Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319 |
Resumo: | Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação. |
id |
UERJ-13_f86e0dacf093b373183485576e46b03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32319 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de UberlândiaFormação de professoresNovos letramentosLetramento críticoEnsino e aprendizagem de inglêsEste artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3231910.12957/soletras.2018.32319SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-1202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319/24782Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibas, Fernanda CostaMineo Tagata, William2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32319Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
title |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
spellingShingle |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia Ribas, Fernanda Costa Formação de professores Novos letramentos Letramento crítico Ensino e aprendizagem de inglês |
title_short |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
title_full |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
title_fullStr |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
title_sort |
Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia |
author |
Ribas, Fernanda Costa |
author_facet |
Ribas, Fernanda Costa Mineo Tagata, William |
author_role |
author |
author2 |
Mineo Tagata, William |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Fernanda Costa Mineo Tagata, William |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Novos letramentos Letramento crítico Ensino e aprendizagem de inglês |
topic |
Formação de professores Novos letramentos Letramento crítico Ensino e aprendizagem de inglês |
description |
Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319 10.12957/soletras.2018.32319 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.32319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319/24782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600900673536 |