A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
DOI: | 10.12957/soletras.2018.32150 |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150 |
Resumo: | O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas. |
id |
UERJ-13_b2f06ef542317f9031c194f53f6a857f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32150 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
spelling |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”Norma. Variação linguística. Formação de professores.O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3215010.12957/soletras.2018.32150SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-542316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150/24672Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriano deSimioni, TaíseBopp da Silva, Taís2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32150Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
title |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
spellingShingle |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” Souza, Adriano de Norma. Variação linguística. Formação de professores. Souza, Adriano de Norma. Variação linguística. Formação de professores. |
title_short |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
title_full |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
title_fullStr |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
title_full_unstemmed |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
title_sort |
A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância” |
author |
Souza, Adriano de |
author_facet |
Souza, Adriano de Souza, Adriano de Simioni, Taíse Bopp da Silva, Taís Simioni, Taíse Bopp da Silva, Taís |
author_role |
author |
author2 |
Simioni, Taíse Bopp da Silva, Taís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriano de Simioni, Taíse Bopp da Silva, Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Norma. Variação linguística. Formação de professores. |
topic |
Norma. Variação linguística. Formação de professores. |
description |
O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150 10.12957/soletras.2018.32150 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.32150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150/24672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1822182709787623425 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12957/soletras.2018.32150 |