Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consolo, Douglas Altamiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Porto, Cristina Francisca de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083
Resumo: Neste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada.
id UNB-30_2ed97f0b086a32873b25066f37185a1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1083
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeiraCompetências;Formação de professores;Língua estrangeira;Prática docenteNeste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/108310.26512/rhla.v10i2.1083Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083/938Consolo, Douglas AltamiroPorto, Cristina Francisca de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:40:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1083Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.432131Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Consolo, Douglas Altamiro
Competências;
Formação de professores;
Língua estrangeira;
Prática docente
title_short Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_full Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_sort Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
author Consolo, Douglas Altamiro
author_facet Consolo, Douglas Altamiro
Porto, Cristina Francisca de Carvalho
author_role author
author2 Porto, Cristina Francisca de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consolo, Douglas Altamiro
Porto, Cristina Francisca de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Competências;
Formação de professores;
Língua estrangeira;
Prática docente
topic Competências;
Formação de professores;
Língua estrangeira;
Prática docente
description Neste artigo objetiva-se refletir sobre as competências necessárias ao professor de língua estrangeira para que este atue eficazmente no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar esta discussão tomam-se como base teórica as obras de Paulo Freire (2001), Philippe Perrenoud (2000), Edgar Morin (2003), Maurice Tardif (2002) e Almeida Filho (1999), além de outros estudos acerca do tema, realizando assim uma discussão entre diferentes textos que abordam esta mesma problemática. O principal objetivo é compreender um pouco mais sobre os saberes docentesnecessários a uma boa atuação do professor de línguas estrangeiras na atualidade. Esperamos, com tais reflexões, salientar a importância das competências docentes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, consequentemente, para uma prática docente mais qualificada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083
10.26512/rhla.v10i2.1083
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v10i2.1083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083/938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344244178944