Formar-nos professores de matemática: opção pela profissão ou "o que nos restou”?
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/698 |
Resumo: | O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.Palavras-chave: Formação Inicial Docente. Licenciatura em Matemática. Escolha Profissional. |
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Formar-nos professores de matemática: opção pela profissão ou "o que nos restou”?Formação Inicial Docente. Licenciatura em Matemática. Opção por licenciatura.Formação de ProfessoresO artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.Palavras-chave: Formação Inicial Docente. Licenciatura em Matemática. Escolha Profissional.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/69810.29286/rep.v24i55.698Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 249-2692238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/698/pdfKRAHE, Elizabeth D.BITENCOURT, Loriége Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/698Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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