Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Cristina Francisca de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Consolo, Douglas Altamiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071
Resumo: O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.
id UERJ-13_eecea8d8daa9a66ab9d6cff7badb54bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7071
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeirasCompetência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/707110.12957/soletras.2013.7071SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-1072316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071/7887Porto, Cristina Francisca de CarvalhoConsolo, Douglas Altamiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7071Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
title Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
spellingShingle Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
Porto, Cristina Francisca de Carvalho
Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.
title_short Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
title_full Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
title_fullStr Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
title_sort Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
author Porto, Cristina Francisca de Carvalho
author_facet Porto, Cristina Francisca de Carvalho
Consolo, Douglas Altamiro
author_role author
author2 Consolo, Douglas Altamiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Cristina Francisca de Carvalho
Consolo, Douglas Altamiro
dc.subject.por.fl_str_mv Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.
topic Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.
description O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071
10.12957/soletras.2013.7071
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2013.7071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071/7887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107
SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107
SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107
Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599787085824