Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Fernanda Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mineo Tagata, William
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319
Resumo: Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.
id UERJ-13_f86e0dacf093b373183485576e46b03f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32319
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de UberlândiaFormação de professoresNovos letramentosLetramento críticoEnsino e aprendizagem de inglêsEste artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3231910.12957/soletras.2018.32319SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-1202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319/24782Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibas, Fernanda CostaMineo Tagata, William2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32319Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
title Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
spellingShingle Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
Ribas, Fernanda Costa
Formação de professores
Novos letramentos
Letramento crítico
Ensino e aprendizagem de inglês
title_short Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
title_full Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
title_fullStr Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
title_full_unstemmed Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
title_sort Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia
author Ribas, Fernanda Costa
author_facet Ribas, Fernanda Costa
Mineo Tagata, William
author_role author
author2 Mineo Tagata, William
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Fernanda Costa
Mineo Tagata, William
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Novos letramentos
Letramento crítico
Ensino e aprendizagem de inglês
topic Formação de professores
Novos letramentos
Letramento crítico
Ensino e aprendizagem de inglês
description Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319
10.12957/soletras.2018.32319
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.32319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32319/24782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 97-120
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600900673536