"Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKP
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos em um programa de formação de professores, em uma universidade federal em Minas Gerais. Para tanto, uma questão crucial neste estudo é: Como os letramentos críticos podem viabilizar a expansão de perspectivas (MONTE-MÓR, 2009), bem como uma prática crítico-reflexiva no contexto da formação inicial de professores? Os quatorze participantes de pesquisa são alunos da graduação que cursavam uma disciplina de estágio supervisionado. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à expansão de perspectivas. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos, no caso de nosso estudo, foram cruciais para que os alunos participantes pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã.
id UFMG_361aac74d23e8ce51ac9c210dd02483c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AU2NKP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miriam Lucia dos Santos JorgeAndrea Machado de Almeida MattosDaniel de Mello FerrazLeina Claudia Viana JucaValdeni da Silva ReisPatrícia Mara de Carvalho Costa Leite2019-08-10T17:30:36Z2019-08-10T17:30:36Z2017-10-24http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKPEsta pesquisa buscou investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos em um programa de formação de professores, em uma universidade federal em Minas Gerais. Para tanto, uma questão crucial neste estudo é: Como os letramentos críticos podem viabilizar a expansão de perspectivas (MONTE-MÓR, 2009), bem como uma prática crítico-reflexiva no contexto da formação inicial de professores? Os quatorze participantes de pesquisa são alunos da graduação que cursavam uma disciplina de estágio supervisionado. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à expansão de perspectivas. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos, no caso de nosso estudo, foram cruciais para que os alunos participantes pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã.The aim of this study is to investigate and produce new ways of understanding the opportunities to address critical literacies in a pre-service teacher education program at a federal university in Minas Gerais. To this end, the main question addressed in this study is as follows: How can critical literacies enable the expansion of perspectives (MONTE-MÓR, 2009) as well as provide a critical-reflective practice in a pre-service context? The participants include fourteen undergraduate students in a clinical teaching practice course. Through a collaborative action research within a qualitative approach to data analysis and discussion, this study presents some evidence on the need of a more critical-reflective approach and the expansion of perspectives within the university classroom. This is more evident when one considers the vital role that clinical teaching practice has on pre-service teacher education. On this basis, it is recommended more support to undergraduate students concerning new perspectives that can make the clinical teaching practice more relevant and appreciated. Moreover, the critical literacies approach proved to be instrumental in showing the participants other means of teaching/learning the English language at schools in order to promote citizenship.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLetramentoProfessores de inglêsProfessores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoestágio supervisionadopesquisa-ação colaborativaLetramentos críticosformação inicial "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdfapplication/pdf6016353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AU2NKP/1/vers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf8503b00613c48b8c69bfcbed053cac79MD51TEXTvers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf.txtvers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf.txtExtracted texttext/plain1198849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AU2NKP/2/vers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf.txt73c1eba938fa02760f7ecc92ecfe4fa6MD521843/LETR-AU2NKP2019-11-14 06:29:36.632oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AU2NKPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
title  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
spellingShingle  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
estágio supervisionado
pesquisa-ação colaborativa
Letramentos críticos
formação inicial
Letramento
Professores de inglês
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
title_short  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
title_full  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
title_fullStr  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
title_sort  "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa
author Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
author_facet Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Daniel de Mello Ferraz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Leina Claudia Viana Juca
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Valdeni da Silva Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
contributor_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
Andrea Machado de Almeida Mattos
Daniel de Mello Ferraz
Leina Claudia Viana Juca
Valdeni da Silva Reis
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado
pesquisa-ação colaborativa
Letramentos críticos
formação inicial
topic estágio supervisionado
pesquisa-ação colaborativa
Letramentos críticos
formação inicial
Letramento
Professores de inglês
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Letramento
Professores de inglês
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
description Esta pesquisa buscou investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos em um programa de formação de professores, em uma universidade federal em Minas Gerais. Para tanto, uma questão crucial neste estudo é: Como os letramentos críticos podem viabilizar a expansão de perspectivas (MONTE-MÓR, 2009), bem como uma prática crítico-reflexiva no contexto da formação inicial de professores? Os quatorze participantes de pesquisa são alunos da graduação que cursavam uma disciplina de estágio supervisionado. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à expansão de perspectivas. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos, no caso de nosso estudo, foram cruciais para que os alunos participantes pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T17:30:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T17:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKP
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AU2NKP/1/vers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AU2NKP/2/vers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8503b00613c48b8c69bfcbed053cac79
73c1eba938fa02760f7ecc92ecfe4fa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589194894802944