LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Lucia Helena Lopes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477
Resumo: Partindo das observações feitas em sala de aula e do levantamentodas necessidades dos meus alunos do ensino fundamental, resolvienfocar minhas pesquisas nas estratégias de leitura que os levariama uma prática mais consciente e a um domínio maior do processode interpretação e da busca dos sentidos. Concentrei-me, então, noestudo da metáfora e da intertextualidade/ interdiscursividade comocaminhos possíveis para atingir esse objetivo, já que são dois conceitosque estão presentes na própria constituição da linguagem e sãoregidos pelo mesmo princípio: a articulação de dois textos num únicocontexto, permeados por uma polifonia que merece ser desvelada porleitores mais atentos.
id UERJ-13_0685f6c6cded99210a24b3ebc8e894aa
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4477
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADAPartindo das observações feitas em sala de aula e do levantamentodas necessidades dos meus alunos do ensino fundamental, resolvienfocar minhas pesquisas nas estratégias de leitura que os levariama uma prática mais consciente e a um domínio maior do processode interpretação e da busca dos sentidos. Concentrei-me, então, noestudo da metáfora e da intertextualidade/ interdiscursividade comocaminhos possíveis para atingir esse objetivo, já que são dois conceitosque estão presentes na própria constituição da linguagem e sãoregidos pelo mesmo princípio: a articulação de dois textos num únicocontexto, permeados por uma polifonia que merece ser desvelada porleitores mais atentos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-692316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477/3279Matos, Lucia Helena Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T00:32:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4477Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-20T00:32:17Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
title LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
spellingShingle LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
Matos, Lucia Helena Lopes de
title_short LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
title_full LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
title_fullStr LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
title_full_unstemmed LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
title_sort LEITORES E LEITURAS UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA
author Matos, Lucia Helena Lopes de
author_facet Matos, Lucia Helena Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Lucia Helena Lopes de
description Partindo das observações feitas em sala de aula e do levantamentodas necessidades dos meus alunos do ensino fundamental, resolvienfocar minhas pesquisas nas estratégias de leitura que os levariama uma prática mais consciente e a um domínio maior do processode interpretação e da busca dos sentidos. Concentrei-me, então, noestudo da metáfora e da intertextualidade/ interdiscursividade comocaminhos possíveis para atingir esse objetivo, já que são dois conceitosque estão presentes na própria constituição da linguagem e sãoregidos pelo mesmo princípio: a articulação de dois textos num únicocontexto, permeados por uma polifonia que merece ser desvelada porleitores mais atentos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4477/3279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69
SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69
SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69
Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69
SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 59-69
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318598256164864