Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras. |
id |
UERJ-13_eecea8d8daa9a66ab9d6cff7badb54bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7071 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeirasCompetência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/707110.12957/soletras.2013.7071SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-1072316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071/7887Porto, Cristina Francisca de CarvalhoConsolo, Douglas Altamiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7071Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
title |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras Porto, Cristina Francisca de Carvalho Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas. |
title_short |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
title_full |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
title_sort |
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras |
author |
Porto, Cristina Francisca de Carvalho |
author_facet |
Porto, Cristina Francisca de Carvalho Consolo, Douglas Altamiro |
author_role |
author |
author2 |
Consolo, Douglas Altamiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Cristina Francisca de Carvalho Consolo, Douglas Altamiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas. |
topic |
Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas. |
description |
O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071 10.12957/soletras.2013.7071 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2013.7071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7071/7887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107 SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107 SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107 Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107 SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 91-107 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599787085824 |