A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriano de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Simioni, Taíse, Bopp da Silva, Taís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150
Resumo: O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas.
id UERJ-13_b2f06ef542317f9031c194f53f6a857f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32150
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”Norma. Variação linguística. Formação de professores.O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3215010.12957/soletras.2018.32150SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-542316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150/24672Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriano deSimioni, TaíseBopp da Silva, Taís2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32150Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
title A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
spellingShingle A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
Souza, Adriano de
Norma. Variação linguística. Formação de professores.
title_short A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
title_full A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
title_fullStr A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
title_full_unstemmed A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
title_sort A noção de norma, a variação linguística e a formação de professores: entre a sociolinguística e uma “linguística da tolerância”
author Souza, Adriano de
author_facet Souza, Adriano de
Simioni, Taíse
Bopp da Silva, Taís
author_role author
author2 Simioni, Taíse
Bopp da Silva, Taís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriano de
Simioni, Taíse
Bopp da Silva, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Norma. Variação linguística. Formação de professores.
topic Norma. Variação linguística. Formação de professores.
description O presente estudo discute o estatuto da noção de norma dentro dos estudos linguísticos e apresenta seu papel na formulação do conceito de sistema heterogêneo, conceito este de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos variáveis. Em um segundo momento da pesquisa, realizou-se um estudo empírico com oito estudantes de Letras de uma universidade federal do extremo sul do Brasil, com o intuito de verificar a compreensão destes estudantes acerca da variação linguística. Os resultados indicaram que os alunos são hábeis em detectar casos de variação, porém há indícios de que não chegam a uma compreensão real do que seja o fenômeno variável, uma vez que associam variação apenas a variantes que fogem ao padrão. Tal visão, que escamoteia o papel de competição entre variantes dentro de um sistema, indica que os estudantes não chegam a uma real compreensão do que é um sistema heterogêneo e de suas consequências para a língua. Neste contexto, a discussão sobre o conceito de norma pode ser uma ferramenta útil na formação inicial de futuros professores de línguas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150
10.12957/soletras.2018.32150
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.32150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32150/24672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 28-54
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600897527808