A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joice de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Elialdo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/58626
Resumo: Resumo: O presente artigo, iniciou-se a partir da disciplina Epistemologia das Ciências, quando foi abordado sobre a produção do conhecimento científico por meio do método de pesquisa Fenomenológica, o momento histórico no qual estava inserida, e as contribuições que propunha para seu uso, quanto método de pesquisa na Educação. Tendo em vista estas informações, neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o rigor na pesquisa fenomenológica e o levantamento das pesquisas produzidas com essa metodologia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo é propor questionamentos que fomentem diálogos e reflexões sobre o rigor do método fenomenológico na pesquisa educacional, demonstrando que os temas tratados se articulam como um desafio na ação educativa. Inicialmente, apresentamos os aspectos da abordagem fenomenológica, na pesquisa educacional, tendo como base metodológica a revisão bibliográfica e documental. Finalizando, apresentamos as pesquisas produzidas em Fenomenologia no PPGE – UERR/IRFF, demonstrando a predominância de pesquisas com a temática relacionada a prática docente e a convergência dos procedimentos metodológicos utilizados nos trabalhos estudados.Palavras chave: Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE.
id UERJ-18_bd7648c31b4459cb4060a54bdf5a8a7e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58626
network_acronym_str UERJ-18
network_name_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository_id_str
spelling A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRRFenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGEResumo: O presente artigo, iniciou-se a partir da disciplina Epistemologia das Ciências, quando foi abordado sobre a produção do conhecimento científico por meio do método de pesquisa Fenomenológica, o momento histórico no qual estava inserida, e as contribuições que propunha para seu uso, quanto método de pesquisa na Educação. Tendo em vista estas informações, neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o rigor na pesquisa fenomenológica e o levantamento das pesquisas produzidas com essa metodologia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo é propor questionamentos que fomentem diálogos e reflexões sobre o rigor do método fenomenológico na pesquisa educacional, demonstrando que os temas tratados se articulam como um desafio na ação educativa. Inicialmente, apresentamos os aspectos da abordagem fenomenológica, na pesquisa educacional, tendo como base metodológica a revisão bibliográfica e documental. Finalizando, apresentamos as pesquisas produzidas em Fenomenologia no PPGE – UERR/IRFF, demonstrando a predominância de pesquisas com a temática relacionada a prática docente e a convergência dos procedimentos metodológicos utilizados nos trabalhos estudados.Palavras chave: Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo acadêmicoapplication/octet-streamhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/5862610.12957/ek.2021.58626Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 10 n. 2 (2021): Fenomenologia e Hermenêutica na América Latina; 201-2142316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/58626/39748Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Joice de Limade Oliveira, Elialdo Rodrigues2022-06-23T02:36:16Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58626Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2022-06-23T02:36:16Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
title A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
spellingShingle A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
Costa, Joice de Lima
Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE
title_short A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
title_full A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
title_fullStr A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
title_full_unstemmed A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
title_sort A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR
author Costa, Joice de Lima
author_facet Costa, Joice de Lima
de Oliveira, Elialdo Rodrigues
author_role author
author2 de Oliveira, Elialdo Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joice de Lima
de Oliveira, Elialdo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE
topic Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE
description Resumo: O presente artigo, iniciou-se a partir da disciplina Epistemologia das Ciências, quando foi abordado sobre a produção do conhecimento científico por meio do método de pesquisa Fenomenológica, o momento histórico no qual estava inserida, e as contribuições que propunha para seu uso, quanto método de pesquisa na Educação. Tendo em vista estas informações, neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o rigor na pesquisa fenomenológica e o levantamento das pesquisas produzidas com essa metodologia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo é propor questionamentos que fomentem diálogos e reflexões sobre o rigor do método fenomenológico na pesquisa educacional, demonstrando que os temas tratados se articulam como um desafio na ação educativa. Inicialmente, apresentamos os aspectos da abordagem fenomenológica, na pesquisa educacional, tendo como base metodológica a revisão bibliográfica e documental. Finalizando, apresentamos as pesquisas produzidas em Fenomenologia no PPGE – UERR/IRFF, demonstrando a predominância de pesquisas com a temática relacionada a prática docente e a convergência dos procedimentos metodológicos utilizados nos trabalhos estudados.Palavras chave: Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo acadêmico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/58626
10.12957/ek.2021.58626
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/58626
identifier_str_mv 10.12957/ek.2021.58626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/58626/39748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 10 n. 2 (2021): Fenomenologia e Hermenêutica na América Latina; 201-214
2316-4786
reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
collection Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository.name.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com
_version_ 1799317926231146496