Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada. |
id |
UNB-30_2ed97f0b086a32873b25066f37185a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1083 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeiraCompetências;Formação de professores;Língua estrangeira;Prática docenteNeste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/108310.26512/rhla.v10i2.1083Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083/938Consolo, Douglas AltamiroPorto, Cristina Francisca de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:40:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1083Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.432131Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira Consolo, Douglas Altamiro Competências; Formação de professores; Língua estrangeira; Prática docente |
title_short |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Consolo, Douglas Altamiro |
author_facet |
Consolo, Douglas Altamiro Porto, Cristina Francisca de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Cristina Francisca de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consolo, Douglas Altamiro Porto, Cristina Francisca de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências; Formação de professores; Língua estrangeira; Prática docente |
topic |
Competências; Formação de professores; Língua estrangeira; Prática docente |
description |
Neste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083 10.26512/rhla.v10i2.1083 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v10i2.1083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083/938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344244178944 |