A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32214
Resumo: A formação docente dentre suas finalidades visa formar profissionais reflexivos que sejam autores de suas próprias práticas.  Partindo desse pressuposto, esta pesquisa-ação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por  objetivo analisar o processo de didatização do gênero discursivo ensaio literário na formação docente inicial, refletindo se as ações contempladas  contribuem para uma aprendizagem significativa e crítica. Por se configurar como um estudo longitudinal, o corpus consiste na avaliação do processo realizada por três acadêmicos do primeiro ano do curso de Letras Português, na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos,  no ano de 2014. Para efeitos de análise, esta pesquisa adapta as categorias de análise de pensamento crítico, de Newman, Cochrane, Webb (1995). Os resultados demonstram uma possibilidade de articular teoria e prática e, assim, exemplificar, na formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua portuguesa, permitindo a apropriação crítica do conteúdo como também um espaço para uma aprendizagem significativa do professor de amanhã.    
id UERJ-13_12336c13755eb33ba7d01a2bbcab5866
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32214
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de LetrasFormação docente. Língua portuguesa. Aprendizagem Significativa Crítica.A formação docente dentre suas finalidades visa formar profissionais reflexivos que sejam autores de suas próprias práticas.  Partindo desse pressuposto, esta pesquisa-ação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por  objetivo analisar o processo de didatização do gênero discursivo ensaio literário na formação docente inicial, refletindo se as ações contempladas  contribuem para uma aprendizagem significativa e crítica. Por se configurar como um estudo longitudinal, o corpus consiste na avaliação do processo realizada por três acadêmicos do primeiro ano do curso de Letras Português, na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos,  no ano de 2014. Para efeitos de análise, esta pesquisa adapta as categorias de análise de pensamento crítico, de Newman, Cochrane, Webb (1995). Os resultados demonstram uma possibilidade de articular teoria e prática e, assim, exemplificar, na formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua portuguesa, permitindo a apropriação crítica do conteúdo como também um espaço para uma aprendizagem significativa do professor de amanhã.    Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3221410.12957/soletras.2018.32214SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-3202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32214/24794Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerragini, Neluana Leuz de Oliveira2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32214Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
title A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
spellingShingle A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira
Formação docente. Língua portuguesa. Aprendizagem Significativa Crítica.
title_short A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
title_full A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
title_fullStr A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
title_full_unstemmed A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
title_sort A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras
author Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira
author_facet Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Língua portuguesa. Aprendizagem Significativa Crítica.
topic Formação docente. Língua portuguesa. Aprendizagem Significativa Crítica.
description A formação docente dentre suas finalidades visa formar profissionais reflexivos que sejam autores de suas próprias práticas.  Partindo desse pressuposto, esta pesquisa-ação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por  objetivo analisar o processo de didatização do gênero discursivo ensaio literário na formação docente inicial, refletindo se as ações contempladas  contribuem para uma aprendizagem significativa e crítica. Por se configurar como um estudo longitudinal, o corpus consiste na avaliação do processo realizada por três acadêmicos do primeiro ano do curso de Letras Português, na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos,  no ano de 2014. Para efeitos de análise, esta pesquisa adapta as categorias de análise de pensamento crítico, de Newman, Cochrane, Webb (1995). Os resultados demonstram uma possibilidade de articular teoria e prática e, assim, exemplificar, na formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua portuguesa, permitindo a apropriação crítica do conteúdo como também um espaço para uma aprendizagem significativa do professor de amanhã.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32214
10.12957/soletras.2018.32214
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32214
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.32214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32214/24794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 295-320
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600899624960