COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4890 |
Resumo: | Encontro-me com um grupo de professores da educação básica.O bate-papo é inicialmente informal e ameno. Aos poucos, porém, aconversa torna-se confragosa, crua e empedrouçada. Ouço, atento, o relatodas dificuldades pedagógicas dos mestres, em sala de aula, sobretudoas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura, escrita e ortografia.Logo me incomoda a descrição da escola enquanto palco de situaçõesde violência. A violência escolar nas escolas, públicas e privadas,é um problema pedagógico. A Leitura é uma das habilidades lingüísticas,quando bem trabalhada na escola, favorece a diminuição daviolência escola uma vez que desenvolve a capacidade de aprender e deaprendizagem de crianças, jovens e adultos que têm, no ato leitor, umpassaporte para a civilização do conhecimento. |
id |
UERJ-13_ba0745899e5763b36176a66fc18c4b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4890 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLAEncontro-me com um grupo de professores da educação básica.O bate-papo é inicialmente informal e ameno. Aos poucos, porém, aconversa torna-se confragosa, crua e empedrouçada. Ouço, atento, o relatodas dificuldades pedagógicas dos mestres, em sala de aula, sobretudoas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura, escrita e ortografia.Logo me incomoda a descrição da escola enquanto palco de situaçõesde violência. A violência escolar nas escolas, públicas e privadas,é um problema pedagógico. A Leitura é uma das habilidades lingüísticas,quando bem trabalhada na escola, favorece a diminuição daviolência escola uma vez que desenvolve a capacidade de aprender e deaprendizagem de crianças, jovens e adultos que têm, no ato leitor, umpassaporte para a civilização do conhecimento.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/489010.12957/soletras.2008.4890SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4890/3615Martins, Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:39:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4890Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:39:14Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA Martins, Vicente |
title_short |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_full |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_sort |
COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
author |
Martins, Vicente |
author_facet |
Martins, Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vicente |
description |
Encontro-me com um grupo de professores da educação básica.O bate-papo é inicialmente informal e ameno. Aos poucos, porém, aconversa torna-se confragosa, crua e empedrouçada. Ouço, atento, o relatodas dificuldades pedagógicas dos mestres, em sala de aula, sobretudoas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura, escrita e ortografia.Logo me incomoda a descrição da escola enquanto palco de situaçõesde violência. A violência escolar nas escolas, públicas e privadas,é um problema pedagógico. A Leitura é uma das habilidades lingüísticas,quando bem trabalhada na escola, favorece a diminuição daviolência escola uma vez que desenvolve a capacidade de aprender e deaprendizagem de crianças, jovens e adultos que têm, no ato leitor, umpassaporte para a civilização do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4890 10.12957/soletras.2008.4890 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4890 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2008.4890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4890/3615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318598761578496 |