Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/11273 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar, teórica e comparativamente, os aspectos imaginativos ligados ao universo noturno da prosa gótica, dos inícios, com O castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole (1717-1797), até a consolidação da novela noturna alemã (Nachtstück), através do cotejo daquela obra com o conto O morgadio (1816), de E. T. A. Hoffmann (1776-1822). Busca-se, desse modo, compreender o início da verticalização autoconsciente do gênero horror, visto como uma das vertentes imaginativas da literatura romântica, de sua ânsia verossimilhante inicial até o surgimento de uma nova postura mimética (imaginativa), mais metalinguística e intertextual, que homenageia o Gótico inicial ao tempo que propõe novos aprofundamentos psicológicos. Compreende-se que o Gótico inicial ainda está ligado às imposições do métron e decoro classicistas, apesar dos textos teóricos iniciais (os prefácios) de O castelo de Otranto se referencializarem nas obras do dramaturgo William Shakespeare para compor uma precursora possibilidade de binomia romântica (união do grotesco com o sublime), só efetivamente consubstanciada nas obras do Gótico tardio, como são exemplos vários contos de Hoffmann, que efetivam à perfeição a referida binomia, no óbvio incremento positivo e autoconsciente relativo à categoria do grotesco, em suas conexões com o horror. É graças a este incremento que há o aprofundamento das tipologias iniciais do Gótico e a abertura de espaço para todas as criações artísticas posteriores ligadas ao horror, incluindo as dos dias atuais. |
id |
UERJ-13_e9e06a2880b50a3bd665301780c036ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11273 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. HoffmannFicção góticaRomantismoHorace WalpoleE. T. A. Hoffmann.O presente artigo visa analisar, teórica e comparativamente, os aspectos imaginativos ligados ao universo noturno da prosa gótica, dos inícios, com O castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole (1717-1797), até a consolidação da novela noturna alemã (Nachtstück), através do cotejo daquela obra com o conto O morgadio (1816), de E. T. A. Hoffmann (1776-1822). Busca-se, desse modo, compreender o início da verticalização autoconsciente do gênero horror, visto como uma das vertentes imaginativas da literatura romântica, de sua ânsia verossimilhante inicial até o surgimento de uma nova postura mimética (imaginativa), mais metalinguística e intertextual, que homenageia o Gótico inicial ao tempo que propõe novos aprofundamentos psicológicos. Compreende-se que o Gótico inicial ainda está ligado às imposições do métron e decoro classicistas, apesar dos textos teóricos iniciais (os prefácios) de O castelo de Otranto se referencializarem nas obras do dramaturgo William Shakespeare para compor uma precursora possibilidade de binomia romântica (união do grotesco com o sublime), só efetivamente consubstanciada nas obras do Gótico tardio, como são exemplos vários contos de Hoffmann, que efetivam à perfeição a referida binomia, no óbvio incremento positivo e autoconsciente relativo à categoria do grotesco, em suas conexões com o horror. É graças a este incremento que há o aprofundamento das tipologias iniciais do Gótico e a abertura de espaço para todas as criações artísticas posteriores ligadas ao horror, incluindo as dos dias atuais.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1127310.12957/soletras.2014.11273SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44SOLETRAS; N. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44SOLETRAS; n. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44Revista Soletras; Núm. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-442316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/11273/10330Wanderleey, André de Senainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:14:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11273Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:14:48Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
title |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
spellingShingle |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann Wanderleey, André de Sena Ficção gótica Romantismo Horace Walpole E. T. A. Hoffmann. |
title_short |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
title_full |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
title_fullStr |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
title_full_unstemmed |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
title_sort |
Os dois Teodoros: mutações do Gótico de Horace Walpole a E. T. A. Hoffmann |
author |
Wanderleey, André de Sena |
author_facet |
Wanderleey, André de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderleey, André de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ficção gótica Romantismo Horace Walpole E. T. A. Hoffmann. |
topic |
Ficção gótica Romantismo Horace Walpole E. T. A. Hoffmann. |
description |
O presente artigo visa analisar, teórica e comparativamente, os aspectos imaginativos ligados ao universo noturno da prosa gótica, dos inícios, com O castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole (1717-1797), até a consolidação da novela noturna alemã (Nachtstück), através do cotejo daquela obra com o conto O morgadio (1816), de E. T. A. Hoffmann (1776-1822). Busca-se, desse modo, compreender o início da verticalização autoconsciente do gênero horror, visto como uma das vertentes imaginativas da literatura romântica, de sua ânsia verossimilhante inicial até o surgimento de uma nova postura mimética (imaginativa), mais metalinguística e intertextual, que homenageia o Gótico inicial ao tempo que propõe novos aprofundamentos psicológicos. Compreende-se que o Gótico inicial ainda está ligado às imposições do métron e decoro classicistas, apesar dos textos teóricos iniciais (os prefácios) de O castelo de Otranto se referencializarem nas obras do dramaturgo William Shakespeare para compor uma precursora possibilidade de binomia romântica (união do grotesco com o sublime), só efetivamente consubstanciada nas obras do Gótico tardio, como são exemplos vários contos de Hoffmann, que efetivam à perfeição a referida binomia, no óbvio incremento positivo e autoconsciente relativo à categoria do grotesco, em suas conexões com o horror. É graças a este incremento que há o aprofundamento das tipologias iniciais do Gótico e a abertura de espaço para todas as criações artísticas posteriores ligadas ao horror, incluindo as dos dias atuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/11273 10.12957/soletras.2014.11273 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/11273 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2014.11273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/11273/10330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44 SOLETRAS; N. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44 SOLETRAS; n. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44 Revista Soletras; Núm. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44 SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 32-44 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600104804352 |