PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raatz, Igor
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Achieta, Natascha, Dietrich, William Galle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Direito Processual
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/54206
Resumo: O ensaio tem como tema a investigação do significado do adjetivo “científico” dentro do processualismo “científico” bem como o conteúdo das “novas fases metodológicas”. Delimita-se a investigação dentro da Ciência Jurídica e sua divisão tripartite. Tem-se como objetivo demonstrar que o adjetivo “científico” não guarda relação com as exigências metodológicas da Ciência Jurídica. Coloca-se em xeque a existência de fases metodológicas. A hipótese é de que o adjetivo “científico” e as “novas fases” foram utilizadas, respectivamente, como estratégia discursiva para desqualificar uma teoria com bases epistemológicas distintas e para reivindicar para as “novas” fases uma autoridade que não se justifica.
id UERJ-17_e7d169a8c3c626e26d87ca0499e6176e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54206
network_acronym_str UERJ-17
network_name_str Revista Eletrônica de Direito Processual
repository_id_str
spelling PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”Processualismo científico. Ciência Jurídica. Dogmática jurídica. Fases Metodológicas. Filosofia da ciênciaprocessualismo científicoO ensaio tem como tema a investigação do significado do adjetivo “científico” dentro do processualismo “científico” bem como o conteúdo das “novas fases metodológicas”. Delimita-se a investigação dentro da Ciência Jurídica e sua divisão tripartite. Tem-se como objetivo demonstrar que o adjetivo “científico” não guarda relação com as exigências metodológicas da Ciência Jurídica. Coloca-se em xeque a existência de fases metodológicas. A hipótese é de que o adjetivo “científico” e as “novas fases” foram utilizadas, respectivamente, como estratégia discursiva para desqualificar uma teoria com bases epistemológicas distintas e para reivindicar para as “novas” fases uma autoridade que não se justifica.Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/5420610.12957/redp.2020.54206Revista Eletrônica de Direito Processual; v. 21 n. 3 (2020): REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO PROCESSUAL1982-7636reponame:Revista Eletrônica de Direito Processualinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/54206/34885Copyright (c) 2020 Igor Raatz, Natascha Achieta, William Galle Dietrichinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaatz, IgorAchieta, NataschaDietrich, William Galle2020-09-03T17:39:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54206Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/redpPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/redp/oai||sr3depext@gmail.com|| fhrevistaprocessual@gmail.com||humbertodalla@gmail.com1982-76361982-7636opendoar:2020-09-03T17:39:24Revista Eletrônica de Direito Processual - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
title PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
spellingShingle PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
Raatz, Igor
Processualismo científico. Ciência Jurídica. Dogmática jurídica. Fases Metodológicas. Filosofia da ciência
processualismo científico
title_short PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
title_full PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
title_fullStr PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
title_full_unstemmed PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
title_sort PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”
author Raatz, Igor
author_facet Raatz, Igor
Achieta, Natascha
Dietrich, William Galle
author_role author
author2 Achieta, Natascha
Dietrich, William Galle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raatz, Igor
Achieta, Natascha
Dietrich, William Galle
dc.subject.por.fl_str_mv Processualismo científico. Ciência Jurídica. Dogmática jurídica. Fases Metodológicas. Filosofia da ciência
processualismo científico
topic Processualismo científico. Ciência Jurídica. Dogmática jurídica. Fases Metodológicas. Filosofia da ciência
processualismo científico
description O ensaio tem como tema a investigação do significado do adjetivo “científico” dentro do processualismo “científico” bem como o conteúdo das “novas fases metodológicas”. Delimita-se a investigação dentro da Ciência Jurídica e sua divisão tripartite. Tem-se como objetivo demonstrar que o adjetivo “científico” não guarda relação com as exigências metodológicas da Ciência Jurídica. Coloca-se em xeque a existência de fases metodológicas. A hipótese é de que o adjetivo “científico” e as “novas fases” foram utilizadas, respectivamente, como estratégia discursiva para desqualificar uma teoria com bases epistemológicas distintas e para reivindicar para as “novas” fases uma autoridade que não se justifica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/54206
10.12957/redp.2020.54206
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/54206
identifier_str_mv 10.12957/redp.2020.54206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/54206/34885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Igor Raatz, Natascha Achieta, William Galle Dietrich
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Igor Raatz, Natascha Achieta, William Galle Dietrich
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Processual; v. 21 n. 3 (2020): REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO PROCESSUAL
1982-7636
reponame:Revista Eletrônica de Direito Processual
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Eletrônica de Direito Processual
collection Revista Eletrônica de Direito Processual
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Processual - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| fhrevistaprocessual@gmail.com||humbertodalla@gmail.com
_version_ 1799317666326904832