A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14722 |
Resumo: | O ensino da língua portuguesa deverá contribuir para desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, ou seja, “contribuir sobretudo para (…) ajudar a saber fazer coisas com as palavras” (Lomas, 2003, p.15). De fato, a educação na escola deve concorrer para o aperfeiçoamento desta competência, sendo que esta se materializa, na formação em língua portuguesa, pelo recurso ao texto, que é pretexto e mote para a aprendizagem. Nesse sentido, o estudante comunica na tentativa de atribuir significado ao texto, pois “o texto só existe, só diz, quando o leitor lhe atribui significado; e ao fazê-lo atribui o «seu» significado” (Sousa, 1989, p. 19). No caso específico do estudante surdo, o aprender a ‘fazer coisas com palavras’, em língua portuguesa, materializa-se enquanto segunda língua, visto a língua gestual ser a sua língua primeira. O fato de identificarmos dificuldades na competência comunicativa, em língua portuguesa, dos estudantes surdos da Escola Superior de Educação do Porto levou-nos a criar um projeto de apoio a esta comunidade, no qual procuramos desenvolver estratégias significativas que conduzissem à melhoria do seu desempenho em língua portuguesa. Este projeto teve por base a aprendizagem significativa de Ausubel (1966), que compreende o processo de ensino-aprendizagem 1 A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES SURDOS SIGNIFICANT TEACHING-LEARNING PROCESS: A PROJECT OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TO DEAF STUDENTS v. 11 • n. 2 • p. 10-2 • jul./dez. 2015 11 como sendo progressivo, autonomizante e situado em contextos reais, levando à mobilização de conhecimentos prévios no momento de ensino. Apesar dos dados que aqui apresentamos não serem passíveis de generalização, podemos afirmar que, neste caso, a implementação de uma aprendizagem significativa se traduziu no aperfeiçoamento da competência comunicativa e consequente melhoria dos resultados escolares, dos estudantes surdos. Palavras-chave: estudantes surdos; |
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