Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Neiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fontoura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/12352
Resumo: Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada no Mestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características de seu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício do magistério e sua pretensão quanto a exercer a Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada noMestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação deProfessores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características deseu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício domagistério e sua pretensão quanto a exercer a profissão docente. Foram convidados aparticipar da pesquisa os estudantes inscritos em períodos específicos, com a intenção deabranger alunos ingressantes, de meio de curso e concluintes de cada um dos cursos dainstituição. Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti e Elba de SáBarreto são alguns dos autores que embasaram nossa investigação. Nessa pesquisaexploratória, de caráter quali-quantitativo, utilizamos questionários como instrumento decoleta de dados. Ao todo, 450 licenciandos participaram no estudo. A partir do que foiconhecido, das análises e reflexões construídas, buscamos contribuir para que a FFP/UERJtenha novos subsídios para embasamento do processo de construção de seu Projeto Político-Pedagógico, possibilitando aprimorar seus objetivos e suas metas, o que nos parece relevanteno sentido de favorecer a reflexão e as ações propositivas no campo da formação inicial deprofessores e professoras na instituição
id UERJ-13_54d5ed33b5c80f8e2fe728ada53a09b3
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12352
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiroprofissão docenteopção pela licenciaturaformação de professoresEste artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada no Mestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características de seu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício do magistério e sua pretensão quanto a exercer a Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada noMestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação deProfessores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características deseu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício domagistério e sua pretensão quanto a exercer a profissão docente. Foram convidados aparticipar da pesquisa os estudantes inscritos em períodos específicos, com a intenção deabranger alunos ingressantes, de meio de curso e concluintes de cada um dos cursos dainstituição. Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti e Elba de SáBarreto são alguns dos autores que embasaram nossa investigação. Nessa pesquisaexploratória, de caráter quali-quantitativo, utilizamos questionários como instrumento decoleta de dados. Ao todo, 450 licenciandos participaram no estudo. A partir do que foiconhecido, das análises e reflexões construídas, buscamos contribuir para que a FFP/UERJtenha novos subsídios para embasamento do processo de construção de seu Projeto Político-Pedagógico, possibilitando aprimorar seus objetivos e suas metas, o que nos parece relevanteno sentido de favorecer a reflexão e as ações propositivas no campo da formação inicial deprofessores e professoras na instituiçãoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1235210.12957/soletras.2014.12352SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259SOLETRAS; N. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259SOLETRAS; n. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259Revista Soletras; Núm. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-2592316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/12352/10486Fernandes, NeivaFontoura, Helena Amaral dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:14:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12352Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:14:48Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fernandes, Neiva
profissão docente
opção pela licenciatura
formação de professores
title_short Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author Fernandes, Neiva
author_facet Fernandes, Neiva
Fontoura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontoura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Neiva
Fontoura, Helena Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv profissão docente
opção pela licenciatura
formação de professores
topic profissão docente
opção pela licenciatura
formação de professores
description Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada no Mestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características de seu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício do magistério e sua pretensão quanto a exercer a Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada noMestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação deProfessores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características deseu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício domagistério e sua pretensão quanto a exercer a profissão docente. Foram convidados aparticipar da pesquisa os estudantes inscritos em períodos específicos, com a intenção deabranger alunos ingressantes, de meio de curso e concluintes de cada um dos cursos dainstituição. Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti e Elba de SáBarreto são alguns dos autores que embasaram nossa investigação. Nessa pesquisaexploratória, de caráter quali-quantitativo, utilizamos questionários como instrumento decoleta de dados. Ao todo, 450 licenciandos participaram no estudo. A partir do que foiconhecido, das análises e reflexões construídas, buscamos contribuir para que a FFP/UERJtenha novos subsídios para embasamento do processo de construção de seu Projeto Político-Pedagógico, possibilitando aprimorar seus objetivos e suas metas, o que nos parece relevanteno sentido de favorecer a reflexão e as ações propositivas no campo da formação inicial deprofessores e professoras na instituição
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/12352
10.12957/soletras.2014.12352
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/12352
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2014.12352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/12352/10486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259
SOLETRAS; N. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259
SOLETRAS; n. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259
Revista Soletras; Núm. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259
SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 242-259
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600114241536