Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Felipe Vigneron
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025
Resumo: O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.
id UERJ-13_242650ac118ff028dab3b02cd10f7e88
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14025
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem milModernidadeTradiçãoRomanceSubjetividade e Perspectiva.O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1402510.12957/soletras.2015.14025SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-1322316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025/14465Azevedo, Felipe Vigneroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:32:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14025Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:32:30Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
title Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
spellingShingle Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
Azevedo, Felipe Vigneron
Modernidade
Tradição
Romance
Subjetividade e Perspectiva.
title_short Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
title_full Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
title_fullStr Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
title_full_unstemmed Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
title_sort Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
author Azevedo, Felipe Vigneron
author_facet Azevedo, Felipe Vigneron
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Felipe Vigneron
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Tradição
Romance
Subjetividade e Perspectiva.
topic Modernidade
Tradição
Romance
Subjetividade e Perspectiva.
description O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025
10.12957/soletras.2015.14025
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2015.14025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025/14465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132
SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132
SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132
Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132
SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600138358784