Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025 |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem. |
id |
UERJ-13_242650ac118ff028dab3b02cd10f7e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14025 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem milModernidadeTradiçãoRomanceSubjetividade e Perspectiva.O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1402510.12957/soletras.2015.14025SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-1322316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025/14465Azevedo, Felipe Vigneroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:32:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14025Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:32:30Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
title |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
spellingShingle |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil Azevedo, Felipe Vigneron Modernidade Tradição Romance Subjetividade e Perspectiva. |
title_short |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
title_full |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
title_fullStr |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
title_full_unstemmed |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
title_sort |
Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil |
author |
Azevedo, Felipe Vigneron |
author_facet |
Azevedo, Felipe Vigneron |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Felipe Vigneron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade Tradição Romance Subjetividade e Perspectiva. |
topic |
Modernidade Tradição Romance Subjetividade e Perspectiva. |
description |
O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025 10.12957/soletras.2015.14025 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2015.14025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14025/14465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132 SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132 SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132 Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132 SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 117-132 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600138358784 |