SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6664 |
Resumo: | Neste artigo, descrevemos e analisamos dados de uma pesquisa mais ampla em que buscamos analisar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) com o gênero “carta ao autor”, em uma turma de 1º. ano, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. Como referencial teórico do trabalho, adotamos as contribuições dos estudos do grupo de didática das línguas da Universidade de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010) e de pesquisadores brasileiros (NASCIMENTO, 2014; APARÍCIO; ANDRADE, 2016) sobre a SD de gêneros textuais com objetivo de produzir conhecimentos que contribuam para o ensino da língua materna. O método da pesquisa é de cunho colaborativo-intervencionista, tendo em vista que a SD foi construída colaborativamente pela pesquisadora e professora regente da turma de 1º. ano em que foi realizada a intervenção. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados e analisados foram: registros de diário de campo da elaboração da SD, gravações em áudio e vídeo das aulas e produções textuais dos alunos. A análise dos dados que selecionamos para este trabalho indica que a ferramenta SD contribuiu para avanços significativos no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em processo de alfabetização. |
id |
IFRN-3_a6679b6f4a050998eb0bab5da945cea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6664 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOSequência didática de gêneros textuaisAlfabetizaçãoCapacidades de linguagemNeste artigo, descrevemos e analisamos dados de uma pesquisa mais ampla em que buscamos analisar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) com o gênero “carta ao autor”, em uma turma de 1º. ano, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. Como referencial teórico do trabalho, adotamos as contribuições dos estudos do grupo de didática das línguas da Universidade de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010) e de pesquisadores brasileiros (NASCIMENTO, 2014; APARÍCIO; ANDRADE, 2016) sobre a SD de gêneros textuais com objetivo de produzir conhecimentos que contribuam para o ensino da língua materna. O método da pesquisa é de cunho colaborativo-intervencionista, tendo em vista que a SD foi construída colaborativamente pela pesquisadora e professora regente da turma de 1º. ano em que foi realizada a intervenção. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados e analisados foram: registros de diário de campo da elaboração da SD, gravações em áudio e vídeo das aulas e produções textuais dos alunos. A análise dos dados que selecionamos para este trabalho indica que a ferramenta SD contribuiu para avanços significativos no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em processo de alfabetização. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/666410.15628/holos.2020.6664HOLOS; v. 1 (2020); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6664/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Fabiana Silva SoaresAparício, Ana Silvia Moço2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6664Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Vieira, Fabiana Silva Soares Sequência didática de gêneros textuais Alfabetização Capacidades de linguagem |
title_short |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
author |
Vieira, Fabiana Silva Soares |
author_facet |
Vieira, Fabiana Silva Soares Aparício, Ana Silvia Moço |
author_role |
author |
author2 |
Aparício, Ana Silvia Moço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Fabiana Silva Soares Aparício, Ana Silvia Moço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática de gêneros textuais Alfabetização Capacidades de linguagem |
topic |
Sequência didática de gêneros textuais Alfabetização Capacidades de linguagem |
description |
Neste artigo, descrevemos e analisamos dados de uma pesquisa mais ampla em que buscamos analisar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) com o gênero “carta ao autor”, em uma turma de 1º. ano, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. Como referencial teórico do trabalho, adotamos as contribuições dos estudos do grupo de didática das línguas da Universidade de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010) e de pesquisadores brasileiros (NASCIMENTO, 2014; APARÍCIO; ANDRADE, 2016) sobre a SD de gêneros textuais com objetivo de produzir conhecimentos que contribuam para o ensino da língua materna. O método da pesquisa é de cunho colaborativo-intervencionista, tendo em vista que a SD foi construída colaborativamente pela pesquisadora e professora regente da turma de 1º. ano em que foi realizada a intervenção. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados e analisados foram: registros de diário de campo da elaboração da SD, gravações em áudio e vídeo das aulas e produções textuais dos alunos. A análise dos dados que selecionamos para este trabalho indica que a ferramenta SD contribuiu para avanços significativos no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em processo de alfabetização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6664 10.15628/holos.2020.6664 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6664 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.6664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6664/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2020); 1-15 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624121516032 |