Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/26191 |
Resumo: | Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o pais estava em Guerra Civil. O convite foi feito pelo governo angolano e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades onde os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo apos a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de trinta anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial. |
id |
UERJ-11_36f56ff8507ddad71bf7fd3ded8007d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26191 |
network_acronym_str |
UERJ-11 |
network_name_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de AngolaMusica popularAngolaBrasilidentidadesLinguisticaLetras e ArtesProjeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o pais estava em Guerra Civil. O convite foi feito pelo governo angolano e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades onde os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo apos a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de trinta anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/ziphttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/2619110.12957/tecap.2016.26191Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 13 n. 1 (2016): TECAP 13-11981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/26191/18717Castro, Maurício Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T09:57:58Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26191Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:54.142299Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
title |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
spellingShingle |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola Castro, Maurício Barros de Musica popular Angola Brasil identidades Linguistica Letras e Artes |
title_short |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
title_full |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
title_fullStr |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
title_full_unstemmed |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
title_sort |
Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola |
author |
Castro, Maurício Barros de |
author_facet |
Castro, Maurício Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maurício Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musica popular Angola Brasil identidades Linguistica Letras e Artes |
topic |
Musica popular Angola Brasil identidades Linguistica Letras e Artes |
description |
Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o pais estava em Guerra Civil. O convite foi feito pelo governo angolano e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades onde os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo apos a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de trinta anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/26191 10.12957/tecap.2016.26191 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/26191 |
identifier_str_mv |
10.12957/tecap.2016.26191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/26191/18717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 13 n. 1 (2016): TECAP 13-1 1981-9935 1980-3281 reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
collection |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com |
_version_ |
1799319121112858624 |