PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato, Gildo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baumer, Edina Regina, Azeredo, Jeferson Luis de, Dominguini, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642
Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.
id UNEMAT-5_8de1be0accaecfb59d63f00c64edcd32
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3642
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAFormação de professoresprofissão docenteensinolicenciaturasO objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 67-882178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642/2919Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolpato, GildoBaumer, Edina ReginaAzeredo, Jeferson Luis deDominguini, Lucas2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3642Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
spellingShingle PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Volpato, Gildo
Formação de professores
profissão docente
ensino
licenciaturas
title_short PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_fullStr PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_sort PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
author Volpato, Gildo
author_facet Volpato, Gildo
Baumer, Edina Regina
Azeredo, Jeferson Luis de
Dominguini, Lucas
author_role author
author2 Baumer, Edina Regina
Azeredo, Jeferson Luis de
Dominguini, Lucas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato, Gildo
Baumer, Edina Regina
Azeredo, Jeferson Luis de
Dominguini, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
profissão docente
ensino
licenciaturas
topic Formação de professores
profissão docente
ensino
licenciaturas
description O objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642/2919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 67-88
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459782418432