Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Daniela Moreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Lima, Diógenes Cândido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7905
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar como um trabalho processual com ogênero textual abstract, organizado em uma sequência didática, pode contribuir para quealunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, sedesenvolvam como aprendizes de inglês para agirem socialmente na sua área de atuaçãoacadêmica e/ou profissional, considerando que esta é a finalidade do ensino de inglês sob umaabordagem instrumental. Como aporte teórico, consideramos a abordagem instrumental para oensino de inglês, os estudos sobre gêneros textuais e o trabalho com gêneros através desequências didáticas sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem. A pesquisa-açãoconfigurou-se como a mais adequada para este estudo pois, a partir dos dados obtidos duranteo procedimento da sequência didática, permite que os resultados sejam aplicados na melhoriada prática docente e da aprendizagem dos alunos. Participaram da pesquisa dez alunos docurso de BSI e foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: dois questionários e asnotas de campo da professora-pesquisadora. Após a análise dos dados, percebemos que houveuma melhora considerável no desenvolvimento dos alunos, estimulando-os, também, a criarestratégias próprias no intuito de aprenderem a língua inglesa de uma maneira eficaz. Alémdisso, estes reconheceram a relevância de estudar o gênero textual abstract para sua vidaacadêmica e/ou profissional.
id UERJ-13_f123db73e2ac6919d6405de7ccfdfc13
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7905
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumentalAbordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.O presente artigo tem como objetivo apresentar como um trabalho processual com ogênero textual abstract, organizado em uma sequência didática, pode contribuir para quealunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, sedesenvolvam como aprendizes de inglês para agirem socialmente na sua área de atuaçãoacadêmica e/ou profissional, considerando que esta é a finalidade do ensino de inglês sob umaabordagem instrumental. Como aporte teórico, consideramos a abordagem instrumental para oensino de inglês, os estudos sobre gêneros textuais e o trabalho com gêneros através desequências didáticas sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem. A pesquisa-açãoconfigurou-se como a mais adequada para este estudo pois, a partir dos dados obtidos duranteo procedimento da sequência didática, permite que os resultados sejam aplicados na melhoriada prática docente e da aprendizagem dos alunos. Participaram da pesquisa dez alunos docurso de BSI e foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: dois questionários e asnotas de campo da professora-pesquisadora. Após a análise dos dados, percebemos que houveuma melhora considerável no desenvolvimento dos alunos, estimulando-os, também, a criarestratégias próprias no intuito de aprenderem a língua inglesa de uma maneira eficaz. Alémdisso, estes reconheceram a relevância de estudar o gênero textual abstract para sua vidaacadêmica e/ou profissional.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/790510.12957/soletras.2013.7905SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-1232316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7905/7888Duarte, Daniela Moreirade Lima, Diógenes Cândidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7905Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
title Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
spellingShingle Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
Duarte, Daniela Moreira
Abordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.
title_short Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
title_full Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
title_fullStr Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
title_full_unstemmed Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
title_sort Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
author Duarte, Daniela Moreira
author_facet Duarte, Daniela Moreira
de Lima, Diógenes Cândido
author_role author
author2 de Lima, Diógenes Cândido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Daniela Moreira
de Lima, Diógenes Cândido
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.
topic Abordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar como um trabalho processual com ogênero textual abstract, organizado em uma sequência didática, pode contribuir para quealunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, sedesenvolvam como aprendizes de inglês para agirem socialmente na sua área de atuaçãoacadêmica e/ou profissional, considerando que esta é a finalidade do ensino de inglês sob umaabordagem instrumental. Como aporte teórico, consideramos a abordagem instrumental para oensino de inglês, os estudos sobre gêneros textuais e o trabalho com gêneros através desequências didáticas sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem. A pesquisa-açãoconfigurou-se como a mais adequada para este estudo pois, a partir dos dados obtidos duranteo procedimento da sequência didática, permite que os resultados sejam aplicados na melhoriada prática docente e da aprendizagem dos alunos. Participaram da pesquisa dez alunos docurso de BSI e foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: dois questionários e asnotas de campo da professora-pesquisadora. Após a análise dos dados, percebemos que houveuma melhora considerável no desenvolvimento dos alunos, estimulando-os, também, a criarestratégias próprias no intuito de aprenderem a língua inglesa de uma maneira eficaz. Alémdisso, estes reconheceram a relevância de estudar o gênero textual abstract para sua vidaacadêmica e/ou profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7905
10.12957/soletras.2013.7905
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7905
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2013.7905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7905/7888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123
SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123
SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123
Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 108-123
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600071249920