José Maria, da Costa, Karina, Andrade, Márcia Siqueira de, Bartholomeu, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214
Resumo: RESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation.
id UERJ-10_2c09a3bfdb6817c83a6d87dd652cbce1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12214
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in BrazilRESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1221410.12957/psi.saber.soc.2014.12214Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 160-1662238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214/9515Fernandes, Janaína da Silva GonçalvesMontiel, José Mariada Costa, KarinaAndrade, Márcia Siqueira deBartholomeu, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T16:11:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12214Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2016-08-30T16:11:05Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
title As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
spellingShingle As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
title_short As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
title_full As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
title_fullStr As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
title_full_unstemmed As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
title_sort As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil
author Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
author_facet Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Montiel, José Maria
da Costa, Karina
Andrade, Márcia Siqueira de
Bartholomeu, Daniel
author_role author
author2 Montiel, José Maria
da Costa, Karina
Andrade, Márcia Siqueira de
Bartholomeu, Daniel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Montiel, José Maria
da Costa, Karina
Andrade, Márcia Siqueira de
Bartholomeu, Daniel
description RESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico. Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social. ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal. Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214
10.12957/psi.saber.soc.2014.12214
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2014.12214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12214/9515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166
Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 160-166
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470999932928