ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Ciência |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/71477 |
Resumo: | Astronomia está presente no dia a dia do ser humano, inclusive das pessoas com deficiência visual. Com base nisso, o trabalho tem como objetivo investigar como acontece o ensino de astronomia para alunos com deficiência visual no Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual de Marabá. Objetivos específicos foram: verificar se os professores lotados no Centro especializado já ministraram aula de astronomia para alunos com deficiência visual e se neste ato foram utilizados materiais didáticos; identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lecionar astronomia para os alunos com deficiência visual; averiguar se há materiais didáticos acessíveis para o ensino de astronomia para os alunos com deficiência visual e ao mesmo tempo conhecer as temáticas sugestivas de assuntos na área de astronomia que servirão para subsidiar as produções de materiais acessíveis. A execução desta pesquisa qualitativa descritiva foi com coletas de dados documental, Projeto Político Pedagógico, formulário online e entrevista semiestruturada, contou com cinco participantes e utilizada a análise do conteúdo para tratamento dos dados, que procedeu nas seguintes categorias analíticas: identificação acadêmica e profissional, prática docente e materiais acessíveis. Os resultados evidenciaram que o Centro tem um quadro com catorze professores concursados e todos possuem graduação e pós-graduação, somente 20% ministram aulas dos assuntos na área de astronomia e de forma básica, sendo eles com atuação em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também foi comprovado que é necessária a produção de materiais para o ensino de astronomia, pois o Centro possui pouco materiais acessíveis. |
id |
UERJ-16_fb07df1a47edda423640e768590684d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/71477 |
network_acronym_str |
UERJ-16 |
network_name_str |
Revista Internacional de Ciência |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOCiênciasEducação EspecialEnsinoInclusão EscolarAstronomia está presente no dia a dia do ser humano, inclusive das pessoas com deficiência visual. Com base nisso, o trabalho tem como objetivo investigar como acontece o ensino de astronomia para alunos com deficiência visual no Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual de Marabá. Objetivos específicos foram: verificar se os professores lotados no Centro especializado já ministraram aula de astronomia para alunos com deficiência visual e se neste ato foram utilizados materiais didáticos; identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lecionar astronomia para os alunos com deficiência visual; averiguar se há materiais didáticos acessíveis para o ensino de astronomia para os alunos com deficiência visual e ao mesmo tempo conhecer as temáticas sugestivas de assuntos na área de astronomia que servirão para subsidiar as produções de materiais acessíveis. A execução desta pesquisa qualitativa descritiva foi com coletas de dados documental, Projeto Político Pedagógico, formulário online e entrevista semiestruturada, contou com cinco participantes e utilizada a análise do conteúdo para tratamento dos dados, que procedeu nas seguintes categorias analíticas: identificação acadêmica e profissional, prática docente e materiais acessíveis. Os resultados evidenciaram que o Centro tem um quadro com catorze professores concursados e todos possuem graduação e pós-graduação, somente 20% ministram aulas dos assuntos na área de astronomia e de forma básica, sendo eles com atuação em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também foi comprovado que é necessária a produção de materiais para o ensino de astronomia, pois o Centro possui pouco materiais acessíveis.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/7147710.12957/ric.2023.71477Revista Internacional de Ciências; v. 13 n. 2 (2023): Revista Internacional de Ciências; 92-1092316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/71477/47589Copyright (c) 2023 Bárbara Gabriele Pereira, Mírian Rosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRio, Bárbara GabrielePereira, Mírian Rosa2024-01-04T17:04:41Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/71477Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2024-01-04T17:04:41Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
spellingShingle |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Rio, Bárbara Gabriele Ciências Educação Especial Ensino Inclusão Escolar |
title_short |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_full |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_fullStr |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_sort |
ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
author |
Rio, Bárbara Gabriele |
author_facet |
Rio, Bárbara Gabriele Pereira, Mírian Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Mírian Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rio, Bárbara Gabriele Pereira, Mírian Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Educação Especial Ensino Inclusão Escolar |
topic |
Ciências Educação Especial Ensino Inclusão Escolar |
description |
Astronomia está presente no dia a dia do ser humano, inclusive das pessoas com deficiência visual. Com base nisso, o trabalho tem como objetivo investigar como acontece o ensino de astronomia para alunos com deficiência visual no Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual de Marabá. Objetivos específicos foram: verificar se os professores lotados no Centro especializado já ministraram aula de astronomia para alunos com deficiência visual e se neste ato foram utilizados materiais didáticos; identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lecionar astronomia para os alunos com deficiência visual; averiguar se há materiais didáticos acessíveis para o ensino de astronomia para os alunos com deficiência visual e ao mesmo tempo conhecer as temáticas sugestivas de assuntos na área de astronomia que servirão para subsidiar as produções de materiais acessíveis. A execução desta pesquisa qualitativa descritiva foi com coletas de dados documental, Projeto Político Pedagógico, formulário online e entrevista semiestruturada, contou com cinco participantes e utilizada a análise do conteúdo para tratamento dos dados, que procedeu nas seguintes categorias analíticas: identificação acadêmica e profissional, prática docente e materiais acessíveis. Os resultados evidenciaram que o Centro tem um quadro com catorze professores concursados e todos possuem graduação e pós-graduação, somente 20% ministram aulas dos assuntos na área de astronomia e de forma básica, sendo eles com atuação em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também foi comprovado que é necessária a produção de materiais para o ensino de astronomia, pois o Centro possui pouco materiais acessíveis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/71477 10.12957/ric.2023.71477 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/71477 |
identifier_str_mv |
10.12957/ric.2023.71477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/71477/47589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bárbara Gabriele Pereira, Mírian Rosa Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bárbara Gabriele Pereira, Mírian Rosa Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciências; v. 13 n. 2 (2023): Revista Internacional de Ciências; 92-109 2316-7041 reponame:Revista Internacional de Ciência instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Internacional de Ciência |
collection |
Revista Internacional de Ciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799317685243215872 |